Texto e fotos: Arnaldo Moreira
Hoje, o Blog tem a satisfação de apresentar a opinião sobre o Agile LTZ, um carro que se esperava que sairia de linha, mas que a Chevrolet decidiu aprimorar, interna e externamente, dar-lhe linhas mais modernas e oferecê-lo, digamos, numa nova geração e acertou.
Do lado esquerdo no volante estão os controles do chamado piloto automático da velocidade de cruzeiro (cruise control), muito úteis nas áreas controladas por radares.
O Agile LTZ tem computador de bordo, acendimento automático dos faróis, rádio com CD/MP3 player, leitor USB, Bluetooph, reconhecimento de voz e discagem automática do celular.
O carro oferece pelo seu design uma visibilidade externa perfeita, tem uma boa altura para enfrentar os quebra-molas sem raspar o assoalho no chão.
O nível de ruídos externos é baixo no habitáculo. O reparo que faço é em relação ao som do motor que podia ser menor, pois torna-se perceptível quando a aceleração é mais alta.
O carro ficaria perfeito com a colocação de manta isolante na chapa que separa o motor do habitáculo e no capô. Resolveria o problema e tornaria o Agile muito mais confortável e agradável.
Os bancos, tanto da frente quando o traseiro, são bastante confortáveis e o espaço para as pernas, na frente e atrás, é generoso.
A suspensão do Agile é particularmente macia, mas segura e absorve silenciosa e perfeitamente os efeitos dos desníveis do asfalto e os buracos comuns nas ruas da Cidade Maravilhosa.
O Agile, apesar de ser um compacto hatch, tem um porta-malas de 327 litros que aumenta sua capacidade para cerca de 600 litros com o banco rebatido.
Transmissão macia
A versão testada foi o Agile LTZ, com câmbio manual de cinco marchas. Trata-se de uma transmissão F1X com um novo conjunto de sincronizadores triplo e duplo cones, que assegura trocas macias e mais esportivas
A marcha a ré agora é sincronizada e para o seu engate é necessário apertar o botão existente na manopla, o que impede que o motorista a troque pela primeira.
A agradável condução do Agile hatch deixou clara a certeza de que este carro equipado com o câmbio automatizado Easytronic de segunda geração, torna a direção na cidade muito mais agradável.
Neste caso, a transmissão conta com o seletor de marchas “Paddle Shifts”, atrás do volante possibilitando as trocas de forma mais esportiva.
Baixa rotação com torque elevado
A GM explicou que o Agile mantém o consagrado motor EconoFlex 1.4L, que desenvolve 102 cavalos a 6000 rpm e 13,5 kgfm de torque a 3200 rpm quando abastecido com Etanol. Oferece 90% do torque máximo disponível de 2.300 a 6200 rpm, ou seja, elevado torque em praticamente toda a faixa de rotação do motor.
O nível de ruídos externos é baixo no habitáculo. O reparo que faço é em relação ao som do motor que podia ser menor, pois torna-se perceptível quando a aceleração é mais alta.
A suspensão do Agile é particularmente macia, mas segura e absorve silenciosa e perfeitamente os efeitos dos desníveis do asfalto e os buracos comuns nas ruas da Cidade Maravilhosa.
Transmissão macia
A versão testada foi o Agile LTZ, com câmbio manual de cinco marchas. Trata-se de uma transmissão F1X com um novo conjunto de sincronizadores triplo e duplo cones, que assegura trocas macias e mais esportivas
A marcha a ré agora é sincronizada e para o seu engate é necessário apertar o botão existente na manopla, o que impede que o motorista a troque pela primeira.
A agradável condução do Agile hatch deixou clara a certeza de que este carro equipado com o câmbio automatizado Easytronic de segunda geração, torna a direção na cidade muito mais agradável.
Baixa rotação com torque elevado
A GM explicou que o Agile mantém o consagrado motor EconoFlex 1.4L, que desenvolve 102 cavalos a 6000 rpm e 13,5 kgfm de torque a 3200 rpm quando abastecido com Etanol. Oferece 90% do torque máximo disponível de 2.300 a 6200 rpm, ou seja, elevado torque em praticamente toda a faixa de rotação do motor.
Pude constatar que o Agile é um carro econômico. Abastecido com etanol, o carro rodou 389 km durante o teste, consumindo 3/4 do tanque de 54 litros, o que deu uma média em torno de cerca de 10 km por litro.
