Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

terça-feira, 12 de março de 2013

COM O PATROCÍNIO DA PETROBRAS ACONTECE, EM PIRACICABA, ATÉ DOMINGO (19/3) A 19ª COMPETIÇÃO BAJA SAE BRASIL EM QUE ESTUDANTES DE ENGENHARIA DE TODO O BRASIL CONSTROEM PROTÓTIPOS DE BAJA E OS COLOCAM À PROVA



Estudantes de engenharia de 17 estados brasileiros e do Distrito Federal, integrantes de 81 equipes de 68 instituições de ensino superior de todo o País disputam, até domingo (17), a 19ª Competição Baja SAE Brasil-Petrobras, patrocinadora da competição, desde 1997. 

As provas acontecem no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA), localizado na Rodovia SP 135, km 13,5, bairro Tupi, em Piracicaba (SP). 

O objetivo é colocar à prova os protótipos de veículos desenvolvidos pelos próprios estudantes em sala de aula. 


Além da construção dos modelos, as equipes são responsáveis por atividades como atendimento de prazos, busca de suporte financeiro para viabilização do projeto e custeio de despesas, entre outras tarefas com as quais terão de lidar no mercado de trabalho.  

"Com o Baja SAE Brasil-Petrobras, estamos apoiando um empreendimento que estimula o surgimento de novos talentos para o Brasil na área da tecnologia automotiva. Das competições de Baja já saíram engenheiros que hoje estão à frente de grandes montadoras nacionais e internacionais, alguns, inclusive, com atuação na Stock Car, no Rally Dakar e na Fórmula 1", explica Clúudio Thompson, gerente de Patrocínio Esportivo da Petrobras.


Todos os protótipos são feitos de estrutura tubular em aço, para uso fora de estrada, com quatro ou mais rodas, motor com potência de 10 HP (horse power) e capacidade para abrigar um piloto de até 1,90m de altura e 113,4 kg de peso. 

Os sistemas de suspensão, transmissão, freios e até o chassi são desenvolvidos pelos próprios estudantes de engenharia, orientados por professores das instituições de ensino que representam.

Em 2012, a competição reuniu 71 equipes participantes de 57 universidades e 15 estados  e o Distrito Federal. Neste ano, das 81 equipes inscritas, 25 são paulistas. Rio de Janeiro e Minas Gerais participam com nove inscritos. cada.


O estado do Rio Grande do Sul, tem oito representantes, Santa Catarina, seis, Paraná e Paraíba, quatro, Pernambuco, três, e Rio Grande do Norte, Espírito Santo e Bahia, com duas. Distrito Federal, Sergipe, Mato Grosso, Ceará, Maranhão, Mato Grosso do Sul e Pará contam com uma equipe cada.


Entre as provas estáticas e dinâmicas estão avaliações de projeto, testes de tração, aceleração, velocidade máxima e o esperado enduro de resistência, que tem quatro horas de duração e é feito em pista de terra em condições severas. 

As três universidades que alcançarem as melhores pontuações na soma geral das provas, poderão participar da Baja SAE Rochester, em Nova York, de 6 a 9 de junho de 2013, representando o Brasil.


SAE Brasil
A SAE Brasil - Sociedade de Engenheiros da Mobilidade - é uma associação sem fins lucrativos criada em 1991 para disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial. 


A organização reúne mais de 4 mil associados em todo o país, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do país. 

A SAE Brasil é filiada à SAE International, criada nos Estados Unidos há mais de 100 anos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.