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quarta-feira, 10 de outubro de 2012

UM VOLKSWAGEN GOL 1.6 L GASTA MAIS OU MENOS COMBUSTÍVEL DO QUE UM BOIENG 747-400?



Para muitos a economia de combustível é fator determinante na escolha de um automóvel, mas no projeto de desenvolvimento e engenharia de um veículo, quando comparado com um avião, como o dinâmico e possante Boeing 747-400, pode parecer simples a solução para nossa dúvida: qual deles consome mais combustível? O automóvel ou o avião?

Vamos considerar um automóvel Volkswagen Gol com motorização 1.6 litro na configuração de três passageiros e um motorista, que será nosso “tripulante”, enquanto do outro lado temos simplesmente um Boeing 747-400 em sua configuração mais usual: 416 passageiros e 20 tripulantes.



O desafio é sair da cidade de Guarulhos, em São Paulo e chegar em Manaus, no Amazonas. Por via terrestre o percurso será por várias rodovias federais e com os maiores trechos situados na BR 364 até Porto Velho e BR 319 de Porto Velho até Manaus, alcançando uma distância de 3.873 quilômetros entre trechos de rodovias e cidade.

Já o avião para essa rota utiliza as famosas aerovias, partindo de Guarulhos, passando nas rotas de Poços de Caldas, Goiânia, Teres e finalmente Manaus. Uma distância bem menor que totaliza 2.798 quilômetros, quase que 1.000 quilômetros a menos quando comparado com o percurso terrestre.

Para facilitar nossos cálculos, como acontecia no tempo da escola, vamos desconsiderar algumas e utilizar outras variáveis mais diretas, permitindo assim uma rápida comparação. Apenas velocidade e consumo de combustível em função do número de passageiros serão considerados nesse primeiro momento.

O consumo médio do Volkswagen Gol na estrada com quatro pessoas a bordo, carga de bagagem completa, fica na média de 12 km/l, de forma que precisaríamos de 323 litros de gasolina para fazermos o percurso entre São Paulo e Amazonas. 


Desconsiderando nosso “tripulante”, o motorista, ficamos com um consumo aproximado de 108 litros de gasolina para cada um dos três passageiros a bordo. Vamos considerar que a velocidade média em nossa viagem com o veículo fique em 80 km/h.

Agora vamos para o Boeing. Em velocidade de cruzeiro o 747-400 tem um consumo horário de 15.000 litros de querosene, com nível de voo em 35 mil pés, cerca de 10.668 metros de altitude em relação ao nível do mar. A temperatura externa é de 50º C negativos. Já a velocidade em cruzeiro será de 926 km/h. O tempo para realizar o percurso é de 181 minutos, ou seja, 3 horas e um minuto.

Agora que você já tem as variáveis definidas, percurso, velocidade e tempo, fica fácil colocar na ponta do lápis e decidir: quem consome mais combustível, o Volkswagen Gol 1.6 litro ou Boeing 747-400? Na próxima edição da Coluna Mecânica Online® vamos demonstrar quem leva vantagem em nosso comparativo.

  
E aí, já descobriu quem leva a melhor quando consideramos o consumo de combustível entre um Volkswagen Gol 1.6 litro e um Boeing 747-400? Traçamos a rota entre Guarulhos (SP) e Manaus (AM) como desafio e agora vamos revelar quem realmente vence nosso desafio: o automóvel ou o avião?

O consumo médio do Volkswagen Gol na estrada com quatro pessoas a bordo, carga de bagagem completa, fica na média de 12 km/l, de forma que precisaríamos de 323 litros de gasolina para fazer o percurso entre São Paulo e Amazonas (3.873 quilômetros por via terrestre). Desconsiderando nosso “tripulante”, o motorista, ficamos com um consumo aproximado de 108 litros de gasolina para cada um dos três passageiros a bordo. Vamos considerar que a velocidade média em nossa viagem com o veículo fique em 80 km/h.

Agora vamos para o Boeing. Em velocidade de cruzeiro (926 km/h) o 747-400 tem um consumo horário de 15.000 litros de querosene, com nível de voo em 35 mil pés, cerca de 10.668 metros de altitude em relação ao nível do mar. A temperatura externa é de 50º C negativos. O tempo para realizar o percurso é de 181 minutos, ou seja, 3 horas e um minuto. Dessa forma a aeronave vai precisar de 45.250 litros de querosene, ou seja, 109 litros para cada um dos 416 passageiros.

Para quem poderia pensar que o Boeing 747-400 seria mais econômico a diferença foi mínima. O automóvel com menos de um por cento de diferença foi mais econômico que o avião. Enquanto na média o Gol precisa de 108 litros de gasolina por passageiro, o avião necessita de 109 litros de querosene. Para que não haja dúvidas, o automóvel teve um consumo menor de combustível quando comparamos seus dados no universo matemático que utilizamos para essa demonstração.

