Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

sexta-feira, 22 de março de 2013

APÓS 35 ANOS AUSENTE DAS PISTAS, O CAMPEÃO RENAULT ALPINE VOLTA ÀS COMPETIÇÕES ESTE ANO IDENTIFICADO COM O NÚMERO 36. O CARRO CORRERÁ NAS 24 HORAS DE LE MANS, MAS ANTES PODE SER VISTO ATÉ 7 DE ABRIL NA EXPOSIÇÃO "NO LIMIT", EM PARIS


Após ter anunciado sua participação na prova 24 Horas de Le Mans, assim como no campeonato European Le Mans Series (ELMS), a equipe Signatech-Alpine apresentou hoje, no Atelier Renault (Paris), o protótipo que carregará o n° 36, na temporada de 2013. 

O retorno da Alpine às provas de 
endurance, após 35 anos de ausência, faz parte da renovação da marca antes da comercialização, em 2016, do primeiro veículo concebido pela Société des Automobiles Alpine-Caterham.

A equipe que participará da 24 Horas de Le Mans já está completa: Nelson Panciatici e Pierre Ragues – que participarão de todo o ELMS – receberão a companhia de Tristan Gommendy na competição realizada na região de Sarthe.

O Alpine n° 36 dará suas primeiras voltas nos dias 26 e 27 de março, no circuito Paul Ricard, em Le Castellet, durante os testes coletivos do ELMS.
Há pouco menos de 35 anos, o Alpine-Renault A442B, que venceu as 24 Horas de Le Mans, em 1978, desfilava pela Avenida dos Champs-Elysées sob os aplausos de um público admirador da performance obtida pelos pilotos Jean-Pierre Jaussaud e Didier Pironi. 

O público parisiense pode admirar o A442B, já que ele está entre as estrelas da exposição “No Limit!”, organizada no Atelier Renault, até 7 de abril.

Não poderia haver uma oportunidade melhor para apresentar este Alpine que participará da próxima temporada de endurance

Bernard Ollivier, presidente da Société des Automobiles Alpine-Caterham, e Philippe Sinault, líder da Equipe Signatech-Alpine, revelaram o carro pintado em azul e laranja, uma referência às cores dos Alpine que participaram da prova na região de Sarthe há aproximadamente 50 anos.

“Desde o anúncio, em 5 de novembro de 2012, da renovação da marca Alpine, estamos vencendo uma etapa após a outra”, destacou Bernard Olivier

A revelação deste magnífico carro é uma grande notícia. Os primeiros testes de rodagem e a primeira corrida acontecem daqui a alguns dias. O anúncio de nossa participação em provas de endurance foi acolhido de forma bastante positiva, tanto pelos fãs incondicionais da Alpine como pelo mundo do automobilismo esportivo em geral. Estamos ansiosos para ver estas cores em ação.”

“Representar a Alpine é motivo de orgulho, mas também uma grande responsabilidade”, falou Philippe Sinault

“Agora seguimos rumo ao circuito Paul Ricard para colocar o carro na pista e começar a trabalhar. Queremos ter um papel de destaque na altíssima categoria LM P2. Aproveitaremos tanto as diferentes sessões de testes como as duas primeiras corridas do ELMS para preparar as 24 Horas de Le Mans, que continuam sendo o ponto alto da temporada.”

Aliando juventude e experiência, os pilotos do Alpine n° 36 também estão loucos para pegar no volante. Confirmados desde o anúncio do programa, Nelson Panciatici (24 anos) e Pierre Ragues (29 anos) recebem agora a companhia de Tristan Gommendy (34 anos), que completará a equipe nas 24 Horas de Le Mans. 

Esses três franceses, cujo ponto em comum refere-se ao fato de terem sido revelados pela Renault nas corridas em monoposto, já participaram 10 vezes da “maior corrida de todo o mundo”. Um quarto piloto francês, Paul-Loup Chatin, foi escolhido para ser piloto júnior. 
Características técnicas do Alpine-Nissan n° 36


ChassiAlpine
MotorV8 Nissan V8 tipo VK45
Potência500 cv
Combustível e lubrificantesTOTAL
Caixa de câmbioX-TRAC sequencial de 6 marchas
DireçãoAssistida hidráulica
FreiosCarbono - Brembo
PneusMichelin
Comprimento4610 mm
Entre eixos2870 mm
Largura1995 mm
Peso900 kg
Velocidade máx.330 km/h

Nelson Panciatici
Data e local de nascimento26 de setembro de 1988 na cidade de Reims (24 anos)
Início da carreira em monoposto2005 (Fórmula Renault 2.0)
Início da carreira emendurance2012

Premiações do piloto:                                       
- 2012:Campeonato Mundial de Endurance (Signatech-Nissan)
24 Horas de Le Mans – 10º na classificação geral e 4º no LM P2
- 2011:  Formula Renault 3.5 Series (KMP Racing) – 9º
- 2010:Formula Renault 3.5 Series (Junior Lotus Racing) – 12º
- 2009:GP2 Series (Olympique Lyonnais)
Superleague Formula (Epsilon)
- 2008:Campeonato da Espanha de F3 (Hache International) – 2º
- 2007:Eurocup Formula Renault 2.0 (SG Formula) – 10º
- 2006: Campeonato da França de Fórmula Renault 2.0 (Epsilon) – 5º
- 2005:Campeonato da França de Fórmula Renault 2.0 (Epsilon) – 13º

