Um “Show Car” que mostrará toda a criatividade do Centro Estilo e da Engenharia da Fiat e ainda máquinas de sonhos de marcas que pertencem ao Grupo Fiat e que são ícones mundiais de desempenho e excelência tecnológica. Além disto, oferecerá muitas ações interativas para o público.
Entre os inúmeros destaques da marca no evento, um dos que mais chamará a atenção será o Fiat 500 Cabrio. Lançado oficialmente na mostra, sairá do Salão direto para as ruas. As vendas do emblemático modelo 500 Cabrio tem previsão de serem iniciadas no final do mês de outubro. Com sua chegada, a gama do Fiat 500 no Brasil passa a contar com seis diferentes versões.
Para reafirmar o sucesso mundial do pequeno carro ― comercializado em mais de 40 países ― a Fiat passa da esportividade para o glamour. Mostrará o Fiat 500 by Gucci, modelo que traz a inigualável elegância e o design que são inerentes aos automóveis Fiat e à grife italiana. O carro foi desenvolvido a partir de uma parceria com a famosa ‘Casa’ Gucci, de onde saem alguns dos mais sofisticados e luxuosos produtos da moda pessoal de todo o mundo.
Mostrando sua capacidade de sempre estar à frente do momento de mercado, a Fiat fará a pré-estreia das Séries Especiais Sublime e Interlagos. Os sedãs Grand Siena e Linea receberão itens de acabamento que serão exclusivos da Série Especial Sublime, remetendo os modelos a um estágio superior quanto ao requinte e sofisticação.
Já a Série Especial Interlagos deriva das versões do Palio Sporting e do Uno Sporting, e deverá estar à venda a partir do final do próximo mês de novembro, quando se realizará mais uma edição do GP do Brasil de Fórmula 1. Ambos os modelos receberão a nova cor Amarelo Interlagos e contarão com itens que acentuarão ainda mais esportividade desses modelos.
Confirmando sua liderança de mercado no segmento off road light, a Fiat mostrará seus modelos da linha Adventure em um espaço dedicado só para eles. Esses carros associam as particularidades de bom comportamento nas ruas das cidades com uma grande capacidade de locomoção em terrenos adversos: Doblò Adventure, Idea Adventure Dualogic, Palio Adventure Dualogic e Strada Adventure Dualogic continuam sua trajetória de sucesso e marcam presença no Salão.
A linha 2013 também estará representada por carros que tiveram suas linhas totalmente renovadas. A Fiat Automóveis produziu uma série de atualizações e evoluções nas suas linhas de veículos Strada, Palio Weekend, Linea, Idea e Freemont. Os modelos, que são sucesso em seus segmentos, receberam recentes soluções de design e novas tecnologias.
Também foram reformuladas suas listas de conteúdos e de opcionais, o que acabou resultando em um reposicionamento dos produtos e acrescentando funcionalidade e atratividade para o consumidor. Complementam a linha o Fiat Punto, que acaba de receber uma grande reformulação, e o Grand Siena, um dos destaques do ano.
Também estarão expostos no Salão o Fiat Idea com o novo câmbio Dualogic Plus e a Série Especial Itália exclusiva para o Novo Uno Vivace quatro portas, que surpreende pelo alto nível de conteúdo adotado e pelo seu custo/benefício. Esses dois modelos acabam de chegar ao mercado.
E mais: dois mitos também integrarão a mostra e trarão emoção aos aficionados por superesportivos. Ferrari e Maserati, duas marcas pertencentes ao Grupo Fiat, terão espaços de destaque no estande da marca italiana com a presença das belas e potentes 458 Spider, produzida pela marca do Cavallino Rampante, e GranCabrio Sport, representante da marca do Tridente. Nesta edição do Salão, somente no espaço Fiat esses carros de sonhos poderão ser apreciados pelo público visitante.
Interatividade
Além dos automóveis, a Fiat também programou inúmeras atrações para os visitantes desta 27ª mostra do Salão. Uma unidade da Rádio Fiat Jovem Pan transmitirá ao vivo do estande da marca uma programação especial para os ouvintes da emissora.
Também estará à disposição dos presentes uma versão do game “Monte Seu Carro”, jogo desenvolvido para divertir e apresentar em detalhes para os seus participantes os produtos da linha Fiat. Três computadores estarão à disposição dos jogadores e funcionarão em tempo integral.