Dados da GM apresentam níveis de consumo satisfatórios, que condizem com os resultados do teste do Blog: com álcool o consumo indicado na cidade é de 8,4 km/h, na estrada 9,5 km/l e um misto estrada/cidade, 11,2 km/l.
Já com gasolina a montadora aponta 12,1 km/l, na cidade, 13,7 km/l, na estrada e média de 13,7 em trechos mistos.
Agradável à vista
Como na frente, a traseira recebeu novos para-choques e lanternas.
Além disso o compacto conta com novos mostradores, novos grafismos e molduras no painel. Os detalhes de algumas em acabamento cromado deram um bom aspecto ao carro.
Além disso o compacto conta com novos mostradores, novos grafismos e molduras no painel. Os detalhes de algumas em acabamento cromado deram um bom aspecto ao carro.
Complementando as mudanças de acabamento interno os bancos e painéis de porta receberam a aplicação de novos tecidos.
Tenho de elogiar também o tipo de saídas do ar condicionado totalmente giratórias que permitem motorista e carona não receber desagradavelmente o vento na cara
A GM revela que o Chevrolet Agile LTZ 2014 está disponível em 10 cores: Branco Summit, Prata Switchblade, Preto, Bege Desert, Vermelho Pepper, Verde Lotus, Cinza Rusk, Azul Infinity, Vermelho Chili. Além destas, estreia a novíssima cor Azul Aquamarine.
Preços
O Agile LTZ é oferecido em quatro versões:
Câmbio Manual, por R$ 44.090,00;
Com câmbio automatizado e palhetas para trocas de marchas esportivo, o valor passa para: R$ 46.590,00;
Effect com câmbio manual: R$ 46.840,00
Effect com câmbio automatizado com palhetas para trocas mais rápidas, atrás do volante: R$ 48.640,00.
Chevrolet Agile LTZ 1.4 econoflex
Modelo: Agile 1.4 Econo.Flex
Carroceria/motorização: Hatchback 5 passageiros, quatro portas, motorização dianteira, tração dianteira
Construção: Aço galvanizado nos painéis exteriores
Fabricação: Rosario, Argentina
Motor
Modelo: N14YF
Disposição: Transversal
Número de cilindros: 4 em linha
Cilindrada (cm 3): 1.389
Diâmetro e Curso (mm): 77,6 x 73,4
Válvulas: SOHC, duas válvulas por cilindro
Injeção eletrônica de combustível: M.P.F.I. (Multi Point Fuel Injection)
Taxa de compressão: 12,4:1
Potência máxima líquida (ABNT NBR 5484 – ISO 1585): Álcool: 102 cv a 6.000 rpm Gasolina: 97 cv a 6.000 rpm
Torque máximo líquido
(ABNT NBR 5484 – ISO 1585): Álcool: 13,5 kgfm (132 Nm) a 3.200 rpm Gasolina: 13,2 kgfm (129 Nm) a 3.200 rpm
Combustível recomendado: Gasolina comum e/ou Álcool hidratado
A GM revela que o Chevrolet Agile LTZ 2014 está disponível em 10 cores: Branco Summit, Prata Switchblade, Preto, Bege Desert, Vermelho Pepper, Verde Lotus, Cinza Rusk, Azul Infinity, Vermelho Chili. Além destas, estreia a novíssima cor Azul Aquamarine.
Preços
O Agile LTZ é oferecido em quatro versões:
Câmbio Manual, por R$ 44.090,00;
Com câmbio automatizado e palhetas para trocas de marchas esportivo, o valor passa para: R$ 46.590,00;
Effect com câmbio manual: R$ 46.840,00
Effect com câmbio automatizado com palhetas para trocas mais rápidas, atrás do volante: R$ 48.640,00.
