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segunda-feira, 3 de março de 2014

VOLKSWAGEN APRESENTA NO SALÃO DE GENEBRA O GOLF GTE QUE COMEÇARÁ A VENDER NA EUROPA NO SEGUNDO SEMESTRE DESTE ANO. ESTE HÍBRIDO TEM AUTONOMIA DE 939 KM, VAI DE 0 A 100 KM/H EM 7,6 SEGUNDOS E ATINGE OS 222 KM/H. A VW ESTÁ DE PARABÉNS. O QUE SE TEM DE QUESTIONAR É A OMISSÃO DO GOVERNO E DO CONGRESSO DO BRASIL PARA OS CARROS ELÉTRICOS E HÍBRIDOS. QUANDO TEREMOS UMA POLÍTICA DEFINIDA PARA OS CARROS NÃO POLUENTES - QUE CADA VEZ MAIS AVANÇA NO MUNDO E O NOSSO PAÍS ENGATINHA IRRESPONSAVELMENTE?

Novo híbrido plug-in reúne sustentabilidade e desempenho.
O novo híbrido plug-in Golf GTE, que a Volkswagen apresentará no Salão Internacional de Genebra (de 4 a 16 de março de 2014) é a quinta opção de motorização oferecida para o Golf, juntando-se às versões a gasolina, diesel, gás natural comprimido e totalmente elétrica. 
Segundo a norma NEDC, o Golf GTE pode rodar 100 km com 1,5 litro de combustível (66,66 km/l) e tem autonomia, em modo totalmente elétrico, de até 50 quilômetros. A autonomia total chega a até 939 quilômetros.
GTI, GTD, GTE.

A designação Golf GTE está alinhada com as siglas GTI e GTD - dois ícones esportivos da linha Golf.
A Volkswagen é a primeira fabricante de automóveis no mundo a oferecer uma linha de modelos com uma gama completa de trens de força, convencionais e alternativos. 

Em 1976, o primeiro GTI gerou a expressão "hot hatch" e, atualmente, é o compacto esportivo de maior sucesso em todo o mundo.

O "I" em seu nome refere-se à injeção eletrônica de combustível, enquanto o "D" em GTD, apresentado pela primeira vez em 1982, remete à injeção de diesel.

As duas últimas versões desses dois modelos esportivos do Golf foram apresentadas em 2013.





A Volkswagen agora acaba de transferir sua filosofia reativa a carros compactos esportivos a um terceiro modelo - o Golf GTE.

O novo Golf GTE tem dois motores: um 1,4 litro turbo com 150 cv e injeção direta TSI e um motor elétrico com 75 kW / 102 cv. Eles se combinam para oferecer uma potência declarada de 150 kW / 204 cv.

Se o motor elétrico for a única fonte de força de propulsão, o Golf GTE pode atingir velocidades de até 130 km/h.

Quando toda a potência do sistema é utilizada, o GTE vai de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos, atingindo uma velocidade máxima de 222 km/h nas autoestradas alemãs e em pistas de corrida.

Ainda mais significativo é o potencial de propulsão superior do Golf GTE, obtido graças à aliança de um motor a gasolina com um motor elétrico, que produz um torque máximo de 350 Nm. Este valor coloca o primeiro GTE à frente de outros modelos híbridos plug-in.


Apesar de sua potência e torque, o Golf GTE é um dos carros mais eficientes do mundo em termos energéticos.

O motorista que costuma rodar principalmente em trechos curtos, pode andar totalmente sem emissões, usando apenas eletricidade, por dias, semanas ou meses.

A bateria demora cerca de três horas e meia para carregar completamente em uma tomada de corrente convencional.

Se a bateria for carregada através de uma caixa especial ou numa estação de recarga pública, o tempo de carga é reduzido para aproximadamente duas horas e meia.

Graças às opções de controle do Golf GTE, o motorista pode garantir que, mesmo ao percorrer longos percursos, nas áreas urbanas apenas o motor elétrico seja utilizado.


MQB - A revolução do automóvel
A variedade de produtos na linha Golf - TSI (incluindo o GTI), TDI (incluindo o GTD), TGI (movido a gás natural comprimido), e-Golf e Golf GTE - é possível graças à adoção da arquitetura modular transversal, conhecida pela sigla MQB.

A tecnologia de plataforma modular, utilizada pela primeira vez no atual Golf, em 2012, é considerada uma revolução na área automotiva.

Os engenheiros da Volkswagen criaram as bases para que um modelo de grande produção, como o Golf, aceitasse todos os tipos de propulsão.

Isto explica como os modelos do Golf movidos a gasolina, diesel, gás natural, eletricidade e híbrido podem ser produzidos de para-choque a para-choque nas mesmas fábricas da Volkswagen.

Assim que o desenvolvimento técnico possibilite, o primeiro Golf com célula de combustível a hidrogênio passará a fazer parte da linha.


Sistema híbrido plug-in do Golf GTE
Conforme mencionado, o novo Golf GTE é movimentado por um motor turbo TSI de 110 kW / 150 cv com injeção direta de gasolina e um motor elétrico de 75 kW / 102 cv. Trabalhando em conjunto, os dois motores geram 150 kW / 204 cv.

O motor elétrico recebe energia de uma bateria de íons de lítio de alta voltagem com arrefecimento líquido de 8,8 kWh, que pode ser carregada por meio de um soquete localizado atrás do logotipo VW na grade do radiador.

A bateria pesa 120 quilogramas, aproximadamente oito por cento dos 1.524 quilos de peso líquido do carro.

O GTE tem uma transmissão automática DSG de dupla embreagem com seis marchas, que foi desenvolvida especificamente para veículos híbridos - a Volkswagen integrou o motor elétrico à caixa da transmissão.

