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quarta-feira, 19 de março de 2014

PELO QUARTO ANO CONSECUTIVO, O GRUPO BMW QUEBRA NOVO RECORDE DE VENDAS NO MUNDO. EM 2013, A MARCA REGISTROU UM CRESCIMENTO DE 7,5% NA COMERCIALIZAÇÃO DE SEUS CARROS EM RELAÇÃO A 2012.

"Em 2013 atingimos novas altas no volume de vendas e lucros e assim atingimos as metas que estabelecemos para o ano todo”. o anúncio é de Norbert Reithofer, presidente do Conselho Administrativo da BMW AG, ao comentar o lucro líquido do grupo que subiu 4,5% para o novo valor recorde de € 5.340 milhões, contra € 5.111 milhões, em 2012.

Com seu quarto ano consecutivo de recordes, o forte desempenho do BMW Group continuou durante o ano passado, apesar de um ambiente mundial de desafios para a economia. 


A empresa manteve de maneira bem sucedida sua posição como líder mundial como fabricante do segmento premium.

As receitas do grupo para 2013 totalizaram € 76.058 milhões (2012: € 76.848 milhões; -1,0%) e assim ficaram ligeiramente abaixo do ano anterior, com a diferença devido à evolução da taxa de câmbio. 

O lucro líquido do BMW Group antes dos impostos (EBT) aumentou em 1,4% para uma nova alta de € 7.913 milhões (2012: € 7.803 milhões) apesar do crescente investimento em novas tecnologias, maior concorrência e custos mais elevados de pessoal. 

O BMW Group cresceu no volume de veículos entregues aos clientes em 6,4% chegando a 1.963.798 unidades (2012: 1.845.186 unidades), com as três marcas registrando altas de recordes e atingiu dividendo recorde proposto de € 2,60, por ação ordinária.

O BMW X1, assim como o BMW Série 3, 5, e 6, afirmaram suas posições como líderes de mercado em seus próprios segmentos.

A BMW AG está comprometida em dividir seu sucesso com seus acionistas. O Conselho Administrativo e o Conselho Fiscal irão propor aos acionistas na Assembléia Geral Anual, em 15 de maio de 2014, que os dividendos sejam aumentados para um novo e mais elevado nível de € 2,60 (2012: € 2,50) por ação ordinária e € 2,62 (2012: € 2,52) por ações preferenciais. 

Com base nestes valores, a distribuição total irá aumentar para € 1.707 milhão (2012: € 1.640 milhão). A taxa de dividendo permanece inalterada em 32,0% e está dentro da meta do BMW Group de 30 a 40%.

Segmento de Automóveis: 
margem EBIT a 9,4% em 2013
As receitas do segmento automotivo subiram 0,6%, chegando a € 70.629 milhões (2012: € 70.208). Influenciado pelos fatores acima mencionados – altos gastos com novas tecnologias, crescimento da variedade de produtos e custos de lançamento no mercado, assim como o aumento da concorrência – o EBIT diminuiu para € 6.657 milhões (2012: € 7.599 milhões; -12,4%). 

A margem do EBIT ficou em 9,4% e foi assim na segunda metade da meta entre 8 e 10%. O lucro antes dos impostos no segmento totalizou € 6.561 milhões (2012: € 7.170 milhões; -8,5%).

A marca BMW manteve a pole position no segmento premium em 2013, com o volume de vendas mundiais subindo 7,5%, chegando a 1.655.138 unidades (2012: 1.540.085 unidades). 

Foi registrado crescimento sólido novamente para o BMW X1, com volume de vendas subindo 9,2% chegando a 161.353 unidades (2012: 147.776 unidades). 

O BMW X1, assim como o BMW Série 3, 5, e 6 , afirmaram suas posições como líderes de mercado em seus próprios segmentos.

O BMW X3 teve bom desempenho novamente e registrou recorde de 5,0% atingindo 157.303 unidades (2012: 149.853 unidades). 

