O Programa de Táxis Elétricos da Nissan no Rio de Janeiro completa agora em março um ano contribuindo para tornar mais limpo o ar da cidade.
As 15 unidades do modelo 100% elétrico Nissan LEAF usadas no programa, e que formam a maior frota de táxis elétricos da América do Sul, rodaram juntas no período mais de 500 mil quilômetros sem emissões de poluentes – emissões zero.
Assim, se comparado a um carro de mesmo porte com motor a gasolina rodando a mesma distância, cada táxi elétrico evitou que fosse despejado na atmosfera, por exemplo, cinco toneladas de CO2.
Somada toda a frota de LEAF que roda atendendo a população e turistas na cidade, em apenas um ano, foi evitada a emissão de 75 toneladas de CO2.
Somada toda a frota de LEAF que roda atendendo a população e turistas na cidade, em apenas um ano, foi evitada a emissão de 75 toneladas de CO2.
Uma prova de que, além de atender com conforto e qualidade os usuários, podendo ser usado normalmente no dia a dia, o carro 100% elétrico é uma solução real para a mobilidade sustentável.
Se, por exemplo, toda a frota de aproximadamente 33 mil táxis do Rio fosse substituída por modelos Nissan LEAF, seria possível eliminar o despejo de 165 mil toneladas de CO2 por ano.
"Nossa convicção é de que o carro elétrico é parte do futuro do planeta que queremos deixar para os jovens. Emissão zero é, sim, possível, inclusive no Brasil, onde a matriz energética é baseada em hidrelétricas não poluentes como a queima de carvão ou termoelétricas de outros locais. ", afirma François Dossa, Presidente da Nissan do Brasil.
Projetado para atender às necessidades da mobilidade urbana moderna, o Nissan LEAF oferece espaço, conforto e potência como os veículos à combustão.
"Nossa convicção é de que o carro elétrico é parte do futuro do planeta que queremos deixar para os jovens. Emissão zero é, sim, possível, inclusive no Brasil, onde a matriz energética é baseada em hidrelétricas não poluentes como a queima de carvão ou termoelétricas de outros locais. ", afirma François Dossa, Presidente da Nissan do Brasil.
Projetado para atender às necessidades da mobilidade urbana moderna, o Nissan LEAF oferece espaço, conforto e potência como os veículos à combustão.
Lançado comercialmente nos Estados Unidos e no Japão em dezembro de 2010, e na Europa no ano seguinte, o modelo já tem mais de 100 mil unidades vendidas em todo o mundo.
O módulo de 48 baterias de íon-lítio tem autonomia de cerca de 160 km e pode ser recarregado em carregadores caseiros em até quatro horas, ou em apenas 30 minutos com os 'Quick Chargers' (carregadores rápidos), como os utilizados para abastecer os táxis dos programas do Rio de Janeiro e São Paulo.
Além de contribuir para diminuir as emissões de poluentes, o táxi elétrico também proporciona uma significativa redução das despesas com abastecimento.
Além de contribuir para diminuir as emissões de poluentes, o táxi elétrico também proporciona uma significativa redução das despesas com abastecimento.
Em relação a um carro do mesmo porte abastecido com etanol, levando-se em consideração uma média anual de 36 mil quilômetros rodados em ambiente urbano, a economia de cada LEAF táxi, sendo recarregado usando a rede elétrica, ultrapassa os R$ 10 mil por ano.
Comparado com um carro a gasolina, é possível economizar cerca de R$ 8,7 mil e, se o combustível em questão for o gás natural veicular (GNV), a vantagem para o modelo 100% elétrico é de R$ 4 mil em 12 meses.
Além disso, um carro elétrico proporciona outros ganhos aos motoristas. "Não há manutenção de componentes como filtro de óleo, óleo do motor e outros pelo fato do motor não ser a combustão", relata Anderson Suzuki, responsável pelo programa de veículos elétricos da Nissan do Brasil.
O programa de táxis elétricos LEAF no Rio faz parte de uma parceria que promove a mobilidade com emissão zero de poluentes na cidade e envolve a montadora Nissan, a Petrobras Distribuidora – responsável pela infraestrutura de recarga para os veículos em postos com sua bandeira –, a Prefeitura e o projeto Rio Capital da Energia.
O programa de táxis elétricos LEAF no Rio faz parte de uma parceria que promove a mobilidade com emissão zero de poluentes na cidade e envolve a montadora Nissan, a Petrobras Distribuidora – responsável pela infraestrutura de recarga para os veículos em postos com sua bandeira –, a Prefeitura e o projeto Rio Capital da Energia.
Ainda na capital carioca, dois LEAF são usados, também em programa de testes, pela Polícia Militar no patrulhamento de pontos turísticos da capital e, no mês passado, um carro do mesmo modelo foi cedido ao Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro. Outros 10 Nissan LEAF rodam como táxis em São Paulo, em um projeto semelhante ao existente no Rio.
Nos meses de janeiro e fevereiro, o Brasil também fez parte dos testes mundiais do protótipo do segundo carro 100% elétrico de produção em série da Nissan: a van compacta e-NV200.
Nos meses de janeiro e fevereiro, o Brasil também fez parte dos testes mundiais do protótipo do segundo carro 100% elétrico de produção em série da Nissan: a van compacta e-NV200.
O modelo foi testado por um mês pela FedEx Express em entregas na cidade do Rio como parte de uma parceria global entre as duas empresas visando testar em situação real os protótipos, contribuindo assim para o seu desenvolvimento final.
A van e-NV200 foi apresentada oficialmente no Salão do Automóvel de Genebra no início deste mês e começará a ser vendida em junho na Europa.
A Nissan passa a ter assim dois automóveis totalmente elétricos em sua linha global de veículos – o LEAF, o carro elétrico mais vendido do mundo, e a e-NV200.
A Nissan passa a ter assim dois automóveis totalmente elétricos em sua linha global de veículos – o LEAF, o carro elétrico mais vendido do mundo, e a e-NV200.
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