Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

quarta-feira, 19 de março de 2014

GRUPO BMW INICIA 2014 COM GRANDE CONFIANÇA NO DESEMPENHO EM 2014. O LANÇAMENTO DE 16 NOVOS MODELOS DE AUTOMÓVEIS E MOTOCICLETAS E A REVISÃO DE OUTROS SERÃO ALAVANCARÁ AS VENDAS EM TODO O MUNDO. NORBERT REITHOFER, PRESIDENTE DO CONSELHO ADMINISTRATIVO DO GRUPO DISSE NA COLETIVA DE IMPRENSA, HOJE (19/3) EM MUNIQUE: "AGUARDAMOS CONSIDERÁVEL AUMENTO NO LUCRO", ESTE ANO.


São Paulo, 19 de março de 2014 O BMW Group pode olhar com confiança
para o exercício financeiro em curso. O lucro antes dos impostos do Grupo e o volume de vendas também têm previsão de aumento para novos níveis.

“Desejamos conquistar um considerável aumento no volume de vendas em 2014, o que nos levará a uma nova máxima histórica de mais de dois milhões de veículos”, ressaltou Norbert Reithofer, presidente do Conselho Administrativo da BMW AG na Coletiva de Imprensa de Demonstração Contábil Anual, nesta quarta-feira, em Munique.

O crescimento planejado no volume de vendas também deve refletir o lucro antes dos impostos do grupo (2013: € 7.913 milhões): “Aguardamos considerável aumento no lucro antes dos impostos do grupo este ano, apesar das atuais condições de volatilidade nos negócios”, continua Reithofer. 

O ritmo no qual os rendimentos aumentam, no entanto, será afetado pelos elevados níveis de gastos com as novas tecnologias e crescentes despesas com pessoal.

Apesar de níveis substanciais de investimento em novas tecnologias, o segmento automotivo novamente se esforçará em 2014 para alcançar uma margem EBIT dentro da faixa de 8 a 10% (2013: 9,4%). 



O impulso também virá de 16 novos modelos e modelos revistos que o BMW Group planeja lançar este ano.

Apesar das desafiantes condições no mercado internacional de motocicletas, as vendas do segmento de motocicletas têm previsão de ligeira alta em relação ao ano passado (2013: 115.215 unidades), não ao menos devido à contribuição das novas motocicletas apresentadas nas exposições deste outono europeu (a R nineT, S 1000 R, R 1200 RT, R 1200 GS Adventure e a K 1600 GTL Exclusive).

segmento de Serviços Financeiros  também espera permanecer em pleno crescimento em 2014. Como consequência de investimentos voltados ao crescimento, o retorno no patrimônio próprio tem probabilidade de uma leve queda (2013: 20,2%), mais mesmo assim ultrapassa o nível mínimo exigido pelo BMW Group de 18%.

A previsão para este ano tem base na premissa de que as condições políticas e econômicas permaneçam estáveis em 2014.



BMW Group lança valores recordes em 2013 pelo quarto ano consecutivo
O BMW Group deu continuidade ao bom desempenho durante o ano passado dentro de um ambiente econômico mundial desafiador e manteve com sucesso sua posição de líder mundial como fabricante do segmento premium.

“Registramos o mais elevado volume de vendas e valores de lucro do grupo em 2013 e atingimos todas as metas definidas para todo o ano”, revela Reithofer.

As receitas do BMW Group para 2013 totalizaram € 76.058 milhões (2012: € 76.848 milhões; -1,0%) e tiverem ligeira queda em relação ao ano anterior, com a diferença devido a evoluções da taxa de câmbio. 



O lucro líquido do Group antes dos impostos (EBT) aumentou em 1,4% para uma nova alta de € 7.913 milhões (2012: € 7.803 milhões), apesar do crescente investimento em novas tecnologias, maior concorrência e custos mais elevados de pessoal. 

O lucro líquido do BMW Group subiu para 4,5%, chegando a € 5.340 milhões (2012: € 5.111 milhões), também novo valor recorde para a companhia.

Despesas de capital aumentaram ano a ano em 27,6% chegando a € 6.687 milhões (2012: € 5.240 milhões), gerando uma taxa de despesas de capital de 8,8%. 

O foco principal em 2013 foi o investimento em produção para inicialização da produção de novos produtos (incluindo o BMW 2 Series Active Tourer) e investimentos na infraestrutura para possibilitar maior crescimento.



As despesas com pesquisa e desenvolvimento subiram 21,3% chegando a € 4.792 milhões (2012: € 3.952 milhões), e como resultado a taxa de pesquisa e desenvolvimento subiu para 6,3% (2012: 5,1%). 

Importantes áreas de investimento foram a renovação e expansão da série de produtos, tecnologias de propulsão alternativas, construção leve e conectividade para os veículos.

O BMW Group aumentou as entregas de produtos aos clientes em 6,4% chegando a 1.963.798 unidades (2012: 1.845.186 unidades), com todas as marcas registrando altas históricas.



Dividendo recorde proposto de € 2,60 por ação ordinária
A BMW AG está comprometida a dividir seu sucesso com seus acionistas. O Conselho Administrativo e o Conselho Fiscal irão propor aos acionistas na Assembléia Geral Anual em 15 de maio de 2014 que os dividendos sejam aumentados para um novo e mais elevado nível de € 2,60 (2012: € 2,50) por ação ordinária e € 2,62 (2012: € 2,52) por ação preferencial. Com base nestes valores, a distribuição total irá aumentar para € 1.707 milhão (2012: € 1.640 milhão). A taxa de dividendo permanece inalterada em 32,0% e está dentro da meta do BMW Group de 30 a 40%.

Segmento de Automóveis: margem EBIT a 9,4% em 2013
As receitas do segmento de Automóveis subiram 0,6% chegando a € 70.629 milhões (2012: € 70.208). Influenciado pelos fatores acima mencionados – altos gastos com novas tecnologias, crescimento da variedade de produtos e custos de lançamento no mercado, assim como o aumento da concorrência – o EBIT diminuiu para € 6.657 milhões (2012: € 7.599 milhões; -12,4%). 

margem do EBIT ficou em 9,4% e foi assim na segunda metade da meta entre 8 e 10%. O lucro antes dos impostos no segmento totalizou € 6.561 milhões (2012: € 7.170 milhões; -8,5%).

A marca BMW manteve a liderança no segmento premium em 2013, com o volume de vendas mundiais subindo 7,5% chegando a 1.655.138 unidades (2012: 1.540.085 unidades). 

O BMW X1 assim como o BMW Série 3, 5, e 6 todos afirmaram suas posições como líderes de mercado em seus próprios segmentos.



Foi registrado crescimento sólido novamente para o BMW X1, com volume de venda subindo 9,2%, chegando a 161.353 unidades (2012: 147.776 unidades). 



O BMW X3 teve bom desempenho novamente e registrou recorde de 5,0%, atingindo 157.303 unidades (2012: 149.853 unidades). 



As vendas do BMW X5 caíram levemente em comparação ao ano anterior, com 107.231 unidades (2012: 108.544 unidades; -1,2%), apesar as alterações no modelo (o BMW X5 está disponível desde meados de novembro).


O BMW Série 3 permaneceu a fonte principal de crescimento em 2013, com vendas aumentando 23,0%, chegando a 500.332 unidades (2012: 406.752 unidades). 

A história de sucesso do BMW Série 5 continuou por todo o período de doze meses, durante o qual 366.992 unidades (2012: 359.016 unidades; +2,2%) foram vendidas. 

O BMW Série 6 também conseguiu progredir consideravelmente, com aumento de vendas em 19,4%, chegando a 27.687 unidades (2012: 23.193 unidades).



Do mesmo modo, a marca MINI estabeleceu novo recorde de volume de vendas em 2013, com vendas mundiais subindo 1,2%, atingindo 305.030 unidades (2012: 301.526 unidades). 



A nova geração do MINI fará sua aparição nos showrooms europeus a partir da primavera de 2014. 

O MINI Hatch, no final da vida útil do modelo, ainda conseguiu atingir um volume de vendas de 128.498 unidades no ano passado (2012: 131.569 unidades;-2,3%). 



As vendas do MINI Countryman ficaram aproximadamente no mesmo nível do ano passado, com um total de 101.897 unidades vendidas (2012: 102.271 unidades; -0,4%). 

No período desde seu lançamento em meados de março até o final de 2013, o MINI Paceman alcançou um volume de vendas de 14.687 unidades.



Rolls-Royce Motor Cars permaneceu líder no mercado no segmento “ultra-luxury” em 2013 e, com a venda de 3.630 unidades (2012: 3.575 unidades; +1,5%), alcançou um novo recorde de volume de vendas pelo quarto ano consecutivo.