Especificações Técnicas
Modelo: Agile 1.4 Econo.Flex
Carroceria/motorização: Hatchback 5 passageiros, quatro portas, motorização dianteira, tração dianteira
Construção: Aço galvanizado nos painéis exteriores
Fabricação: Rosario, Argentina
Motor
Modelo: N14YF
Disposição: Transversal
Número de cilindros: 4 em linha
Cilindrada (cm 3): 1.389
Diâmetro e Curso (mm): 77,6 x 73,4
Válvulas: SOHC, duas válvulas por cilindro
Injeção eletrônica de combustível: M.P.F.I. (Multi Point Fuel Injection)
Taxa de compressão: 12,4:1
Potência máxima líquida (ABNT NBR 5484 – ISO 1585): Álcool: 102 cv a 6.000 rpm Gasolina: 97 cv a 6.000 rpm
Torque máximo líquido
(ABNT NBR 5484 – ISO 1585): Álcool: 13,5 kgfm (132 Nm) a 3.200 rpm Gasolina: 13,2 kgfm (129 Nm) a 3.200 rpm
Combustível recomendado: Gasolina comum e/ou Álcool hidratado
Rotação máxima do motor (rpm): 6.300
Bateria: 12V, 42 Ah
Alternador: 60 A (90 A com ar-condicionado)
Consumo NBR 7024 (km/l)
Cidade Estrada Média
Gasolina: 12,1 16,2 13,7
Álcool: 8,4 11,2 9,5
Transmissão
Modelo: F15-5 CR manual de cinco velocidades sincronizadas à frente
Transmissão
Modelo: F15-5 CR manual de cinco velocidades sincronizadas à frente
Relação de marchas:
Primeira: 3,73:1
Segunda: 2,14:1
Terceira: 1,41:1
Quarta: 1,12:1
Quinta: 0,89:1
Ré: 3,31:1
Diferencial: 3,94:1
Chassis/suspensão
Dianteira: Independente McPherson, molas helicoidais, amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados a gás, barra estabilizadora.
Primeira: 3,73:1
Segunda: 2,14:1
Terceira: 1,41:1
Quarta: 1,12:1
Quinta: 0,89:1
Ré: 3,31:1
Diferencial: 3,94:1
Chassis/suspensão
Dianteira: Independente McPherson, molas helicoidais, amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados a gás, barra estabilizadora.
Traseira: Semi-independente com braços oscilantes, molas tipo barril com diâmetro variável, amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados a gás
Direção: Hidráulica, pinhão e cremalheira
Direção redução: 16:1
Direção número de voltas
(batente a batente): 2,77
Diâmetro de giro (m): 10,65
Freios
Tipo: Discos ventilados dianteiros, tambor traseiro
Disco diâmetro x espessura (mm): Dianteiro: 236 x 20; traseiro 200 x 20
Rodas/Pneus
Direção redução: 16:1
Direção número de voltas
(batente a batente): 2,77
Diâmetro de giro (m): 10,65
Freios
Tipo: Discos ventilados dianteiros, tambor traseiro
Disco diâmetro x espessura (mm): Dianteiro: 236 x 20; traseiro 200 x 20
Rodas/Pneus
Pneus: 185/60R15
Dimensões
Distância entre eixos (mm): 2.543
Comprimento total (mm): 3.996
Largura carroceria (mm): 1.683
Largura total (mm): 1.939
Altura (mm): 1.474
Bitola (mm): 1.435
Altura mínima do solo (mm): 160
Peso em ordem de marcha (kg): 1.032 (1.075 com ar-condicionado)
Distribuição de peso (% dianteira/traseira): 60/40 (61/39 com ar-condicionado)
Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx): 0,371.
Capacidades
Porta-malas (litros): 327
Carga útil (kg): 425
Tanque de combustível (litros): 54
Óleo do motor (litros): 3,25 (3,5 com o filtro)
Sistema de refrigeração (litros): 5,5
Sistema de partida a frio (litros): 0,5
Desempenho
Velocidade máxima (km/h): Álcool: 166 Gasolina: 165
Desempenho
Velocidade máxima (km/h): Álcool: 166 Gasolina: 165
Aceleração 0 a 100 km/h: Álcool: 12s5 Gasolina: 13s
Equipamentos de série LTZ:
§ Rodas aro 15 polegadas de alumínio
§ Direção hidráulica
§ Banco do motorista com ajuste de altura
§ Sistema de ventilação com ar quente
§ Computador de bordo
§ Piloto automático
§ CD/MP3 com Bluetooth ®, USB e Auxiliar In/Input
§ Travas elétricas nas portas
§ Vidros elétricos dianteiros e traseiros
§ Alarme
§ Coluna de direção com ajuste de altura
§ Banco dianteiro do passageiro com encosto reclinável
§ Ar-condicionado
§ Airbag duplo
§ Freios ABS
§ Vidros traseiros com acionamento elétrico e
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