Pierre Ragues
Data e local de nascimento10 de janeiro 1984 na cidade de Caen (29 anos)
Início da carreira em monoposto2003 (Fórmula Renault Campus)
Início da carreira emendurance2006

Premiações do piloto:  
         
- 2012: Campeonato Mundial de Endurance (Signatech-Nissan)
24 Horas de Le Mans – 10º na classificação geral e 4º no LM P2
- 2011:Intercontinental Le Mans Cup (OAK Racing)
24 Horas de Le Mans – Abandono de prova
- 2010:  Le Mans Series (Signature Plus) – 4º no LM P1
 24 Horas de Le Mans – Abandono de prova
- 2009:Le Mans Series (Signature Plus) – 7º no LM P1
24 Horas de Le Mans – 12º na classificação geral
- 2008:Le Mans Series (Saulnier Racing) – 5º no LM P2
24 Horas de Le Mans – 18º na classificação geral e 3º no LM P2
- 2007: International Formula Master (Euronova) – 14º
- 2006:Le Mans Series – 10º no LM P2 (Paul Belmondo Racing)
24 Horas de Le Mans – Abandono de prova
- 2005:Campeonato da França Fórmula Renault 2.0 (Epsilon) – 15º
- 2004:Campeonato da França Fórmula Renault 2.0 (SG Formula) – 12º
- 2003:Campeonato da França Fórmula Renault Campus – 2º
Tristan Gommendy
Data e local de nascimento4 de janeiro de 1979 na cidade de Chesnay (34 anos)
Início da carreira em monoposto1999 (Fórmula Renault)
Início da carreira emendurance2003

Premiações do piloto:
- 2011:Superleague Formula (Girondins de Bordeaux) – 13º
- 2010:Superleague Formula (Galatasaray & Girondins) – 13º
24 Horas de Le Mans (Equipe WR) – 23º na classificação geral e 8º no LM P2
- 2009: Superleague Formula (FC Porto) – 5º
Le Mans Series (Equipe WR) – 15º no LM P2
- 2008:Superleague Formula (FC Porto) – 7º
- 2007:ChampCar World Series (PKV Racing) – 12º
- 2006:GP2 Series (iSport) – 20º
Formula Renault 3.5 Series (Pons) – 19º
- 2005:  Formula Renault 3.5 Series (KTR) – 4º
- 2004:World Series by Nissan (Saulnier Racing) – 5º
24 Horas de Le Mans (Equipe WR) – Abandono de prova
- 2003: Eurocup Fórmula Renault V6 (Signature) – 4º
24 Horas de Le Mans (Racing for Holland) – Abandono de prova
- 2002:Campeonato da França de F3 (ASM) – 1º
Vencedor do GP F3 de Macau
- 2001: Campeonato da França de F3 (ASM) – 6º
- 2000:Campeonato da França de F3 (ASM) – 11º
- 1999:Campeonato da França de Fórmula Renault (Mygale) – 5º

Melhor novato
Equipe SIGNATECH 
Graças aos seus 22 anos de experiência no mais alto nível internacional em categorias monoposto, além de 4 temporadas em endurance em nível mundial, a equipe de destaca como um dos playersmais importantes do automobilismo esportivo internacional, contando com nada menos que:

- 76 vitórias 
- 47 pole-position 
- 472 pódios 
- 48 recordes de volta 
- 15 títulos
Principais sucessos:         
- WEC 2012 Recorde de volta LM P2 nas 6 Horas de Fuji

2º no LM P2 nas 6 Horas de Bahrein
3º no LM P2 nas 6 Horas de Silverstone
10º na classificação geral e 4º no LM P2 nas 24h de Le Mans

- 24 Horas de Le Mans 2011: 2º no LM P2 
- ILMC 2011: Campeã no LM P2
- Le Mans Series 2011: Vice-campeã 
- F3 Euro Series 2011: Vice-campeã
- Le Mans Series 2010: Vice-campeã
- Campeã F3 Euro Series 2010 
- Vencedora da Copa Mundial FIA de F3 em 2003, 2009 & 2010
- Vencedora da Copa da Europa FIA de F3 em 1999, 2000, 2002 & 2003 
- Campeã Eurocup Fórmula Renault V6 2003

A SIGNATECH ainda conta com:
- 2 oficinas com um total de 2.500 m² dedicados à atividade de veículos de competição
- Faturamento total do Grupo SIGNATURE de 10.000 K€
- 40 pessoas  
- Centro de pesquisas (plataforma para protótipos Solidworks)
- Oficina para materiais compósitos
- Oficina para fabricação de peças mecânicas
- Simulador Ellip6 para treinamento dos pilotos e elaboração de programas técnicos (simulador de pilotagem em plataforma articulada por um mecanismo contendo 6 eixos dinâmicos com 3 monitores para visualização).

Calendário de 2013
26-27 de marçoTestes coletivos ELMS – Paul Ricard (FRA)
12-13 de abril ELMS - Silverstone (GBR)
17-18 de maio ELMS – Ímola (ITA)
9 de junhoDia dedicado aos testes – 24 Horas de Le Mans (FRA)
22-23 de junho 24 Horas de Le Mans (FRA)
19-20 de julhoELMS – Red Bull Ring (AUT)
13-14 de setembroELMS – Hungaroring (HUN)
27-28 de setembroELMS – Paul Ricard (FRA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.