Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

quinta-feira, 7 de março de 2013

PROVA DA INDY 300 QUE ACONTECE EM SÃO PAULO DIA 5 DE MAIO, PRÓXIMO, SERÁ MAIS COMPETITIVA COM ALARGAMENTO DA CURVA DO ESSE DO SAMBA. ESSA FOI A SOLUÇÃO ENCONTRADA PELO PROJETISTA DO CIRCUITO DO ANHEMBI PARA MELHORAR A PISTA E REDUZIR ACIDENTES NAS RELARGADAS NO ESSE DO SAMBA.



Com o alargamento da Curva 1, também conhecida como Esse do Samba, pela primeira vez o circuito do Anhembi, onde acontecerá, no dia 5 de maio, a etapa brasileira da Indy 300, os pilotos poderão fazer ultrapassagens.

Essa foi a solução encontrada pelo projetista do 
Circuito, de 4.081 metros, o neozelandês Tony Cotman, criado na zona Norte da cidade para o Itaipava São Paulo Indy 300 Nestlé,  que torna a prova muito mais competitiva e reduzirá o número de acidentes. 


Tony Cotman revelou que "vamos deixar a primeira perna do esse cerca de dois metros mais larga. Isso pode parecer pouco, mas é significativo em termos de disputa de freadas entre os pilotos".

"Nas relargadas em fila dupla, acontecem oportunidades que convidam ao acidente. E isso pode acontecer quatro, cinco vezes em uma mesma corrida. Todos os anos tivemos acidentes múltiplos ali. Por isso, queremos proporcionar a chance para os pilotos cumprirem a primeira curva sem problemas", explicou.

"A Indy está sempre em evolução, melhorando carros, pneus, acerto. E precisamos estar abertos para mudanças o tempo todo. Essa pista não é como Interlagos, construída, desenhada corridas. Em uma pista temporária muda tudo. Pode ter ondulações, problemas de drenagem, coisas comuns ao dia-a-dia", ressaltou o projetista. 


A visita de Cotman tinha como objetivo observar alterações no piso causadas pelo tráfego rotineiro no local e também por interferência do meio ambiente.

Para ele, as principais alterações encontradas foram novas ondulações ou depressões, que podem causar empoçamento de água da chuva - o que reduz a aderência dos carros.

"A ideia é que os pilotos possam disputar posições ali com menos riscos. Esse trecho talvez já seja o principal local de ultrapassagem e vai ficar melhor", prometeu. 

Cotman reconheceu que historicamente há problemas na relargada nessa curva, "mas se pudermos colaborar e facilitar o trabalho de direção de prova, melhor assim".

"Estou feliz em ver o (Will) Power ganhar corridas", confessou Cotman ao revelar o que espera um bom resultado na Itaipava São Paulo Indy 300 Nestlé. Power foi o vencedor das três provas realizadas em São Paulo. "Mas, sinceramente, eu queria muito ver um brasileiro vencendo aqui. Por que não este ano?", frisou.


 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.