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quinta-feira, 25 de outubro de 2012

O SALÃO DA MAIORIDADE, ASSIM, O NOSSO COLUNISTA ROBERTO NASSER CHAMA O MAIOR CERTAME AUTOMOTIVO DA AMÉRICA LATINA QUE ACONTECE, NO ANHEMBI, EM SÃO PAULO, ONDE SÃO ESPERADAS 750 MIL PESSOAS. NA SUA COLUNA "DECARROPORAÍ", EXPLICA AS RAZÕES DESSE COGNOME DADO À EXPOSIÇÃO E AINDA APRESENTA ALGUMAS DAS NOVIDADES QUE O BRASIL PODE VER AO VIVO ATÉ O DIA 4 DE NOVEMBRO



Coluna nº 4312 de 25 de outubro de 2012

O Salão da maioridade
A 27a. Edição durará até o 4 de novembro e espera receber 700 mil visitantes. Para freá-los neste número e evitar desconfortos e problemas relativamente às áreas de circulação, subiu preços. Aos domingos, a entrada custa inacreditáveis R$80 – muito superior às outras mostras famosas. Nos outros dias, quando a frequência é naturalmente menor, baixa o valor da entrada.

Novidades que interessam
Para nós o interesse maior é a produção local das novidades estrangeiras, única esperança de elevação tecnológica e de fuga ao processo de correr atrás do rabo, como tem acontecido nos produtos nacionais, no mais das vezes carrocerias modificadas ou novas sobre base mecânica antiga. É a fórmula Mercosul.

Primeiro anúncio de projeto industrial foi de motocicleta, da italiana Ducati, caprichosa compra pela Volkswagen, a ser montada, em Manaus, pela Dafra, montadora multimarcas. No salão, no estande da Ford, a Triumph Bonneville de montagem recém-iniciada, na Zona Franca.

Ducati, italiana, performática, em Manaus.
Tantas novidades, pouco espaço, a Coluna faz uma tabela do que vem por aí, e se dedicará posteriormente a maiores detalhes sobre produto e sua industrialização.

Quem faz, o que, onde

Marca
Produto
Onde
Quando
BMW
X1
Araguaí, SC
2014
Chery
Celler
Jacareí, SP
2013
Chevrolet
Onix
Gravataí, RS
iniciada
Chevrolet
Trailblazer
S.José Campos, SP
#
Ford
New Fiesta Sedan
Camaçari, SP
2013
Ford
EcoSport 4x4 Auto
#
#
Hyundai
HB20X
Pirassununga, SP
2013
JAC
J2
Camaçari, Ba
2013
Mitsubishi
ASX
Catalão, Go
2013
Peugeot
208
Porto Real, RJ
dezembro
Suzuki
Jimny
Catalão, Go
dez 2012
VW
Gol 2 portas
São Bernardo, SP   
iniciada

Importados
A nova regra automobilística brasileira permite cotas de importação a quem aprovar projetos ou a importadores. A estas 4.800 unidades, bastantes aos de pequenas vendas, mas de insubsistência e ameaça de inviabilização a importadores de volume, como a Kia. As autorizações isentam do pagamento dos discutíveis 30 pontos adicionais no IPI.

Novamente muitos chineses, a serem vistos com cautela, grupamento de muitas promessas e poucos resultados. De marca, a Jaguar deixa de ser representada pelo grupo SHC – que trouxe a marca ao País – sendo substituída pelo escritório da fábrica Land Rover Jaguar.

Marca
Produto

Aston-Martin
Vanquish

BMW
Sedã-Coupé série 6

Ferrari
458 Spyder

Fiat
500 Cabriolet

Ford
New Fiesta Sedan

Ford
Focus

Ford
Fusion

Haima
1, 2 GLS,  3 GLS, 7 - SUV

Hyundai
Santa Fé

Hyundai
i30 flex

Jaguar
X-F

Maserati
GranCabrio

Mitsubishi
Lancer GT AWD

Renault
Fluence GT (turbo)

Renault
Clio frente nova

SsangYong
Actyon Sports picape

SsangYong
Rexton W (SUV)

SsangYong
Chairman W (sedã)

Toyota
Lexus

Subaru
XV 2.0 (crossover)

Subaru
Impresa Sedan 2.0i-S        

VW
Novo Fusca

VW
CC

Audi
A1 Quattro, A3 Sport, S6, S7, S8 e R8 FT Spyder



O que virá por aí
Mercedes Classe A sedan preste atenção ao futuro.
Protótipos foram exibidos e com grande chance de serem  produzidos no Brasil. O Mercedes Classe A sedã, surpreendente em sua conformação, dimensões e motorização 1.6 FSI turbo. 

Taigun. Apresentação no Brasil sinaliza produção local
Já o Taigun, nome para lembrar o bom Tiguan VW. Será a versão pequeno utilitário esportivo da VW, montado sobre a plataforma do UP!, de surgimento breve. O Taigun deve ter produção iniciada aqui.

Jimny, goiano de Catalão, produção piloto iniciada
 Gol 2 portas
Novo de novo, o Fiesta Sedan será feito no Brasil.

Novo Fiat 500 Cabriolet resgata o passado
A Fiat iniciará vendas da novidade como o pico do charme de seu rol de produtos: o modelo 500 em versão conversível, Cabriolet, como o chama. Teto acionado eletricamente, para em duas posições, opcional também em cores, preto ou vermelho a caminho do bordô. Combinado com o branco perolizado, há poucos objetos tão simpáticos e atrativos.

O teto removível é tão adequado ao desenho e à pretensão mercadológica do 500 no Brasil, ser um veículo diferenciado, que sugere ter sido o projeto original para automóvel conversível, ao qual se fez um teto rígido. Apesar do raciocínio, não é. Nasceu com teto fixo e a versão descapotável é desdobramento.

É novidade, mas não é inovação. No caso, demonstração de coerência. O 500 é a interpretação, a conceitos atuais, de um ícone da marca e um de seus sustentáculos, inspirado em seu perfil e relendo as formas dos detalhes constitutivos – cores, formato do painel de instrumentos, lanterna de placa. 

Mais espaço interno, mandatórias atualizações em conforto e segurança e o motor não é, como o original, bicilíndrico deslocando apenas 500 cm3, mas um moderno 1.400 cm3 com 100 cv de potência, colocado na transversal.

O teto solar também existia no inspirador, o cinquecento original, nos anos 50. Era, coerentemente, de movimentação manual, tecido emborrachado e cumpria a mesma função – aumentar a integração com o meio ambiente.

Fiat 500 Cabriolet, releitura do ícone.
End eletrônico: edita@rnasser.com.br - Fax: 55.61.3225.5511

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