As vendas do BMW X5 caíram levemente em comparação ao ano anterior com 107.231 unidades (2012: 108.544 unidades; -1,2%), apesar das alterações no modelo (o BMW X5 está disponível desde meados de novembro).

O BMW Série 3 permaneceu a fonte principal de crescimento em 2013, com vendas aumentando substanciais 23,0%, chegando a 500.332 unidades (2012: 406.752 unidades). 

A história de sucesso do BMW Série 5 continuou por todo o período de 12 meses, durante o qual 366.992 unidades (2012: 359.016 unidades; +2,2%) foram vendidas. 

O BMW Série 6 também conseguiu progredir consideravelmente, com aumento de vendas em 19,4%, chegando a 27.687 unidades (2012: 23.193 unidades).

MINI acumula recordes
Do mesmo modo, a marca MINI estabeleceu novo recorde de volume de vendas em 2013, com vendas mundiais subindo 1,2% atingindo 305.030 unidades (2012: 301.526 unidades). 

A nova geração do MINI fará sua aparição nos showrooms europeus a partir da primavera de 2014. 

O MINI hatch, no final da vida útil do modelo, ainda conseguiu atingir um volume de vendas de 128.498 unidades no ano passado (2012: 131.569 unidades; -2,3%). 

As vendas do MINI Countryman ficaram aproximadamente no mesmo nível do ano passado, com um total de 101.897 unidades vendidas (2012: 102.271 unidades; -0,4%).

A Rolls-Royce Motor Cars permaneceu líder no mercado “ultra-luxury” em 2013 e, com a venda de 3.630 unidades (2012: 3.575 unidades; +1,5%), alcançou um novo recorde de volume de vendas pelo quarto ano consecutivo.

O BMW Group registrou aumento no volume de vendas em quase todos os continentes no ano passado. 

“A estratégia de vendas do BMW Group é voltada no sentido de alcançar uma distribuição uniformemente equilibrada de vendas mundiais nas três regiões principais do mundo para evitar a dependência excessiva de qualquer mercado único”, comentou Reithofer.

Com 859.546 unidades, as vendas na Europa – a maior região de vendas do BMW Group – ficaram quase no mesmo nível do ano anterior, apesar das condições adversas de negócios em alguns países (-0,7%).

Pela primeira vez, o número de veículos vendidos pelo BMW Group na Ásia ultrapassou a marca de meio milhão. 

As vendas na região cresceram 17,3%, chegando a 578.678 unidades auxiliadas por um aumento de 19,7% no território Chinês, atingindo 391.713 unidades.

Nas Américas cresce quase 10% O BMW Group continuou o bom desempenho na região das Américas, com as entregas aos clientes aumentando 9,0%, chegando a 463.822 unidades incluindo 376.636 unidades vendidas nos EUA (+8,1%).

Motocicletas também estabelecem 
novo recorde de volume de vendas
Volume de vendas, receitas e ganhos do segmento de motocicletas cresceram em 2013. 

As receitas aumentaram 0,9% para € 1.504 milhão (2012: € 1.490 milhão). O EBIT subiu para € 79 milhões (2012: € 9 milhões) e lucros antes dos impostos para € 76 milhões (2012: € 6 milhões). 

Os ganhos do segmento em 2012 foram impactados pelos gastos incorridos no realinhamento do negócio de motocicletas. 

Apesar das condições desafiadoras do mercado, um novo recorde do volume de vendas foi estabelecido em 2013, com o número de motocicletas BMW entregues aos clientes alcançando um novo nível de 115.215 unidades (2012: 106.358 unidades; +8,3%).

Avanços feitos pelo 
segmento de BMW Serviços Financeiros
O setor de Serviços Financeiros continuou seu bom desempenho durante o ano passado.

As receitas aumentaram 1,7%, chegando a € 19.874 milhões (2012: € 19.550 milhões).

Os lucros antes dos impostos totalizaram € 1.639 milhão (2012: € 1.561 milhão), 5,0% acima do ano anterior.

O número de novos contratos dentro das linhas de negócios de financiamento e leasing cresceu a nível mundial 9,7% com 1.471.385 contratos (2012: 1.341.296 contratos). 