O sistema híbrido inclui ainda componentes eletrônicos de força (que convertem a corrente contínua da bateria em corrente alternada para movimentar o motor) e um carregador.

Um servo-freio eletromecânico e um compressor elétrico garantem a operação otimizada e energeticamente eficiente dos freios e ar-condicionado, especialmente quando o GTE for usado em modo "e".


Um carro elétrico ao toque de botão
O Golf GTE pode ser utilizado em vários modos, que receberam nomes intuitivos.

O motorista pode, por exemplo, acionar um botão para entrar no modo "e", que torna o Golf GTE um veículo totalmente livre de emissões.

O condutor também pode usar o botão para trocar para o modo "GTE", que ativa o lado esportivo do novo Golf.

Design e equipamentos
O Golf GTE dispõe de um sistema híbrido plug-in pioneiro, ambientalmente amigável e esportivo.

Tudo isto combinado com uma suspensão que oferece igualmente uma dirigibilidade esportiva como um alto nível de conforto.


Exterior

A equipe do Chefe de Design da Volkswagen, Klaus Bischoff, criou um visual que une a simbologia do GTI com a do e-Golf, criando assim uma identidade inconfundível.

Klaus Bischoff explica as diferenças: "A presença da propulsão elétrica é expressada visualmente pela assinatura em C criada pelas luzes de circulação diurnas do Golf GTE. Enquanto isso, todos os outros elementos de design dianteiros remetem ao GTI."

Nos lugares onde no GTI domina a cor vermelha, no GTE é utilizado o azul. "Uma barra transversal no radiador, entre os faróis, acentua a esportividade dentro do contexto de mobilidade elétrica da Volkswagen", continua Bischoff.

Como o e-Golf, o Golf GTE com quatro portas será lançado com faróis duplos de LEDs de série.

As lanternas direcionais, luzes de estacionamento e a luz de placa escurecida também utilizam tecnologia LED.

Saias laterais e um defletor na borda do teto criam paralelos adicionais com o GTI e GTD. Enquanto isso, as rodas de liga leve aerodinâmicas de 16 (de série), 17 e 18 polegadas, foram criadas especialmente para o GTE.

Interior
Como do lado de fora, o interior esportivo do Golf GTE revela uma clara relação com seus dois outros companheiros da série GT.

Apesar disso, como no exterior do carro, os toques vermelhos do interior também foram convertidos para o azul.

Klaus Bischoff afirma: "A cor azul, característica da Volkswagen e-mobility, cria contrastes atraentes nos bancos do carro, costuras decorativas e materiais do design. Mais ainda, a iluminação ambiente azulada cria uma ligação visual com o mundo da mobilidade elétrica."

As costuras decorativas azul-claro no volante revestido de couro, nas bordas dos tapetes, bancos e na empunhadura do câmbio combinam perfeitamente com as características exteriores do Golf GTE.

Instrumentos e mostradores específicos



Touchscreen
Todos os modelos do Golf são equipados com uma tela sensível ao toque. No caso do Golf GTE, o sistema de rádio "Composition Media", com tela de 6,5 polegadas, é standard.

O sistema de radionavegação "Discover Pro" é oferecido como opção. No GTE, as duas unidades estão equipadas com muitas funções adicionais.

Elas incluem um "monitor de autonomia", um "mostrador de fluxo de energia", "estatísticas de emissão zero", "e-manager" (gerenciamento energético) e, juntamente com o sistema de navegação opcional, o "alcance 360º".

Todos os proprietários do Golf GTE podem, também, baixar gratuitamente o aplicativo "Volkswagen Car-Net e-Remote" para seus smartfones e utilizá-lo para controlar funções e acessar informações.

Monitor de autonomia
Mostra a autonomia elétrica momentânea do GTE, assim como a possível autonomia adicional em potencial através da desativação de itens auxiliares que consomem eletricidade.

Mostrador de fluxo de energia
Apresenta o fluxo de energia na aceleração (flechas azuis) e nas frenagens ou em desaceleração (flechas verdes) como gráficos animados.
e-manager: pode programar atém três horários de partida e carga.

Assim, o Golf GTE assegura a temperatura escolhida e o estado de carga da bateria para um momento determinado.

Paralelo a isto, o aquecimento ou refrigeração do interior podem ser ativados pela utilização do ar-condicionado standard durante a operação de carga da bateria.

Desta forma, o ar-condicionado não influencia no processo de carga da bateria, aumentado assim a autonomia com eletricidade.

Alcance 360º
O raio de autonomia momentâneo em modo "e" é mostrado em 360 graus sobre o mapa local.

A área interna mostra o alcance para uma viagem de ida e volta, enquanto a área externa indica a autonomia para um percurso em sentido único.

Estações de carga podem ser mostradas e incorporadas ao roteiro escolhido como paradas intermediárias.

Car-Net e-Remote
Utilizando o aplicativo "Volkswagen Car e-Remote" também é possível executar várias dessas opções e receber informações através de telefones celulares ou pelo web site Car-Net.

O aplicativo pode programar em detalhes a hora da partida, o ar-condicionado, a carga da bateria, acessar os dados do veículo e seu status.

Medidor de energia
O medidor de energia suplementa o conta-giros no lado esquerdo do painel de instrumentos.

Ele mostra quanta energia do sistema está sendo utilizada no momento ou a intensidade da regeneração da bateria.


O velocímetro foi mantido do lado direito. O mostrador colorido que fica posicionado entre o medidor de energia e o velocímetro (display multifuncional "Plus") também mostra permanentemente a autonomia com uso apenas de eletricidade e o modo de operação utilizado no momento.

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