Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

O INSTITUTO RENAULT DIVULGA, HOJE, NO SALÃO DO AUTOMÓVEL DE SÃO PAULO O 2º RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE EM QUE MOSTRA OS IMPACTOS CAUSADOS PELA SUA ATVIDADE E APONTA OS CAMINHOS PARA MELHORAR O SEU DESEMPENHO E ANUNCIA QUE SEGUE A PARTIR DE AGORA AS DIRETRIZES DA ISO 26.000

Educar, transformar, preservar e proteger. Estas são as palavras-chave que definem a atuação do Instituto Renault, que neste mês de outubro comemora dois anos de vida e divulga seu 2º Relatório anual de Sustentabilidade em evento que acontece hoje, dia 31 de outubro, no estande da marca no Salão do Automóvel. 

Desde sua criação em 2010, o Instituto investiu R$ 5,5 milhões em projetos que impactaram mais de 290 mil pessoas e já é referência para seus pares de outros países. A partir de agora, o Instituto Renault também passa a seguir as diretrizes do ISO 26.000, norma internacional que tem por objetivo garantir as melhores práticas em gestão social e meio ambiente.

A publicação anual do Relatório de Sustentabilidade, modelada de acordo com os indicadores GRI – Global Reporting Initiative -, reforça a prática da empresa de medir e divulgar os impactos causados por suas atividades e os caminhos de melhoria de seu desempenho, além de reafirmar o compromisso em crescer por meio de um relacionamento direto e transparente com seus stakeholders: colaboradores, parceiros e comunidades em que atua. 

Desde 2011, o Brasil tornou-se o segundo maior mercado do mundo para o Grupo Renault. A montadora é a que mais cresceu no segmento este ano – até setembro, a marca já registra 36,2% de crescimento em relação a 2011, enquanto o mercado alcançou 5,5% no mesmo período. 


“Essa posição nos leva a buscar ferramentas cada vez mais eficazes para sedimentar uma base sólida de crescimento sustentável capaz de associar rentabilidade à responsabilidade socioambiental”, afirma Olivier Murguet, Presidente da Renault do Brasil e do Instituto Renault. 

A apresentação do Relatório acontece no estande de 2 mil metros quadrados, que nesta edição do Salão do Automóvel terá neutralização de carbono. As emissões de CO2 geradas pelo espaço serão compensadas pela preservação de árvores em uma área de proteção permanente, no Paraná. 

Eixos de atuação

“O progresso das pessoas e da comunidade. Essa é a missão do Instituto”, ressalta Antonio Calcagnotto, Vice-Presidente do Instituto Renault, para quem assegurar o futuro é seguir incrementando planos de ação que envolvem desde qualificação da educação até sustentabilidade ambiental. Essas ações estão contempladas em quatro eixos estratégicos de atuação do Instituto: educação, segurança no trânsito, desenvolvimento social e sustentabilidade ambiental/mobilidade. 

• Educar 

Um dos destaques deste eixo é o Renault Experience, que envolve universitários de diversas áreas do conhecimento como Engenharia, Design e Comunicação. O objetivo é trazer o dia a dia da indústria automobilística para os jovens que hoje estão na faculdade, mas logo estarão no mercado de trabalho. Mais de 25 mil estudantes de universidades de vários estados já participaram da iniciativa. 

O Instituto Renault desenvolve também projetos em educação infantil, fundamental e de ensino profissionalizante que contribuem para a melhoria de indicadores educacionais, principalmente na região de São José dos Pinhais. Alguns exemplos são o Centro de Educação Infantil Árvore dos Sapatos apoiado pela Renault desde 2003 e o lançamento do Centro Municipal de Educação Infantil Renault, previsto para 2013. 

• Transformar - desenvolvimento social e diversidade

O objetivo central do Instituto Renault é melhorar a qualidade de vida das comunidades locais com a criação de oportunidades de desenvolvimento pessoal, profissional, social e também de valorização da mulher. 


A atuação da empresa privilegia iniciativas e parcerias com caráter transformador e duradouro, em vez de ações puramente assistencialistas. Assim, abrem-se oportunidades para jovens que não tinham perspectivas de bons empregos, mulheres que só conheciam o trabalho doméstico e pessoas com deficiência que sentiam dificuldades para ingressar no mercado de trabalho.

A Associação Borda Viva é um forte exemplo de transformação. Parceira do Instituto Renault desde 2010, tornou-se um núcleo de desenvolvimento social para a comunidade do bairro Borda do Campo, em São José dos Pinhais (PR). Lá, crianças, jovens, mulheres e famílias são atendidas com refeições, formação profissional para a geração de renda, atividades socioeducativas e um espaço de convivência. 