BMW Group registrou aumento no volume de vendas em quase todos os continentes no ano passado. 

“A estratégia de vendas do BMW Group é voltada no sentido de alcançar uma distribuição uniformemente equilibrada de vendas mundiais nas três regiões principais do mundo para evitar a dependência excessiva de qualquer mercado único”, comentou Reithofer.



Com 859.546 unidades, as vendas na Europa – a maior região de vendas do BMW Group – ficaram quase no mesmo nível do ano anterior, apesar das condições adversas de negócios em alguns países (-0,7%).

Pela primeira vez, o número de veículos vendidos pelo BMW Group na Ásia  ultrapassou a marca de meio milhão. 

As vendas na região cresceram 17,3% chegando a 578.678 unidades, auxiliadas por um aumento de 19,7% no território Chinês atingindo 391.713 unidades.

O BMW Group continuou o bom desempenho na região das Américas, com as entregas aos clientes aumentando 9,0% chegando a 463.822 unidades, incluindo 376.636 unidades vendidas nos EUA (+8,1%).



O segmento de Motocicletas também estabelece novo recorde de volume de vendas
Volume de vendas, receitas e ganhos do segmento de Motocicletas cresceram em 2013.

As receitas aumentaram 0,9% para € 1.504 milhão (2012: € 1.490 milhão). O EBIT subiu para € 79 milhões (2012: € 9 milhões) e lucros antes dos impostos para € 76 milhões (2012: € 6 milhões). 

Os ganhos do segmento em 2012 foram impactados pelos gastos incorridos no realinhamento do negócio de motocicletas. 



Apesar das condições desafiadoras do mercado, um novo recorde do volume de vendas foi estabelecido em 2013, com o número de motocicletas BMW entregues aos clientes alcançando um novo nível de 115.215 unidades (2012: 106.358 unidades; +8,3%).

Avanços feitos pelo segmento de Serviços Financeiros
O segmento de Serviços Financeiros continuou seu bom desempenho durante o ano passado. 

As receitas aumentaram 1,7% chegando a € 19.874 milhões (2012: € 19.550 milhões). Os lucros antes dos impostos totalizaram € 1.639 milhão (2012: € 1.561 milhão), 5,0% acima do ano anterior.

O número de novos contratos dentro das linhas de negócios de financiamento e leasing cresceu a nível mundial 9,7% com 1.471.385 contratos (2012: 1.341.296 contratos). 

O portfólio de contratos de leasing e financiamento em vigor com concessionárias e clientes de varejo, em 31 de dezembro de 2013, subiu 7,4% chegando a um total de 4.130.002 contratos (2012: 3.846.364 contratos).



Aumento no tamanho da força de trabalho – número recorde de aprendizes
Em 2013, o BMW Group treinou mais jovens do que nunca, empregando um total de 4.445aprendizes em todo o mundo. 

Reithofer comenta: “Consideramos o treinamento como um investimento no futuro da empresa e da sociedade”.

O tamanho da força de trabalho aumentou 4,2% em 2013, refletindo tanto o crescimento dinâmico nos volumes de negócios como no ritmo acelerado das inovações. 

No final do período analisado, o BMW Group possuía uma força de trabalho a nível mundial de 110.351 colaboradores (31 de dezembro de 2012: 105.876 colaboradores). 

O aumento é devido à necessidade de crescimento de engenheiros e trabalhadores qualificados para poder, por um lado, manter o ritmo com a continuada e forte demanda e, por outro, avançar com as inovações e desenvolver novas tecnologias.

O BMW Group no quarto trimestre de 2013
As receitas do BMW Group no último trimestre de 2013 totalizaram € 20.210 milhões e assim ficaram ligeiramente abaixo do valor do ano anterior (2012: € 20.536 milhões; -1.6%). 

EBIT para o período de três meses aumentou 4,2%, chegando a € 1.951 milhão (2012: € 1.872 milhão), enquanto o lucro antes dos impostos subiu 7,3% para € 1.889 milhão (2012: € 1.760 milhão). 

O lucro após os impostos melhorou 9,5%, atingindo € 1.306 milhões (2012: € 1.193 milhão). 



O número total de veículos das marcas BMW, MINI e Rolls-Royce entregues aos clientes no período de outubro a dezembro cresceu 3,5%, com 527.620 unidades (2012: 509.684 unidades).

