Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

GENERAL MOTORS ASSUME A SUSTENTABILIDADE COMO UM DE SEUS COMPROMISSOS NO BRASIL E PUBLICA RELATÓRIO PROVANDO O FATO E MOSTRANDO OS RESULTADOS. ENTRE ELES ESTÁ A "FÁBRICA VERDE" QUE CONSTRUIU EM JOINVILLE.


A General Motors do Brasil publicou o “Relatório Anual de Sustentabilidade 2011”, de sua atividade que apresenta avanços na gestão corporativa e das iniciativas voltadas para a área da sustentabilidade. O documento segue as diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI), organização multistakeholder com sede em Amsterdã, Holanda.
“Buscamos aprimorar cada vez mais os processos e a gestão da companhia, que se têm pautado pela transparência e seguem as orientações dos princípios do desenvolvimento sustentável”, destaca Grace Lieblein, presidente da GM do Brasil.
Marcos Munhoz, vice-presidente da empresa, explicou que a publicação é “um documento relevante da empresa que apresenta um balanço das principais realizações e dos avanços obtidos no período de 2010 a 2011, que incluem as iniciativas voltadas para a sustentabilidade, colocadas em prática desde a chegada da GM ao Brasil e que antecedem em muitos casos inclusive a legislação vigente no País”. A empresa completará 88 anos de atividades no Brasil, no dia 26 de janeiro, de 2013.

O lançamento do relatório de sustentabilidade ocorreu em Porto Alegre em uma homenagem ao complexo da GM localizado em Gravataí, no estado gaúcho, a primeira unidade da empresa no País a ser certificada como “aterro zero” (Landfill Free), status alcançado no último mês de setembro, em que 100% dos resíduos industriais são reciclados. Esta foi a 101ª fábrica da GM no mundo a ser certificada como “aterro zero”.


Avanços da GM no Brasil no campo da sustentabilidade
Entre vários avanços retratados pelo relatório destacam-se, por exemplo, no ano passado, o início da construção sustentável da fábrica de motores e cabeçotes, em Joinville (SC), com um investimento superior a R$ 350 milhões. Esta unidade industrial já está produzindo neste segundo semestre de 2012 e será inaugurada oficialmente nos próximos meses.

Ainda em 2011 a empresa criou o Comitê de Sustentabilidade para nortear todas as ações no campo da sustentabilidade e as unidades de Gravataí (RS) e São José dos Campos (SP) receberam do Wildlife Habitat Council (WHC) uma certificação inédita pela preservação de áreas verdes e ações voltadas à educação ambiental.

Outro destaque foi o Projeto Chevrolet Flexpedition 2010, um passeio pela GM do Futuro, que inclusive venceu o 17.o Prêmio de Mérito Ambiental da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – FIESP -, na categoria de médias e grandes empresas, e também o Prêmio Top Ambiental da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB).

Nos anos anteriores, a GM construiu o CT20 no Centro Tecnológico em São Caetano do Sul (SP), com base no conceito green building (construção sustentável). Em 2000 a empresa tornou-se uma das primeiras empresas no Brasil a receber a certificação ISO 14001 para todas as unidades no país. E, nos anos 50 do século passado, a GM foi uma das pioneiras, no setor automotivo brasileiro, na instalação de Estações de Tratamentos de Efluentes (ETEs) sanitários nas fábricas de São Caetano do Sul e São José dos Campos.

GM é referência global em sustentabilidade
Em linhas gerais, todas as unidades fabris da GM no mundo reciclam ou reutilizam mais de 90% dos resíduos que geram. 


Na prática, ela atua em duas frentes para reduzir o impacto ambiental de suas operações: primeiro, busca a redução do desperdício. Somado a isso, desenvolve ações que visem à reciclagem e à reutilização dos materiais. E os números comprovam os resultados.

Somente em 2011, a empresa reciclou ou reutilizou 2.6 milhões de toneladas de materiais em todas as suas fábricas no mundo. Esse montante é equivalente a mais que 38 milhões de sacolas de lixo, ou ainda, a um mês de todo o lixo gerado por cada pessoa que vive na cidade de Nova York.

Em seu primeiro relatório de sustentabilidade como uma nova empresa, a GM se comprometeu a tornar 25 de suas operações Landfill Free, além de reduzir o desperdício total de seus resíduos gerados no mundo todo em 10% até 2020. Desde 1997, este índice já foi reduzido em 47%.

Em 2011, a GM reduziu em 5% o resíduo gerado por carro fabricado em todas as suas unidades de manufatura. Os esforços em reciclagem e reutilização de materiais evitaram a emissão de 10 milhões de toneladas de CO2 na atmosfera.

O trabalho pioneiro desenvolvido pela GM é auditado pela Two Tomorrows, renomada agência internacional de sustentabilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.