Coluna nº 3413 de 22 de Agosto de 2013
_____________________________________
o mais na festa dos mais
Quem foi ao gramado n° 18 do Pebble Beach Golf Links, no resort e prainha com o mesmo nome, entre Carmel e Monterey, Califórnia, apreciou, entre 248 veículos expostos – 48 idos do exterior –, a evolução do mais charmoso encontro de automóveis antigos.
Melhor
Difícil apontar o melhor dentre o apuro, o requinte e a escapada ao original, no que o jargão setorial chama de over restauration, acima da originalidade.
Construtivamente, o 1.108 é automóvel com carroceria especial, aprovada pela fabricante Packard, e em seu detalhamento e construção por Raymond Dietrich permitia intervenções personalizadoras pelo proprietário.
Em 2014 o pico da semana de PB será o 17 de agosto, terceiro domingo.
Everest - Ford fez charme com a Austrália, levando presidente Alan Mulally, diretoria e Mark Fields, VP global de Marketing, Vendas e Serviços Ford e Lincoln, seu enfant terrible, para apresentar o Everest Concept.
Crescer - Com o novo Ranger a Ford mudou posição no mercado, recuperando clientes, conquistando outros. O Everest, fácil de fazer, é para ajudar na conta – mas exige trato estético.
Charme - Bem equipado, pacote de segurança, motorização 1.6 turbo, 165 cv, caixa automática 6 velocidades, exterior com a nova cara da marca, e interior tratado. Revestimento em couro com pesponto largo, como um mocassim. Lembra o Audi TT.
Ocasião – Chinesa Chery aumenta promoção do Celer: mantém preços de R$ 35.990, versão hatch e R$ 36.990, sedã; diz fazer juro zero, entrada de R$ 18.940 para hatch e R$ 19.430 sedã, restante em 30x.
Limpa – Promoção segue a iniciada, em julho, com pequeno salto de vendas, um quarto do objetivo pretendido de 500 unidades. Até 30 de setembro.
Ajeitada – A enorme quantidade de marcas, versões, o mercado preocupado com a falta de bússola para a condução econômica do País, exige promoções, reduções de preço e, no caso dos chineses sem atingir metas de vendas, promoção por preços e facilidades.
Aliás - Tendo o governo descoberto que a inflação e o dólar não se freiam sem plano, projeto e ações, claro está que o receio de descontrole econômico fará correções de preços. Em importados, especialmente.
Segmento – Versões com equipamentos para serviços de policiamento foram desenvolvidas pela Troller buscando aumentar seu leque de clientes que usam as boas características dos jipes para trabalho.
Promoção – Para fomentar vendas o Consórcio Nacional Honda, maior do País, novos aderentes, até 15 de junho de 2014, concorrerão a cinco casas, cinco motos CB300R e 1.000 kits para motocicleta. Para marcar, faz campanha publicitária com humor.
Afim? - Ideal para alunos, professores, interessados em mecânica e quem não quer passar vergonha deitando falação sobre o tema.
Quem foi ao gramado n° 18 do Pebble Beach Golf Links, no resort e prainha com o mesmo nome, entre Carmel e Monterey, Califórnia, apreciou, entre 248 veículos expostos – 48 idos do exterior –, a evolução do mais charmoso encontro de automóveis antigos.
A 63ª edição mostrou não apenas os mais referenciais do setor - 25% por extra fronteiras - e o desdobramento do evento em gigantesco palco gramado, elegante, expondo o futuro ao lado do passado.
A grande rampa gramada, de acesso ao plano inferior do evento, vem evoluindo como exposição inclinada e, neste ano, ali 20 veículos de conceito, sinalizavam o futuro.
Aumentar o número de veículos expostos; internacionalizar PB; ampliar atrações, com ênfase em automobilia; atrair montadoras e importadoras como patrocinadores, e expositores para lançamentos e mostrar carros conceito; crescer a área expositiva; incrementar a visitação.
São as mudanças e a expansão do evento nos recentes cinco anos na gestão de dona Sandra Button. PB não é clube de veículos antigos, mas portentoso negócio, provocando e aproveitando o recordista fluxo turístico recebido pela Península, superior à etapa do mundial de Golf realizado no mesmo gramado.
Aumentar o número de veículos expostos; internacionalizar PB; ampliar atrações, com ênfase em automobilia; atrair montadoras e importadoras como patrocinadores, e expositores para lançamentos e mostrar carros conceito; crescer a área expositiva; incrementar a visitação.
São as mudanças e a expansão do evento nos recentes cinco anos na gestão de dona Sandra Button. PB não é clube de veículos antigos, mas portentoso negócio, provocando e aproveitando o recordista fluxo turístico recebido pela Península, superior à etapa do mundial de Golf realizado no mesmo gramado.
Melhor
Difícil apontar o melhor dentre o apuro, o requinte e a escapada ao original, no que o jargão setorial chama de over restauration, acima da originalidade.
No caso, um Packard 1108 Twelve Dietrich Convertible Victoria de 1934 saiu-se como o melhor dentre os melhores, o Best of Show.
A apuração, feita por dois Juris, o Class, de especialistas em veículos antigos, considera estado e originalidade, e o Honorary, dedesigners e entendidos em automóveis com relevo internacional.
Faz-se a primeira seleção, com três melhores de cada categoria. Estas incluem, além da morfologia dos veículos e sua faixa de classificação etária, e as categorias criadas de acordo com o foco do evento. Dentre os melhores em cada categoria sai o Best of Show.
Construtivamente, o 1.108 é automóvel com carroceria especial, aprovada pela fabricante Packard, e em seu detalhamento e construção por Raymond Dietrich permitia intervenções personalizadoras pelo proprietário.
Twelve indica motor de 12 cilindros em V – par de seis emendados sobre virabrequim comum. 7.300 cm3, 160 HP.
Neste ano, em destaque institucional, Lincoln; Simplex, marca alemã afunilada na corporação Mercedes-Benz, remanescente em contidas 48 unidades.
Neste ano, em destaque institucional, Lincoln; Simplex, marca alemã afunilada na corporação Mercedes-Benz, remanescente em contidas 48 unidades.
Outras transformadas em categoria foram Vanvooren, construtor com licença Weymann; Lamborghini e Porsche 911 comemorando 50 anos; Aston Martin, nonagenária em sua vitória em Le Mans; o mítico BMW 507, esportivo V8 dos anos ’50, com 200 unidades sobreviventes - uma de brasileiro, mas fora do país; Alfa Romeo 8C esportivo de brilho, com dupla face de carro usável nas ruas e nas corridas e das 230 construídas entre 1931 e 1939, sobrevivem 110 – 30 estavam no evento. Imaginados a US$ 7M cada – somente a linha dos Alfa 8C representavam US$ 210 milhões, uns R$ 500 milhões estacionados na grama.
A novidade da exposição de motos, neste ano focou na indústria francesa pré II Guerra.
Mostra
O Packard 1108 Twelve Dietrich Convertible Victoria de 1934 iniciou sinalizar possibilidade de vencer, ao se tornar o carro comentado no grande passeio de terça feira, o Pebble Beach Tour d’Elegance by Rolex, 50 km, incluindo novidadosa volta pelo circuito de Laguna Seca onde, quinta e sexta, em evento paralelo, também patrocinado pela Rolex, quase um milhar de automóveis antigos de corrida se mostram dinamicamente.
No evento, quando a neblina matinal iniciou se tornar diáfana, permitir visualizar detalhes, as linhas da carroceria especial por Dietrich, deram-lhe a láurea mundialmente cobiçada, referência importante porquanto o júri com designers europeus escolheu marca estadunidense; pelo fato de ser o segundo Best of Show conquistado pelo casal – nos EUA o hobby não é machista, mas da família –Joseph e Margie Casini III - o primeiro de seus prêmios com um automóvel dos EUA -, em 2004, ganhou com Horch 1938 853A Erdmann & Rossi Sport Cabriolet, e o fato de ter sido verdadeiramente exumado após adquirido em caixas, e 10.000 horas de serviço pela RM uma das mais acreditadas restauradoras estadunidenses.
Pelo formação empresarial da América de cima, o evento transmitiu US$ 1,277,000 (!) a entidades de caridade. Lucro, naturalmente, muito superior.