Outro destaque será o game “Eco Drive” que exigirá muita perícia dos participantes na simulação de uma condução mais econômica. Três totens com volantes e pedaleira estarão à disposição dos jogadores, que terão que mostrar quem é o mais competente na arte de economizar combustível e reduzir emissões. Tanto esta ação como a atração “Monte seu Carro” serão transmitidas para um telão de LED, e poderão ser acompanhadas pelos visitantes do estande e transeuntes das proximidades.
Um auditório foi especialmente preparado para recepcionar visitantes que participarão de um Quizz e concorrerão a prêmios. O tema da promoção será o funcionamento do Social Drive ― solução que permite o acesso com as redes sociais para receber notícias dos portais enquanto dirige. Tudo por comando de voz. O Novo Punto foi o primeiro carro a oferecer esse serviço.
Quem acha que ainda é pouco, poderá ser fotografado ao lado de uma coelhinha da Playboy. Um acordo firmado entre a empresa e a revista Playboy será responsável pela presença de duas coelhinhas para tirar fotos com os visitantes. Durante o período de realização do evento, elas estarão presentes por três horas diárias no estande da Fiat. As fotos terão moldura customizada com o logos Fiat e Playboy e poderão ser compartilhadas no Facebook por meio de um iPad.
Lançamento: Fiat 500 Cabrio
O Salão também estará registrando o lançamento do simpático Fiat 500 Cabrio, modelo diretamente derivado da versão Lounge Air, e o primeiro conversível da marca no Brasil. O modelo, como não poderia deixar de ser, ganhou muito em esportividade, mas o conforto também não foi esquecido. O charmoso teto, com duas opções de cores – preto e vermelho, pode ser operado por meio de comandos elétricos e tem três posições diferentes de vão de abertura, que se retrai até a tampa do porta-malas. A ação de abertura ou fechamento pode ser feita com o carro em movimento a uma velocidade de até 80 km/h. Ele também recebeu de série nova identificação nas colunas de portas, novas rodas de liga leve com aro de 15 polegadas e sensores traseiros de estacionamento, que facilitam as manobras.
Com motor 1.4 MultiAir 16 válvulas de 105 cv de potência a 6.250 rpm e torque máximo de 13,6 kgfm a 3.850 rpm, mais câmbio automático de seis marchas, o Fiat 500C chega extremamente bem equipado de fábrica. Além dos itens acima vem com: ABS + EBD, airbag duplo, sidebag, ar-condicionado manual, piloto automático, direção elétrica Dual Drive, auto rádio CD MP3, ESP + ASR e Hill Holder, função Sport, faróis de neblina, vidros e travas com acionamento elétrico, desembaçador dos vidros traseiros, volante em couro com comandos de rádio, telecomando para abertura e fechamento das portas e porta-malas, bancos revestidos em tecido Premium com logo no encosto, apoia-braço central dianteiro, retrovisores externos elétricos com calota cromada, frisos cromados nos para-choques dianteiro e traseiro, banco do motorista com regulagem de altura, faróis com regulagem de altura, entre outros itens.
Opcionalmente, ainda existem dois kits que podem ser acrescentados: Safety e Cabrio. O primeiro, privilegia a segurança dos ocupantes do veículo e conta com airbags adicionais de cortina e joelhos, este último só para o motorista. Já o kit Cabrio inclui: ar-condicionado digital automático, sistema de áudio Bose Premium, retrovisor interno eletrocrômico, Blue & Me, bancos totalmente revestidos em couro e rodas de liga leve 16”.
O Fiat 500 Cabrio estará disponível em três opções de cores para o revestimento interno ― preto, bege/marfim e vermelho/marfim. E para completar, ele terá quatro cores para o seu visual externo: Vermelho Sfrontato (sólida), Cinza Sfrenato e Preto Provocatore (metálicas) e Branco Gioioso (perolizada). No total, são 11 possibilidades de personalização.
Fiat 500 by Gucci: exclusividade
Também será mostrado o sofisticadíssimo 500 by Gucci, que acaba de chegar ao Brasil e é fruto da estreita colaboração entre as duas empresas. O 500 by Gucci alia o detalhamento do trabalho artesanal com uma memorável demonstração de estilo.
Disponível somente na cor branca, o 500 by Gucci foi colorido a partir de uma exclusiva pintura perolizada. Com elementos cromados acetinados no interior, ele apresenta visual final sóbrio e muito sofisticado.
Entre as caracterizações recebidas, destaque para a personalização das rodas de liga leve com 16 polegadas de diâmetro. Elas receberam desenho diferenciado, o inconfundível duplo “G” no seu centro e estão calçadas com pneus de medida 195/45. As pinças de freio traseiras vêm na cor verde Gucci.
A silhueta do carro fica ainda melhor definida e acentuada a partir da faixa verde-vermelho-verde, típica da Gucci, que se desenvolve pelas laterais e pela traseira do 500 by Gucci. O tema da faixa também foi adicionado aos bancos, à alavanca de câmbio, e sobre os tapetes e cintos de segurança. O habitáculo do 500 by Gucci é diferenciado em termos de estilo, mas funcional nos mínimos detalhes: costuras elegantes, materiais exclusivos, cromados acetinados ou polidos, acabamento com aparência aveludada sobre o painel do rádio e couro bicolor com estampa Gucci.
O Fiat 500 by Gucci, como não poderia deixar de ser, oferece um alto nível de equipamentos de série: do ar-condicionado automático, sete airbags (frontais, laterais, de cortina e joelhos), sistema Blue & Me, sensor de estacionamento no para-choque traseiro, rádio com leitor de CD/MP3 e volante em couro que traz os comandos do rádio, além do exclusivo teto solar elétrico Sky Wind.
Série Especial Sublime: futuros lançamentos
Com a Série Especial Sublime a Fiat se aproxima ainda mais da sofisticação e elegância com seus sedãs Grand Siena e Linea. O projeto prevê uma abordagem clássica, elegante, sem perder o aspecto moderno e tecnológico das versões. Esta Série Especial reforça a presença da marca no segmento de luxo, que se mantém em crescimento no mercado nacional.
A Série Especial Sublime oferece ao usuário muito requinte, com acabamento de alto padrão, materiais que agregam exclusividade e que enriquecem o design tanto externo quanto interno. Grand Siena e Linea Sublime são produtos distintos, mas valorizam o bom gosto do consumidor e proporcionam alto valor agregado.
Externamente, o Grand Siena Sublime é derivado da versão Essence — poderá ser equipado com câmbio manual ou Dualogic —, e só chegará na cor exclusiva Branco Kalahari. Ele também contará com frisos cromados escuros e faróis com máscara escura, além de retrovisores externos pintados na cor prata escuro metalizada, adesivos na cor preto brilhante e logotipo com o nome da Série Especial nas portas dianteiras. As soleiras das portas também contarão com adesivo de identificação “Sublime”.
Internamente o sedã passará a incorporar painéis de porta e volante bicolores e nova pintura nas saídas de ar central e laterais. Os bancos serão revestidos em couro e tecido, e todo o painel será marrom com faixa central na cor Bege Savannah. Apoia-braço central para o banco do motorista, forrado de couro na cor marrom, complementará a sofisticação.
Além dos conteúdos estéticos, esta futura Série Especial contará com todos os itens de série da versão Essence mais alguns itens que hoje são opcionais nesta versão, como rádio Connect CD MP3/WMA integrado ao painel com RDS, viva-voz Bluetooth® e entrada USB, retrovisores externos elétricos, além de vidros elétricos traseiros e volante em couro com controles multifuncionais.
A Série Especial Sublime do Fiat Linea também vem da versão Essence (câmbio manual ou Dualogic) e, da mesma forma que o Grand Siena, só estará disponível na cor Branco Kalahari. Internamente receberá bancos forrados em couro Sabbia marrom, apoia-braço central e saída do ar-condicionado para a parte traseira do habitáculo.
Externamente, o Linea Série Especial Sublime pode ser identificado pela cor, pela sigla da Série Especial, que estará também na soleira das portas, e pelas novas rodas de liga leve com aro de 17 polegadas diamantadas e pintadas na cor Grigio Netuno. Receberá ainda, de série, kit de parafusos antifurto e sensores de estacionamento traseiro.
Novo Uno e Novo Palio Interlagos, chegam este ano
A esportividade ficará ainda mais acentuada para o Novo Uno e Novo Palio com a chegada da Série Especial
Interlagos, que marca o Salão do Automóvel e a realização do Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, em novembro, no autódromo de Interlagos, em São Paulo. As versões Interlagos serão produzidas somente a partir do Novo Uno Sporting e do Novo Palio Sporting e Sporting Dualogic.
A Fiat criou um moderno conceito esportivo, que ficará marcado pela nova cor exclusiva Amarelo Interlagos, a única que estará disponível para esta Série Especial. Em contraposição, saltam os detalhes na cor Preto Brilhante nas calotas dos retrovisores, no aerofólio traseiro e nas siglas traseiras, mais rodas de liga leve com pintura exclusiva. O interior dos modelos receberá uma nova decoração específica tanto para o Palio quanto para o Uno, além da aplicação de nova costura amarela no tecido dos bancos e no volante em couro.
