Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

quarta-feira, 13 de março de 2013

PILOTO FÁBIO DALL AGNOL ESTREIA NA CATEGORIA 4 X 4, NO RALLY DAS MONTANHAS, EM CANELA



Vai começar a temporada 2013 do rali de velocidade brasileiro. A primeira corrida do ano será no Rio Grande do Sul. A cidade serrana de Canela receberá a partir desta quinta-feira, 15 de março, quase 50 carros para alinhar no grid de largada da abertura do Campeonato Brasileiro e do Gaúcho de Rali de velocidade. O Rally Montanhas de Canela terá dois dias de corrida, sábado e domingo, 16 e 17.


Um desafio e tanto para a dupla gaúcha Fábio Dall Agnol e Gabriel Morales da equipe Dall Agnol 53/UB Rally. Ele estará competindo pela primeira vez na categoria 4x4 – Classe 3 (carros de tração 4x4 e motor de até 2,0 litros com turbo). 

Depois de uma série de títulos entre os carros 4x2, o desafio agora será na categoria mais forte do certame nacional, a bordo de um Mitsubishi Lancer.

“Estamos apreensivos com a nossa estreia, já treinamos duas vezes e mesmo assim ainda falta a sensação de largar para um rali com um carro 4x4 para ver como realmente as coisas funcionam. Precisamos da noção de disputa, das marcas dos concorrentes e só assim vamos conseguir ter a real noção do quanto nossa preparação está sendo bem feita”, destaca o piloto Fábio Dall Agnol.
O piloto e o navegador Gabriel realizaram treinos durante a pré-temporada, com o novo carro, tudo para poder fazer uma estreia melhor nas corridas oficiais. 

“Sempre é muito importante treinar, quanto mais andamos com o carro mais conseguimos nos sentir confortável dentro dele. As aparências enganam, o carro na primeira impressão parece muito fácil de andar, mas com o passar do tempo se percebe que a noção de velocidade que ele transmite é que sempre se está devagar e na verdade estamos andando a 150, 170 km/h. Portanto precisamos ter muita atenção para podermos entender a velocidade do carro”, explica o piloto.

“Essa primeira prova com o novo carro será uma prova de muito aprendizado. Apesar de termos andado no Training Day, ainda há muito o que aprender, as reações do carro e tudo aquilo que podemos tirar dele. O Rali de Canela será uma prova de adaptação e o mais importante é terminar a prova, percorrer a maior quantidade de quilômetros com o carro. Acredito que brigar pela vitória ainda não será a nossa prioridade mas, sem dúvida, vamos buscar o melhor resultado possível”, acrescenta o navegador Gabriel.

Parceria vencedora
A Dall Agnol 53 vai competir no Campeonato Brasileiro de Rali de Velocidade em parceria com a UB Rally, do experiente piloto Ulysses Bertholdo. 

Uma parceria que promete ser importante para o aprendizado e evolução de Fábio e Gabriel neste novo desafio. “O Ulysses tem nos demonstrado dedicação extrema na construção do carro, dicas de condução, atenção e manutenção do Lancer. Com certeza, dentro deste ano onde vamos ser concorrentes, ele irá nos passar diversas informações importantes para nosso aperfeiçoamento”, aponta Fábio.

Competir na categoria 4x4 será um passo importante na carreira de Fábio e Gabriel. “Este ano vai ser de muitos desafios, vamos entrar em uma categoria nova, com uma forma de dirigir bastante diferente do que estávamos acostumados, por isso, acho que desde os nossos concorrentes até o carro vão ser grandes desafios para nós. Precisamos estar cientes que nas primeiras provas não vamos conseguir andar na frente, mas no decorrer do campeonato este será o objetivo”, explica Fábio.

Gabriel enfatiza: “acredito que o principal desafio será a adaptação ao novo carro. Teremos que, aos poucos, ir aumentando o nosso limite, até estarmos em condições de brigar com nossos rivais. Espero que este processo seja rápido e que a gente possa brigar pelas primeiras posições logo. Além disso, a categoria 4x4 está muito forte, com adversários experientes e rápidos, o que irá fazer com que a gente se esforce ainda mais”.

A corrida no Sul
Fábio Dall Agnol estará competindo em seu estado natal. Ele reside em Gaurama, RS. Mas isso não significa que terá vantagem, pois será a primeira vez que competirá no Rally Montanhas de Canela, uma prova que em 2012 foi uma das mais desafiadoras do calendário gaúcho.

Este ano, a organização já adiantou que vai mudar grande parte do percurso. A região de Canela é marcada por serras, onde os trechos de estradas de terra são íngremes. 

A bela paisagem da região também impressiona, o que para os competidores, é visível apenas antes do rali, pois durante a corrida as velocidades podem chegar próxima ou até ultrapassar os 200 km/h no caso dos carros da categoria 4x4.

A corrida será dividida em três dias. O primeiro, na sexta, será de reconhecimento das especiais pelos competidores, e também do shakedown, último treino antes da corrida. O rali se desenvolve no sábado, 16, e no domingo, 17.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.