Projetos como o Cozinha Comunitária, que deve se tornar autossustentável em 2013, e o Costura Escola são algumas das iniciativas. Em 2011, o Instituto Renault recebeu o Prêmio Zilda Ars em reconhecimento ao trabalho com a Associação Borda Vida.


• Proteger – Segurança no trânsito

A Renault usa seu conhecimento sobre automóveis e normas de segurança para apoiar e criar projetos que ajudem a reduzir o número de acidentes de trânsito. Uma série de ações, principalmente educativas, são estruturadas nas comunidades em que a empresa atua. 


Exemplos disso são o projeto Cine Escola Caravana, voltado para crianças de 6 a 14 anos, e parcerias do Instituto Renault com a Ecovias e o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito). Em 2013 será implementado o projeto O Trânsito & Eu, uma iniciativa para educar e conscientizar as crianças e jovens - que são pedestres, ciclistas e futuros condutores -, sobre segurança e atitudes no trânsito. O projeto já está em fase piloto em São José dos Pinhais e conta com a gestão pedagógica da PUC-PR. 

• Preservar

A Renault investe em mobilidade sustentável, educação ambiental, redução de emissões atmosféricas, reutilização de recursos como água da chuva, gestão de resíduos. A preocupação com o meio ambiente não é nova, vem desde os primeiros passos da construção de sua fábrica no país, em 1996. 


No Complexo Ayrton Senna, onde está a unidade fabril, 60% dos 2,5 milhões de metros quadrados são de mata nativa preservada. Hoje, nenhuma outra montadora no País possui uma área de preservação como essa. 
Além do trabalho de biólogos, engenheiros ambientais e químicos com a meta ambiciosa de buscar soluções para preservar a área, a parceria entre Renault e a UFPR (Universidade Federal do Paraná), monitora espécies da fauna e flora locais. 


Vale destacar também que os resultados conquistados pela Renault na redução de consumo de energia em suas fábricas no Paraná posicionaram a filial como padrão a ser atingido por outras unidades do grupo no mundo.

Projetos para o público interno
Oferecer melhor qualidade de vida ao colaborador e sua família é princípio da política de recursos humanos da Renault. Para que seus mais de seis mil colaboradores diretos cresçam profissional e humanamente, a empresa dispõe de uma série de iniciativas que foram reconhecidas publicamente em 2011 e 2012 pela revista Exame, que classificou a Renault como uma das 150 melhores empresas para trabalhar no Brasil. 


Programas de formação e qualificação, de saúde e segurança do trabalho, de remuneração e benefícios, além de uma comunicação eficiente para fazer circular estratégias e novidades da empresa são prioridade.

Mulheres@Renault
Mais de 50 colaboradoras da Renault se reuniram na última sexta, dia 26, no estande da marca no Salão do Automóvel para uma visita comentada. Elas fazem parte do programa Mulheres@Renault, que também celebra dois anos de vida. 


Grupo transversal formado por colaboradores – incluindo homens – o objetivo é provocar ações e atitudes inovadoras que estimulem a atuação da mulher dentro da companhia e traga mais público feminino a todos os seus departamentos. 

Além de uma palestra sobre a importância da mulher nos negócios da montadora, as colaboradoras foram convidadas a fazer uma visita guiada pelo Salão do Automóvel com o objetivo de identificar novas tendências de mercado.


O programa faz parte da rede mundial Women@Renaut, que conta com mais de 3.300 membros e comunidades locais em 11 países. Esta rede faz parte da estratégia de responsabilidade social da empresa, que tem a promoção da diversidade em todos os setores como um dos seus componentes.

Olivier Murguet, Presidente da Renault, ressalta a importância da diversidade de gênero para a companhia. “No Brasil, um dos eixos de atuação do Instituto Renault é a diversidade, com destaque para ações que estimulam a participação feminina na empresa e na sociedade. Queremos que as mulheres participem de A a Z na vida da empresa, da operação ao board”, afirma.

Referência mundial
A estrutura que o Instituto Renault criou no Brasil tem sido referência para seus pares de outros países onde o grupo mantém a iniciativa. Aqui, além de oferecer apoio aos quatro eixos estratégicos estabelecidos, o Instituto atua também em ações esportivas e culturais para atender demandas locais. 

Outra prática exemplar instaurada no país é um sistema de inscrição virtual de projetos candidatos a investimento e parceria, o que permite uma avaliação mais justa ao criar uma escala qualitativa para enquadramento desses projetos, reduzindo a subjetividade das avaliações.

Outras informações sobre o Instituto Renault: http://www.renault.com.br/mais_renault/instituto-renault/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.