Além dos itens citados acima, a Série Especial Interlagos do Novo Uno ganha ainda ar condicionado, banco do motorista com regulagem de altura, quadro de instrumentos com aro cromado, pedaleiras esportivas, terceiro apoio de cabeça no banco traseiro, rádio Connect CD MP3/WMA integrado ao painel com RDS, viva-voz Bluetooth® e entrada USB, mais porta-objeto móvel.
Com esta série especial, o Novo Palio traz ainda teto solar elétrico, comandos de rádio no volante, além de retrovisores externos e vidros com acionamento elétricos.
Show Car: Bravo Xtreme
Como já é característico dentro das participações da Fiat no Salão Internacional do Automóvel, a marca traz mais uma vez um veículo que expressa a criatividade do seu time de engenheiros e designers. É neste tom que a Fiat apresenta o seu mais novo Show Car, o Bravo Xtreme, um carro criado para destacar o design italiano e a esportividade do modelo.
Neste ensaio do Fiat Design Center LATAM, o Bravo Xtreme recebe para-choque dianteiro com uma nova leitura da marca. O tradicional logo da Fiat mais o bigode cromado dão lugar a uma grade maior, sobre a qual é aplicado o famoso logotipo “vintage”, utilizado em modelos como o Fiat Mefistofele, esportivo da marca de 1908. Além disso, ele ganha duas tomadas de ar laterais com LEDS, que aumentam a percepção de largura do carro e a sensação de estabilidade visual. Também traz um spoiler central exclusivo, que visualmente aproxima o carro do asfalto.
Os faróis foram completamente redesenhados e apresentam o que há de mais tecnológico na área de iluminação. LEDS laterais em forma de ogivas envolvem o farol principal. Este formato lembra conceitualmente uma pérola protegida por uma armadura futurista. Na traseira do carro, destaque também para as lanternas com a mesma linha de design dos faróis dianteiros, como se fossem joias iluminadas. Já o para-choque apresenta saídas de ar laterais e um enorme difusor de ar. Um aerofólio traseiro e minissaias laterais completam o visual dinâmico do carro.
O interior do Bravo Xtreme segue em harmonia com o design externo, sendo um tributo aos veículos superesportivos italianos. O conceito é uma interpretação da fusão entre esportividade e exclusividade, começando com uma nova disposição dos bancos, onde os quatro passageiros são acomodados em assentos individuais tanto nos postos anteriores quanto nos traseiros. Tudo foi pensado para compartilhar a experiência e emoção da pilotagem para todos os passageiros. Enquanto motorista e passageiro tem uma visão privilegiada na parte frontal do carro, os passageiros dos bancos traseiros podem interagir com as telas posicionadas na parte posterior do encosto dos bancos dianteiros. Isso permite que eles curtam o visual da estrada com o mesmo privilégio do piloto, por meio de imagens geradas por câmeras localizadas no exterior do carro. Se preferirem, também podem usar as telas para assistir vídeos do sistema multimídia.
Os bancos ainda possuem desenho com características esportivas e superfícies anatômicas, que somados aos painéis das portas traseiras adaptados, ampliam a sensação de acolhimento aos passageiros.
O painel de instrumentos recebeu novas grafias com indicações mais precisas e um toque de esportividade. À noite, o quadro se ilumina em duas cores: branco para o velocímetro, display, marcadores de combustível e temperatura, enquanto o contagiros é iluminado na cor vermelha. Ainda na parte frontal, uma faixa decorativa no painel foi reinterpretada com os volumes das saídas de ar laterais destacados e com a adição da terceira saída de ar na região central, fazendo alusão a alguns modelos lendários do grupo.
O console central foi inteiramente redesenhado, transmitindo leveza e esportividade ao conjunto. O pomo do câmbio recebeu nova empunhadura e é sustentado por uma estrutura que passa a sensação de que a alavanca flutua no console, enquanto o freio de mão convencional deu lugar ao sistema elétrico. O sistema de som, de alta fidelidade, foi desenvolvido em parceria com ASK exclusivamente para o modelo.
Bonito e extraordinário, o Bravo Xtreme também ganhou um conjunto mecânico que promete apaixonar os aficionados por desempenho. Para isso, foi utilizada a mesma base dos Linea do campeonato Copa Fiat: propulsor 1.4 16V T-Jet, com uma preparação específica, que e é capaz de gerar 253 cv a 6.600 rpm de potência máxima e torque máximo 33,2 kgfm a 5.000 rpm, fôlego de sobra para o modelo.
A suspensão do carro também foi toda retrabalhada para dar ao show car maior precisão de direção. Novos elementos como molas 10% mais rígidas e amortecedores específicos na suspensão dianteira permitem que o Bravo Xtreme se comporte muito bem em arrancadas, freadas e em curvas mais bruscas. Já a suspensão traseira recebeu modificações para reduzir ainda mais a rolagem da carroceria. Tudo isso, somado ao conjunto de novas rodas de liga leve, fizeram com que o carro ficasse 5 mm mais baixo e com um visual muito agressivo e esportivo.
Mitos Mundiais: Ferrari e Maserati
A Fiat foi ainda mais além, brindando os visitantes com a presença de dois dos mais significativos automóveis do mundo. De origem italiana, eles deverão fazer a alegria dos visitantes que poucas vezes têm a oportunidade de estar tão próximos de máquinas tão perfeitas. Ferrari e Maserati, que são empresas pertencentes ao Grupo Fiat Chrysler, estarão representadas nesta edição do Salão no estande da Fiat — no Brasil, tanto a Ferrari como a Maserati são importadas e representadas comercialmente pelo Grupo Via Italia.
A Ferrari 458 Spider é a primeira berlinetta do mundo a contar com a arquitetura de motor posterior-central e capota rígida rebaixável. E a solução adotada para o carro, de teto rígido descapotável, se utiliza de uma inovadora solução patenteada pela Ferrari. O teto rígido, construído totalmente de alumínio, oferece inúmeros benefícios em relação à tradicional solução da capota de lona. Além de diminuir seu peso em 25 quilos, o tempo da sua abertura ficou reduzido a apenas 14 segundos. Quando baixado, fica perfeitamente integrado ao desenho do carro. Foi projetado para se dobrar e se encaixar em um exíguo espaço existente atrás do compartimento do motor.
Para o máximo de conforto de marcha quando a capota está aberta, o 458 Spider conta com um providencial defletor de ar ― feito de vidro ―, que tem sua altura regulada eletronicamente. Isso faz com que o fluxo de ar seja melhor distribuído pelo interior do carro, permitindo que seus ocupantes possam conversar normalmente. Mesmo que ele esteja andando em velocidades superiores a 200 km/h.
O 458 Spider traz em sua estrutura um motor V8 com injeção direta de combustível, 4.499 cm3 de cilindrada e 570 cv de potência. Esse propulsor recebeu o prêmio internacional Engine of the Year (Motor do Ano) de 2011, que reconhece a excelência do seu desenvolvimento tecnológico no que diz respeito a dirigibilidade, desempenho, eficiência e refinamento de projeto.
Seu sistema de transmissão é constituído pelo célebre câmbio F1 de dupla embreagem e sete marchas, com mudanças feitas por intermédio de borboletas posicionadas no volante. A parte dinâmica do carro é gerenciada pelo sistema E-Diff3, que integra o controle de tração F1-Trac e o ABS de desempenho. A velocidade máxima do 458 Spider é de 320 km/h, e ele vai da imobilidade aos 100 km/h em menos de 3,4 segundos.
A segunda grande atração, o GranCabrio Sport, vem das linhas de produção da Maserati em Modena, Itália. A versão Sport é derivada do GranCabrio, modelo que foi premiado pela imprensa internacional como um dos carros mais bonitos do mundo. Foi o primeiro modelo conversível de quatro lugares construído na história da Maserati.
Sua capota é feita em três camadas de tela, o que assegura um bom isolamento térmico e acústico, independente das condições externas. O mecanismo de acionamento da capota é resistente, porém leve (60 kg) e se abaixa em apenas 20 segundos (28 segundos se for considerada a movimentação dos quatro vidros independentes).
O GranCabrio Sport vem equipado com uma versão mais potente do V8 ― naturalmente aspirado ― de 4,7 litros, que nesta configuração desenvolve 450 cv de potência e ótimos 52 kgfm de torque. A transmissão automática de seis marchas vem equipada com o software MC Auto Shift ― que melhora ainda mais as respostas do câmbio ― e é responsável pela introdução um display digital no painel que aponta os tempos ideais de mudanças de marchas. Também foram adotados discos de freios duplos e ventilados para o modelo. O conversível atinge a velocidade máxima de 285 km/h e acelera de 0 aos 100 km/h em apenas 5,2 segundos.
Com o GranCabrio Sport também estreia uma nova cor de carroceria, o Rosso Trionfale, inspirada na cor dos Maserati de corrida dos anos 50. Em 1957, Juan Manuel Fangio venceu seu quinto título mundial de Fórmula 1 ao volante de um Maserati 250F vermelho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário