Painel da porta do Honda Acura RLXPor Tarcisio Dias*A Honda Motor Co. anunciou recentemente o desenvolvimento de uma nova tecnologia que unirá aço e alumínio. O resultado da liga desses dois metais será usado para aplicação nos painéis exteriores das portas, que normalmente são feitos somente em aço. A princípio, a empresa divulgou que irá adotar a tecnologia na versão americana do novo Acura RLX e, posteriormente, a aplicação será estendida para outros modelos. Para alcançar um bom resultado na união dos dois metais diferentes foi necessário o desenvolvimento de diversas tecnologias, simultaneamente, com o objetivo de prevenir corrosões e deformidades térmicas causadas pelas diferentes taxas de expansão de cada tipo de metal. Ao longo das pesquisas, a Honda desenvolveu três processos que permitem a adoção do alumínio para partes externas dos painéis: - Tecnologia para unir metais diferentes - adoção da estrutura “3D LockSeam”, em que o painel de aço e o de alumínio são unidos em camadas e prensados duas vezes. - Tecnologia para prevenir corrosões elétricas. - Adoção de aço altamente inoxidável para o painel interior e uma nova forma de assegurar o completo preenchimento de fendas com um agente adesivo. - Tecnologia para controlar deformidades térmicas - adoção de agente adesivo com módulos de baixa elasticidade e com posição otimizada no “3D LockSeam”. As vantagens dessas novas tecnologias incluem a eliminação do processo normal de soldagem para unir painéis das portas. Além disso, elas não precisam de um processo exclusivo e podem ser acomodadas nas linhas de produção já existentes. A novidade contribui para a melhora da economia de combustível e performance dinâmica do veículo, reduzindo cerca de 17% do peso dos painéis, em relação aos convencionais totalmente em aço. Além disso, reduzir o peso no lado externo da carroceria possibilita trabalhar com o centro de gravidade do veículo, tornando a sua condução mais estável.
MECÂNICA ONLINE
· O engenheiro automotivo Antonio Carlos Botelho Megale, da Volkswagen, foi reeleito presidente da AEA – Associação Brasileira de Engenharia Automotiva para o biênio 2013/14, ao lado de Sidney Oliveira Jr. [Robert Bosch] na vice-presidência. Ambos já haviam sido eleitos para o exercício de 2012, quando o então presidente Franco Ciranni, por compromissos profissionais, deixou o comando da entidade. · Estatísticas do Seguro DPVAT apresentam um perfil triste das mulheres indenizadas por acidentes de trânsito em 2012. De acordo com o estudo realizado pela Seguradora Líder DPVAT, as mulheres representaram 23% das mais de 500 mil indenizações pagas pelo DPVAT no ano de 2012. A maior incidência de indenizações de morte de mulheres está presente na faixa etária de 45 a 64 anos. Nos casos de invalidez permanente, a maior incidência ocorre na faixa em que as mulheres estão em plena capacidade laborativa: dos 18 aos 34 anos, correspondendo a 47% das indenizações pagas. · Comunicação entre veículos, copiloto virtual, sincronização de listas musicais a partir das redes sociais, monitoramento das crianças a bordo… Após uma primeira seleção e o crivo dos internautas, os 59 melhores projetos do Citroën Creative Awards estão sendo submetidos aos sete membros do júri para eleger os três talentos que comprovarão ter criatividade e audácia no mais puro espírito da “Créative Technologie” da fabricante francesa. O resultado? Dia 28 de março. * Tarcisio Dias – Profissional e Técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecatrônico e Radialista, é gerente de conteúdo do Portal Mecânica Online® www.mecanicaonline.com.br e desenvolve a Coleção AutoMecânica. |
USE SEMPRE O CINTO DE SEGURANÇA, INCLUSIVE, NO BANCO DE TRÁS DO CARRO. CIRCULE TAMBÉM DE DIA COM OS FARÓIS BAIXOS LIGADOS. SE BEBER, NÃO DIRIJA. ULTRAPASSAGENS IRREGULARES SÃO A GRANDE CAUSA DOS ACIDENTES NAS ESTRADAS. NÃO ULTRAPASSE NUNCA COM FAIXAS CONTÍNUAS. PODERÁ CAUSAR A MORTE DE OUTRAS PESSOAS, A SUA E A DE QUEM FOR NO CARRO COM VOCÊ. TENHA PACIÊNCIA. VIAJE SEMPRE E MUITO E VISITE E CONHEÇA AS BELEZAS TURÍSTICAS DO BRASIL
Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira
domingo, 10 de março de 2013
AÇO E ALUMÍNIO: UNIÃO NA REDUÇÃO DE PESO E DE CONSUMO DE COMBUSTÍVEL. O SISTEMA INOVADOR DESENVOLVIDO PELA HONDA UNE O AÇO E O ALUMÍNIO PARA APLICAÇÃO NOS CARROS EM PRODUÇÃO. TARCÍSIO DIAS, ALÉM DESTE INTERESSANTE TEMA CONTA AINDA QUE AS MULHERES REPRESENTAM 23% DAS INDENIZAÇÕES PAGAS POR ACIDENTES DE TRÂNSITO
Assinar:
Postar comentários (Atom)
ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.
-
São Caetano do Sul, SP - A Chevrolet acaba de confirmar um dos mais esperados lançamentos para o mercado brasileiro. Trata-se do n...
-
Sucesso de vendas em seu segmento, o Fiat Doblò acaba de chegar à rede de concessionárias trazendo várias novidades em sua linha 2013 q...
-
Conta a lenda que não há carro inroubável e isso não está muito longe da verdade. As f ábricas investem em equipamentos como chave...
-
Assista e se inscreva no canal Blog do Arnaldo Moreira no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCA6EytDe0Jf9DREdVoMImPA ...
-
Uma criação dos deuses Ferrari 612 GTO, saído da criatividade de Sasha Selipanov, é ainda um conceito, mas já vem sendo considerado um dos...
-
Assista e se inscreva no canal Blog do Arnaldo Moreira no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCA6EytDe0Jf9DREdVoMImPA Mogi ...
-
Não se deixe levar pelas aparências: apesar da dianteira que remete ao Agile , o novo Cobalt não tem nada de Agile Seda...
-
O lubrificante Extravida XV 300 (SAE 15W-40) da YPF acaba de ser homologado pela Volvo para ser usado nos motores de seus veículos que e...
-
Assista e se inscreva no canal Blog do Arnaldo Moreira no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCA6EytDe0Jf9DREdVoMImPA Te...
-
Texto e fotos: Arnaldo Moreira Avaliação concluída é hora de "falar" sobre as impressões na direção do SUV Jac T5, automático,...
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário