Neste mês de março, a planta de Oxford, da MINI, comemora um século produzindo carros, mantendo sempre o espírito e a meta de aumento da produção, dos investimentos e expansão.
Graham Day foi encarregado de privatizar a sociedade no governo Thatcher, o que foi concluído em 1988 com a venda da British Aerospace. O grupo que incluía a Land Rover foi comprado pela BMW, em 1994.
BMW Group investiu pesadamente na Rover, e logo decidiu que a substituição da MINI seria uma prioridade. No entanto, houve consideráveis ventos contrários e uma taxa de câmbio desfavorável levou a BMW Group a vendeu a Rover para a Phoenix Consortium em 2000 e a Land Rover para a Ford, no mesmo ano.
A marca MINI foi mantida na BMW Group Usina Oxford, o famoso Cowley, junto com a planta de prensas de Swindon e da nova fábrica de motores, em Hams Hall, em Birmingham, que se preparava para produzir.
Hoje, a fábrica de Oxford floresce com a produção do MINI Hatch, Convertible, Clubman, Clubvan, Roadster e Coupé. Atualmente, o complexo passa por um grande investimento que inclui a instalação de 1.000 novos robôs, tanto para a nova área de fabricação de carrocerias e como para a existente.
Esta é a parte mais importante de um programa de investimento de 750 milhões de libras, anunciado no ano passado e também contempla uma melhoria significativa e implementação de novas instalações da fábrica de motores, em Hams Hall, na própria empresa e na fábrica de aço prensado para carrocerias de Swindon.
A fábrica de Oxford tem gerado considerável riqueza para a Inglaterra, assim como muitos outros países ao redor do mundo durante seus 100 anos, dando emprego direto a centenas de milhares de trabalhadores e a dezenas de milhares de pessoas através de empregos indiretos.
O complexo de Oxford tem uma longa história de sucessos de exportação, os produtos Morris responsáveis por quase 30% das exportações totais do país em meados de 1930.
Em 1950, a fábrica produziu seu modelo de número 100.000, no exterior, um Morris Minor, e, em 1962, a BMC exportava 320 mil veículos de sua produção anual de 850.000 veículos para mais de 170 países, de que Oxford contribuiu com uma maioria desse total. BMC foi o maior exportador no Reino Unido no início de 1960, tal como tinha sido Morris nos anos 30.
A fábrica de Oxford tem contribuído para as atividades industriais de um número surpreendente de países distantes, através da produção de dezenas de milhares de carros para exportação, completamente desmontados, que são montados nas fábricas, no exterior.
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