Apesar da vitória do Volkswagen Gol, o tempo médio da viagem com o automóvel seria de pelo menos 49 horas, rodando de forma continuada e sem considerar as paradas necessárias para repouso e reabastecimento. O Boeing precisou de apenas 3 horas para chegar ao destino.

Na hora que consideramos a carga transportada, a vantagem do Boeing é muito superior. O custo benefício do transporte aéreo ficaria muito mais interessante. Normalmente o fator preço tem importância direta, e o combustível utilizado na aviação é cerca de 35% mais caro que a gasolina automotiva. Agora é hora de você arrumar as malas e viajar! Seja de carro ou mesmo de avião, a engenharia segue buscando alternativas para tornar mais eficiente os meios de transporte.
MECÂNICA ONLINE
· A Ford prepara grandes novidades para os visitantes do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo 2012, que será realizado de 24 de outubro a 4 de novembro. Mas já é possível conferir os destaques e outras atrações que estarão no seu estande, o Ford Design Hall 2012, no site http://www.designhall.com.br/.

· Depois de anunciar o lançamento do Fusca no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, a Volkswagen antecipa que a Amarok Canyon, versão conceitual de sua consagrada pick-up média Amarok, também será um dos destaques da marca no evento. Configurado especificamente para a prática radical da canoagem, o protótipo demonstra a versatilidade do utilitário Volkswagen para aplicações especiais.

· Durante o Salão Internacional do Automóvel 2012 a Fiat Automóveis terá em seu estande duas grandes atrações para o público: Ferrari 458 Spyder e Maserati GranCabrio Sport. Máquinas dos sonhos, estes dois modelos conversíveis trazem sob os seus capôs motores V8 de alta performance. A Ferrari 458 Spyder tem 570 cv de potência máxima, enquanto a Maserati GranCabrio Sport, 450 cv.


· O Novo Audi A3 Sportback que foi revelado no Salão do Automóvel de Paris como um autêntico representante do DNA da marca alemã, e uma das grandes atrações do evento europeu, também será destaque, quase simultaneamente, do estande da Audi no Salão do Automóvel de São Paulo.

· A PSA Peugeot Citroën atinge a marca de 1 milhão de veículos produzidos no Brasil, no seu Centro de Produção de Porto Real, no Estado do Rio de Janeiro. O milionésimo automóvel brasileiro é um Novo Citroën C3 1.6 Exclusive, que sai da linha de produção 11 anos depois de o Grupo PSA ter inaugurado a sua unidade industrial brasileira e no momento em que a capacidade instalada da fábrica está sendo ampliada.

· A General Motors do Brasil e a FEI – Fundação Educacional Inaciana Padre Sabóia de Medeiros – firmaram uma parceria para a inclusão da instituição no programa global PACE – Partners for the Advancement of Collaborative Engineering Education ou Parceiros pelo Avanço da Educação da Engenharia de forma Colaborativa. Esta é a segunda universidade brasileira apoiada pela GM – a primeira, desde 2005, foi a Poli, a Escola Politécnica da USP – Universidade de São Paulo.

· A última geração da transmissão XTRONIC CVT®, que equipa modelos como Juke e o reestilizado Altima, será uma das atrações da Nissan durante o Salão do Automóvel. O estande da marca contará com uma unidade da transmissão continuamente variável para que os visitantes conheçam seu funcionamento e benefícios.

· A Iveco deu mais um passo à frente no desenvolvimento de tecnologia de combustíveis alternativos ao entregar o primeiro caminhão movido a gás natural veicular para aplicação em coleta de lixo no Brasil, o Iveco Tector GNV, para ser testado em Porto Alegre (RS) pela Companhia de Gás do Estado, a Sulgás, e pelo DMLU (Departamento Municipal de Limpeza Urbana).

· Os primeiros ônibus híbridos produzidos pela Volvo no Brasil começam a circular em Curitiba (PR). Movido à eletricidade e a diesel, o veículo reduz em 90% a emissão de gases poluentes em relação aos ônibus com tecnologia Euro 3, que encontram-se em circulação atualmente. O ônibus híbrido produzido no Brasil tem uma tecnologia revolucionária e é a solução híbrida mais avançada já desenvolvida. A tecnologia permite economia de combustível de até 35% em relação aos veículos com motor somente a diesel.
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Tarcisio Dias – Profissional e Técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecatrônico e Radialista, é gerente de conteúdo do Portal Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) e desenvolve a Coleção AutoMecânica.
E-mail: redacao@mecanicaonline.com.br

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