O portfólio de contratos de leasing e financiamento em vigor com concessionárias e clientes de varejo, em 31 de dezembro de 2013 subiu 7,4%, chegando a um total de 4.130.002 contratos (2012: 3.846.364 contratos).

Aumento no tamanho da força de trabalho – número recorde de aprendizes
Em 2013, o BMW Group treinou mais jovens do que nunca, empregando um total de 4.445aprendizes em todo o mundo. Reithofer comenta: “Consideramos o treinamento como um investimento no futuro da empresa e da sociedade”.

O tamanho da força de trabalho aumentou 4,2% em 2013, refletindo tanto o crescimento dinâmico nos volumes de negócios como no ritmo acelerado das inovações. 

No final do período analisado, o BMW Group possuía uma força de trabalho a nível mundial de 110.351 colaboradores (31 de dezembro de 2012: 105.876 colaboradores). 

O aumento é devido à necessidade de crescimento de engenheiros e trabalhadores qualificados para poder, por um lado, manter o ritmo com a continuada e forte demanda e, por outro, avançar com as inovações e desenvolver novas tecnologias.

O BMW Group no quarto trimestre de 2013
As receitas do B M W Group no último trimestre de 2013 totalizaram € 20.210 milhões e assim ficaram ligeiramente abaixo do valor do ano anterior (2012: € 20.536 milhões; -1.6%). 

O EBIT para o período de três meses aumentou 4,2%, chegando a € 1.951 milhão (2012: € 1.872 milhão), enquanto o lucro antes dos impostos subiu 7,3% para € 1.889 milhão (2012: € 1.760 milhão). 

O lucro após os impostos melhorou 9,5%, atingindo € 1.306 milhões (2012: € 1.193 milhões). 

O número total de veículos das marcas BMW, MINI e Rolls-Royce entregues aos clientes no período de outubro a dezembro cresceu 3,5%, com 527.620 unidades (2012: 509.684 unidades).

As receitas no segmento automotivo no quarto trimestre ficaram praticamente inalteradas com € 19.325 milhões (2012: € 19.496 milhões;

0,9%). O EBIT totalizou € 1.770 milhão (2012: € 2.054 milhões; -13,8%) e lucro antes dos impostos chegou a € 1.766 milhão (2012: € 1.899 milhão; -7,0%). A margem do EBIT chegou a 9,2%.

As receitas do segmento de Motocicletas no quarto trimestre totalizaram € 269 milhões (2012: € 274 milhões; -1,8%). 

O segmento apresenta um EBIT negativo de € 14 milhões (2012: negativo € 73 milhões) e uma perda antes dos impostos de € 14 milhões (2014: perda de € 74 milhões).

As receitas do segmento de Serviços Financeiros aumentaram 0,5% no trimestre final de 2013, atingindo € 4.992 milhões (2012: € 4.968 milhões). 

EBIT saltou para 25,5% chegando a € 335 milhões (2012: € 267 milhões) e o lucro antes dos impostos aumentou 19,9%, atingindo € 325 milhões (2012: € 271 milhões).

B M W Group prevê mais 
crescimento das vendas em 2014
O BMW Group se esforça para aumentar ainda mais o volume de vendas no mundo em 2014. 

“Prevemos mais crescimento no volume de vendas neste ano o que nos trará nova alta recorde. Com isso, devemos ultrapassar o limite de dois milhões de veículos”, declara Reithofer.

Conselho Fiscal
O Conselho Fiscal irá propor na Assembléia Geral Anual que os membros do Conselho Fiscal Franz Haniel, Susanne Klatten, Dr. h.c. Robert W. Lane e Stefan Quandt sejam reeleitos para um mandato de cinco anos cada e Wolfgang Mayrhuber para um mandato de três anos.

Mais informações sobre as Demonstrações Financeira do Group em 2013 e a perspectiva para este ano estarão disponíveis na Coletiva de Imprensa de Demonstração Contábil Anual a ser realizada no dia 19 de março de 2014 em Munique.

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