As receitas no segmento automotivo no quarto trimestre ficaram praticamente inalteradas com € 19.325 milhões (2012: € 19.496 milhões;  0,9%). 

EBIT totalizou € 1.770 milhão (2012: € 2.054 milhões; -13,8%) e lucro antes dos impostos chegou a € 1.766 milhão (2012: € 1.899 milhão; -7,0%). A margem do EBIT chegou a 9,2%.

As receitas do segmento de Motocicletas  no quarto trimestre totalizaram € 269 milhões (2012: € 274 milhões; -1,8%). 



O segmento apresenta um EBIT negativo de € 14 milhões (2012: negativo € 73 milhões) e uma perda antes dos impostos de € 14 milhões (2014: perda de € 74 milhões).

As receitas do segmento de Serviços Financeiros aumentaram 0,5% no trimestre final de 2013, atingindo € 4.992 milhões (2012: € 4.968 milhões). 

EBIT saltou para 25,5%  chegando a € 335 milhões (2012: € 267 milhões) e o lucro antes dos impostos aumentou 19,9%, atingindo € 325 milhões (2012: € 271 milhões).

O B M W Group – visão geral


2013
2012*
Alteração em %
Entregas aos clientes

1.963.798
1.845.186
6,4
Automóveis
Sendo:
BMW
unidades
1.655.138
1.540.085
7,5
MINI

unidades
305.030
301.526
1,2
Rolls-Royce

unidades
3.630
3.575
1,5
Motocicletas

unidades
115.215
106.358
8,3
Força de trabalho1

110.351
105.876
4,2
Receitas

€ milhões
76.058
76.848
-1,0
Sendo:
Automóveis
€ milhões
70.629
70.208
0,6
Motocicletas

€ milhões
1.504
1.490
0,9
Serviços Financeiros

€ milhões
19.874
19.550
1,7
Outras entidades

€ milhões
6
5
20,0
Eliminações

€ milhões
-15.955
-14.405
-10,8
Lucro antes do resultado financeiro

€ milhões
7.986
8.275
-3,5
Sendo:
Automóveis
€ milhões
6.657
7.599
-12,4
Motocicletas

€ milhões
79
9
-
Serviços Financeiros

€ milhões
1.643
1.558
5,5
Outras entidades

€ milhões
44
58
-24,1
Eliminações

€ milhões
-437
-949
54,0
Lucro antes dos impostos

€ milhões
7.913
7.803
1,4
Sendo:
Automóveis
€ milhões
6.561
7.170
-8,5
Motocicletas

€ milhões
76
6
-
Serviços Financeiros

€ milhões
1.639
1.561
5,0
Outras entidades

€ milhões
164
3
-
Eliminações

€ milhões
-527
-937
43,8
Imposto de renda

€ milhões
-2.573
-2.692
4,4
Lucro líquido

€ milhões
5.340
5.111
4,5
Resultado por ação2

8,10/8,12
7,75/7,77
4,5/4,5
Dividendo por ação ordinária/preferencial


2,60/2,62

2,50/2,52

-
* Os valores do ano anterior foram ajustados parcialmente de acordo com a revisão da IAS 19
1   Valores excluem contratos de funcionários inativos, funcionários com acordos de trabalho de meio período para pré-aposentadoria, trabalhando ou não, e trabalhadores com baixos salários.
2  Resultado por ação de ações ordinárias/ações preferenciais.



Sobre o BMW Group 
O BMW Group é um dos fabricantes de automóveis e motocicletas mais bem sucedidos do mundo com suas marcas BMW, MINI e Rolls-Royce. Como uma empresa global, o BMW Group opera 28 instalações de produção e montagem em 13 países e tem uma rede de vendas presente em mais de 140 nações. 

Em 2013, o BMW Group vendeu aproximadamente 1,96 milhão de veículos e 115.215 motocicletas em todo o mundo. O lucro antes dos impostos para o ano contábil de 2013 foi de 7,91 bilhões de euros sobre rendimentos equivalentes a 76,06 bilhões de euros. Em 31 de dezembro de 2013, o BMW Group contava com 110.351 colaboradores. 

O sucesso do BMW Group sempre foi construído com base no pensamento de longo prazo e ação responsável. Assim, a empresa estabeleceu sustentabilidade em toda a sua cadeia de valor, responsabilidade total pelos seus produtos e comprometimento claro com a conservação dos recursos naturais como partes integrantes da sua estratégia.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.