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quarta-feira, 13 de março de 2013

MINI CELEBRA 100 ANOS DE ATIVIDADES DA FÁBRICA DE OXFORD QUE É UM CENTRO DE EXCELÊNCIA DE PRODUÇÃO DESSES SIMPÁTICOS CARROS PARA O MUNDO. ALI, FORAM FABRICADOS QUASE 12 MILHÕES DE CARROS. HOJE, OXFORD É UM NÚCLEO DE EXPORTAÇÕES BRITÂNICAS PARA O MUNDO E É DE LÁ QUE SAEM OS NOVOS E EFICIENTES MODELOS MINI


Neste mês de março, a planta de Oxford, da MINI, comemora um século produzindo carros,  mantendo sempre o espírito e a meta de aumento da produção, dos investimentos e expansão. 



A fábrica emprega atualmente 3.700 trabalhadores que produzem 900 veículos por dia, e contribuiu com mais de 2.250.000 de unidades para o compto total de mais de 11.650.000 automóveis construídos desde 1913, em Oxford. 



O primeiro carro produzido em Oxford, foi um Morris Bullnose (foto), no dia 28 de março de 1913, a que se seguiu uma ampla gama de modelos de famosas marcas britânicas, e até mesmo um japonês, incluindo MG, Wolseley, Riley, Austin, Austin Healey, MINI, Vanden Plas, Princesa, Triumph, Rover, Sterling e Honda, assim como a criação das marcas Morris e MINI.


A subsidiária Companhia Pressed Steel de aço estampado, que ocupa o mesmo complexo Cowley constrói carrocerias para a Rolls-Royce, Bentley, Jaguar, MG, Standard-Triumph, Ford, Hillman, e máquinas que produzem ferramentas para a Alfa Romeo. 



A fábrica tem uma história impressionante longa de exportação de veículos, que resultou em mais de 1.7 milhão de modelos MINI vendidos no mundo.



A fábrica produziu uma família de carros famosos, incluindo a Morris Bullnose, o Morris Minor, o clássico Mini (foto), o Hindustan Ambassador, da Índia, e o atual MINI. 




Também produziu veículos Honda por um breve período na década de 80, bem como alguns modelos que atingiram notoriedade, incluindo um dos pioneiros, o Pathfinder Riley (foto), o ridicularizado Morris Marina, o deslumbrante Princess da década de 70, e o Austin Maestro, um dos primeiros carros mais falado no mundo.

Houve oito guardiões da planta de Oxford, nos últimos 100 anos, o mais importante, o fundador, William Morris (foto), um dos donos da fábrica e acionista ainda através de Morris Motors, até 1952, quando fundiu-se com arquirrival da Austin para fundar a British Motor Corporation (BMC), de que Morris, conhecido como Lord Nurffield, foi presidente por seis meses antes de se aposentar. 



Durante os primeiros anos da década de 60, a fábrica tinha cerca de 28.000 funcionários produzindo uma extraordinária variedade de modelos.



Em 1967, a BMC tornou-se British Motor Holdings, ao se fundir com a Jaguar, e no ano seguinte o grupo fundiu-se com a empresa de caminhões Leyland (que incluia a Triumph e a Rover) para formar a British Leyland Motor Corporation. Então veio a nacionalização em 1974. O grupo passou por diversas mudanças de nome até que se tornou Rover Group em 1986.

Graham Day foi encarregado de privatizar a sociedade no governo Thatcher, o que foi concluído em 1988 com a venda da British Aerospace. O grupo que incluía a Land Rover foi comprado pela BMW, em 1994.



BMW Group investiu pesadamente na Rover, e logo decidiu que a substituição da MINI seria uma prioridade. No entanto, houve consideráveis ​​ventos contrários e uma taxa de câmbio desfavorável levou a BMW Group a vendeu a Rover para a Phoenix Consortium em 2000 e a Land Rover para a Ford, no mesmo ano.



A marca MINI foi mantida na BMW Group Usina Oxford, o famoso Cowley, junto com a planta de prensas de Swindon e da nova fábrica de motores, em Hams Hall, em Birmingham, que se preparava para produzir.



Hoje, a fábrica de Oxford floresce com a produção do MINI Hatch, Convertible, Clubman, Clubvan, Roadster e Coupé. Atualmente, o complexo passa por um grande investimento que inclui a instalação de 1.000 novos robôs, tanto para a nova área de fabricação de carrocerias e como para a existente. 



Esta é a parte mais importante de um programa de investimento de 750 milhões de libras, anunciado no ano passado e também contempla uma melhoria significativa e implementação de novas instalações da fábrica de motores, em Hams Hall, na própria empresa e na fábrica de aço prensado para carrocerias de Swindon.



A fábrica de Oxford tem gerado considerável riqueza para a Inglaterra, assim como muitos outros países ao redor do mundo durante seus 100 anos, dando emprego direto a centenas de milhares de trabalhadores e a dezenas de milhares de pessoas através de empregos indiretos. 



O complexo de Oxford tem uma longa história de sucessos de exportação, os produtos Morris responsáveis ​​por quase 30% das exportações totais do país em meados de 1930. 




Em 1950, a fábrica produziu seu modelo de número 100.000, no exterior, um Morris Minor, e, em 1962, a BMC exportava 320 mil veículos de sua produção anual de 850.000 veículos para mais de 170 países, de que Oxford contribuiu com uma maioria desse total. BMC foi o maior exportador no Reino Unido no início de 1960, tal como tinha sido Morris nos anos 30.


A fábrica de Oxford tem contribuído para as atividades industriais de um número surpreendente de países distantes, através da produção de dezenas de milhares de carros para exportação, completamente desmontados, que são montados nas fábricas, no exterior. 


Os países que produziram esses carros incluem a Argentina, Austrália, Bélgica, Cuba, África Oriental, Gana, Holanda, Hong Kong, Índia, Indonésia, Irã, Irlanda, Itália, Nova Zelândia, Malásia, México, Nigéria, Espanha, Sri Lanka, Tanzânia, Trinidad, Turquia, Uganda, Uruguai e muitos outros. 


Em 1967, os carros completamente desmontados constituíram 40% das exportações da BMC, onde as peças foram montadas em 21 fábricas no mundo. Morris Oxford e Minor, MGA, MINI, Morris 1100 e veículos comerciais estavam entre os muitos modelos construídos nessas fábricas distantes. 


O número de carros exportados da planta Oxford é igualmente impressionante. Nada menos do que 1,7 milhão de carros MINI foram exportados para mais de 100 países, desde 2001.



Atualmente, a planta de Oxford forma o núcleo da rede de produção do Reino Unido do BMW Group, que inclui a fábrica de motores em Hams Hall, Birmingham, e a planta de chapas prensadas, em Swindon, antigamente parte da Pressed Steel Company.



A rede passa por um excelente momento e aponta para um futuro brilhante, assim que a próxima geração da família MINI entrar em produção nos próximos anos, em meio a uma tendência de vendas e aumento das exportações.



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