Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

sexta-feira, 29 de março de 2013

A CADA DIA É MAIOR O NÚMERO DE MOTORISTAS QUE PREFERE CARROS COM CÂMBIO AUTOMÁTICO. JÁ LÁ VAI O TEMPO EM QUE ERAM RARAS AS PESSOAS QUE O PREFERIAM POR GASTAREM MAIS COMBUSTÍVEL, MAS O AVANÇO TECNOLÓGICO GARANTIU CARROS AUTOMÁTICOS MAIS ECONÔMICOS QUE OS DE TRANSMISSÕES MECÂNICAS E ATÉ OS TAXISTAS JÁ VÊM OPTANDO POR ELES. TARCÍSIO DIAS DÁ-NOS UMA AULA MUITO INTERESSANTE SOBRE O ASSUNTO



MECÂNICA ONLINE 

Nº 30 — 30 / 03 / 2013

Tarcísio Dias

Conduzindo no automático


Transmissão automática e automatizada 
sempre foram motivos de muitas discussões.

O câmbio automático do Ford Fusion junta eficiência mecânica e decoração interna.

A transmissão de um automóvel tem a função de fornecer as forças de tração e impulsão necessárias para induzir o movimento. 


Na unidade de propulsão a energia química (combustível) ou também elétrica (bateria, célula solar) é transformada em energia mecânica.

Toda unidade de propulsão trabalha numa determinada faixa de rotações, limitada pela rotação de marcha lenta e pela rotação máxima. 


Os valores característicos de potência e torque não são oferecidos uniformemente; os valores máximos só estão disponíveis em faixas específicas. 


Pedais do Gol automático. O da esquerda, o do freio e o da direita, o acelerador.

É aí que as relações de transmissão dos elementos da transmissão adaptam o torque disponível à força de tração requerida no momento.

Todos nós conhecemos os veículos com transmissão manual. Acontece que é cada vez maior o termo transmissão automática em veículos que utilizam sistemas eletrônicos de atuadores nas trocas de machas.

É importante entendermos a referência do termo automático, que segundo o dicionário Michaelis, define como um mecanismo que executa ou regula uma ação requerida em um ponto predeterminado numa operação.

Dessa forma o termo transmissão automática pode ser apresentado por dois conceitos diferenciados pelo seu efeito no comportamento dinâmico do veículo:

- Transmissões automatizadas são caixas de mudanças manuais nas quais todos os procedimentos realizados pelo motorista na troca de marchas são assumidos por um sistema eletrônico de atuadores. 



Alavanca de câmbio do Novo Fusca automático, forrado como os manuais.

Em termos de dinâmica do veículo isso significa que a troca de marcha envolve o acionamento da embreagem e consequente interrupção da força de tração.

- Transmissões totalmente automáticas, mais comumente denominadas transmissões automáticas, trocam de marcha sob a carga, ou seja, mesmo durante a troca de marchas a propulsão do veículo é mantida.

A aplicação de uma ou outra tecnologia tem como ponto principal o comportamento dinâmico do veículo. 



No Gol, a alavanca de câmbio automático mostra o espaço de movimentação nas trocas manuais.
Teoricamente falando, a utilização de transmissões automatizadas em veículos de longas distâncias, ônibus rodoviários e, mais recentemente, carros compactos, permitem simplificação nas trocas de marchas e na economia de combustível, além da redução do estresse para o motorista, redução do peso e espaço para instalação e maior segurança para o motorista e para o veículo.

MECÂNICA ONLINE
· Thomas Schmall, presidente da Volkswagen do Brasil, foi eleito o novo presidente da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo. 

A Alemanha é, tradicionalmente, o mais importante parceiro comercial do Brasil na Europa e um dos mais importantes no mundo.  

Na América Latina, o Brasil é o maior parceiro da Alemanha, tanto em termos de comércio quanto de investimentos.

· A primeira semana de abril marca o prazo final para que jurados de vários lugares do mundo, participantes do “2013 Vehicle Dynamics International Awards” enviem seus votos. Tarcisio Dias, do Mecânica Online® é o único representante brasileiro do prestigioso prêmio.

· A indústria automotiva brasileira a pleno vapor com suas novidades para o mercado. O mês de abril reserva o totalmente novo Mercedes-Benz Classe A, Kia Cerato, Volkswagen Saveiro, Kia Sorento e o New Fiesta hatchback produzido no Brasil. Em maio é a vez da nova Toyota RAV4.

· Com dez anos de sucesso a trajetória do Fox sempre foi marcada pela oferta de versões ou séries especiais. 




Desta vez, a Volkswagen apresenta a série especial Fox Rock in Rio, produzida em edição limitada e oferecida durante seis meses no mercado nacional – entre abril e setembro, quando ocorrerá o festival musical, exclusivamente com a motorização 1.6 e bastante completa.



Tarcisio Dias – Profissional e Técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecatrônico e Radialista, é gerente de conteúdo do Portal Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) e desenvolve a Coleção AutoMecânica.
E-mail: 
redacao@mecanicaonline.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.