Mais
Longa lista de premiados, visível em www.pebblebeachconcours.net, e três destaques interessantes: Museu Mercedes-Benz de Stuttgart, Alemanha, levou exemplar do primeiro esportivo da marca, o Prinz Heinrich, de 1908.
Mostra
O Packard 1108 Twelve Dietrich Convertible Victoria de 1934 iniciou sinalizar possibilidade de vencer, ao se tornar o carro comentado no grande passeio de terça feira, o Pebble Beach Tour d’Elegance by Rolex, 50 km, incluindo novidadosa volta pelo circuito de Laguna Seca onde, quinta e sexta, em evento paralelo, também patrocinado pela Rolex, quase um milhar de automóveis antigos de corrida se mostram dinamicamente.
No evento, quando a neblina matinal iniciou se tornar diáfana, permitir visualizar detalhes, as linhas da carroceria especial por Dietrich, deram-lhe a láurea mundialmente cobiçada, referência importante porquanto o júri com designers europeus escolheu marca estadunidense; pelo fato de ser o segundo Best of Show conquistado pelo casal – nos EUA o hobby não é machista, mas da família –Joseph e Margie Casini III - o primeiro de seus prêmios com um automóvel dos EUA -, em 2004, ganhou com Horch 1938 853A Erdmann & Rossi Sport Cabriolet, e o fato de ter sido verdadeiramente exumado após adquirido em caixas, e 10.000 horas de serviço pela RM uma das mais acreditadas restauradoras estadunidenses.
Pelo formação empresarial da América de cima, o evento transmitiu US$ 1,277,000 (!) a entidades de caridade. Lucro, naturalmente, muito superior.
Mais
Longa lista de premiados, visível em www.pebblebeachconcours.net, e três destaques interessantes: Museu Mercedes-Benz de Stuttgart, Alemanha, levou exemplar do primeiro esportivo da marca, o Prinz Heinrich, de 1908.
Don Castillo é dos colecionadores mais expressivos no vizinho país, fazendo questão de ter unidades de seus carros em suas lojas Etiqueta Negra.
Em 2014 o pico da semana de PB será o 17 de agosto, terceiro domingo.
Conjunto dos míticos Alfa Romeo 8C.
Roda-a-Roda
Everest - Ford fez charme com a Austrália, levando presidente Alan Mulally, diretoria e Mark Fields, VP global de Marketing, Vendas e Serviços Ford e Lincoln, seu enfant terrible, para apresentar o Everest Concept.
É utilitário esportivo, sete lugares, sobre chassi do picape Ranger. Carinho da apresentação é porque a Ford cessará operações industriais no país em 2017.
Humm, ... – Com tentativa delicadeza, não se trata de referência na história do design automobilístico. Frente lembra a linha Dodge, laterais e traseira inexpressivas, a exigir revisão.
Humm, ... – Com tentativa delicadeza, não se trata de referência na história do design automobilístico. Frente lembra a linha Dodge, laterais e traseira inexpressivas, a exigir revisão.
Importa ao mercado brasileiro, pois, como a Coluna antecipou, será construído na Argentina, de que o Brasil é consumidor preferencial.
Crescer - Com o novo Ranger a Ford mudou posição no mercado, recuperando clientes, conquistando outros. O Everest, fácil de fazer, é para ajudar na conta – mas exige trato estético.
Everest. Estilo exige evolução.
Afinação – A Peugeot moldou versão única do charmoso RCZ para o mercado brasileiro. Dizem-no Cupê dos Sonhos, pois factível em seus R$ 133 mil, chaves na mão. No exterior, muito mais barato, já vendeu 50 mil unidades em 80 países. Um carro de charme.
Charme - Bem equipado, pacote de segurança, motorização 1.6 turbo, 165 cv, caixa automática 6 velocidades, exterior com a nova cara da marca, e interior tratado. Revestimento em couro com pesponto largo, como um mocassim. Lembra o Audi TT.
Ocasião – Chinesa Chery aumenta promoção do Celer: mantém preços de R$ 35.990, versão hatch e R$ 36.990, sedã; diz fazer juro zero, entrada de R$ 18.940 para hatch e R$ 19.430 sedã, restante em 30x.
Limpa – Promoção segue a iniciada, em julho, com pequeno salto de vendas, um quarto do objetivo pretendido de 500 unidades. Até 30 de setembro.
Ajeitada – A enorme quantidade de marcas, versões, o mercado preocupado com a falta de bússola para a condução econômica do País, exige promoções, reduções de preço e, no caso dos chineses sem atingir metas de vendas, promoção por preços e facilidades.
Aliás - Tendo o governo descoberto que a inflação e o dólar não se freiam sem plano, projeto e ações, claro está que o receio de descontrole econômico fará correções de preços. Em importados, especialmente.
Assim, se interessado e em dúvida, seja rápido e negocie. Lembre que os carros à venda foram pagos em dólar baixo e que os revendedores querem expurgá-los. Ainda há carros 2012 O Km à venda.
Segmento – Versões com equipamentos para serviços de policiamento foram desenvolvidas pela Troller buscando aumentar seu leque de clientes que usam as boas características dos jipes para trabalho.
Promoção – Para fomentar vendas o Consórcio Nacional Honda, maior do País, novos aderentes, até 15 de junho de 2014, concorrerão a cinco casas, cinco motos CB300R e 1.000 kits para motocicleta. Para marcar, faz campanha publicitária com humor.
Afim? - Ideal para alunos, professores, interessados em mecânica e quem não quer passar vergonha deitando falação sobre o tema.
Invista R$ 37,00 através do portal do Grupo Editorial Autêntica: www.autenticaeditora.com.br ou 0800 28 31 322.
Automóvel explicado pela física. Uma necessidade
Variação – Dupla brasileira, Zé Hélio e o navegador João Dantas, aqui usuários de Mitsubishi, foi para deserto estadunidense e, com protótipo de picape com motor 1.800 Ford, de 245 cv, na categoria Sport Pro Truck ganharam a mais longa das provas, entre Las Vegas, Califórnia, e Reno, Nevada.
Apoio – Nakata, fabricante de auto peças, apoia o 13o. Rallye Internacional Classic Car Club, no RS.
Apoio – Nakata, fabricante de auto peças, apoia o 13o. Rallye Internacional Classic Car Club, no RS.
Entende importante o investimento. É, e tem tudo a ver, automóveis que usam auto peças + história. Outras deveriam segui-la.
Moda – Neutralizar as emissões de carbono, por compra de certificados, decidiram os organizadores do Salão Latino-Americano de Veículos Elétricos, no Expo Center, SP, 10 a 12 de setembro. Coerente. Bandeira maior dos elétricos é, exatamente, a redução de emissões.
Museu – O da Mercedes-Benz, em Stuttgart, Alemanha, um dos vencedores do prêmio Traveler’s Choice 2013”, no portal TripAdvisor.
Moda – Neutralizar as emissões de carbono, por compra de certificados, decidiram os organizadores do Salão Latino-Americano de Veículos Elétricos, no Expo Center, SP, 10 a 12 de setembro. Coerente. Bandeira maior dos elétricos é, exatamente, a redução de emissões.
Museu – O da Mercedes-Benz, em Stuttgart, Alemanha, um dos vencedores do prêmio Traveler’s Choice 2013”, no portal TripAdvisor.
É a maior atração da cidade, segunda como museu na Alemanha, em escolha dos visitantes nacionais e estrangeiros. Desde maio 2006, re abertura, em construção e negócio separado, mais de cinco milhões de visitas – 1/3 do exterior -, média de 71.120/ano. Mais ? www.mercedes-benz-classic.com/museum.
Gente – A Coluna é dedicada à memória do jornalista Wilson Libório de Medeiros, referência de cultura, ética, postura, coragem desmedida.
Gente – A Coluna é dedicada à memória do jornalista Wilson Libório de Medeiros, referência de cultura, ética, postura, coragem desmedida.
Libório, exemplo para as gerações que com ele conviveram, em Santa Catarina, e orgulho para o grande número de amigos, foi-se aos 76. Enguiço no marca passo.
_____________________________________
End eletrônico: edita@rnasser.com.br
Fax: 55 - 61- 3225 - 5511
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário