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terça-feira, 30 de outubro de 2012

RENAULT COMEMORA A CONQUISTA DE 150 VITÓRIAS, DESDE 1979, EM GRANDES PRÊMIOS DE FÓRMULA UM, COM CARROS EQUIPADOS COM O MOTORES RENAULT. NA ATUAL TEMPORADA, SEBASTIAN VETTEL MUITO PROVAVELMENTE LEVARÁ A MARCA FRANCESA À 151ª VITÓRIA COM O MOTOR RS27

Sebastian Vettel e o Red Bull com o motor Renault que deu certo 
O piloto Sebastian Vettel, da Red Bull Racing Renault – equipada com o motor Renault RS27, fornecido pela Renault Sport F1 – divisão esportiva da Renault na Fórmula 1 –venceu o GP da Índia, assegurando sua quarta vitória consecutiva e se consolidando na liderança do Campeonato Mundial de Pilotos, abrindo 13 pontos de vantagem em relação ao segundo colocado (Fernando Alonso - Ferrari).

Vettel mais uma vez no alto do pódio, à esq., Alonso, e à direita seu companheiro de equipe Mark Webber, garantindo a dobradinha.
A vitória de Sebastian Vettel no GP da Índia – a segunda consecutiva no Circuito Internacional de Buddh – também entrou para a história vitoriosa dos motores Renault na F1, já que, essa, foi a 150ª vitória de um propulsor Renault na categoria máxima do automobilismo mundial. 

Seu companheiro de equipe, Mark Webber, completou a “dobradinha” no pódio, chegando na terceira posição. Esse resultado da Red Bull Racing Renault consolidou ainda mais a sua liderança no Mundial de Construtores. 


Após passar a maior parte da prova em segundo lugar, o australiano sofreu uma perda de potência no KERS (Kinetic Energy Recovery System - Sistema de Recuperação de Energia Cinética) e foi ultrapassado por Fernando Alonso a menos de 1,2 Km do final da corrida.

Kimi Raikkonen perde a posição para Felipe Massa e cruza a meta em sétimo lugar.

Já Kimi Raikkonen, da equipe Lotus Renault, travou uma disputa ferrenha com Felipe Massa (Ferrari). Massa chegou em sexto, terminando a corrida na sétima colocação. 



Seu companheiro de equipe, Romain Grosjean (foto acima), cruzou a linha de chegada na nona posição, seguido de Bruno Senna, da equipe Williams Renault, que obteve a 10ª posição, depois de ultrapassar Nico Rosberg nas últimas voltas. Com o resultado obtido por Senna, 50% das 10 primeiras colocações, que conquistam pontos, ficaram nas mãos dos pilotos equipados com motores Renault.


Pastor Maldonado (foto acima), também da equipe Williams Renault, terminou em 16º, depois de ter um pneu furado no início da prova, enquanto os dois carros da equipe Caterham Renault terminaram o GP da Índia, com Vitaly Petrov em 17º e Heikki Kovalainen em 18º.

Após o Grande Prêmio da Índia, a equipe Red Bull Racing Renault amplia ainda a mais a sua liderança no Campeonato Mundial de Construtores com 407 pontos, contra os 316 da  Ferrari, 2ª colocada, com 316 pontos. 


A McLaren é a terceira com 306. A equipe Lotus Renault mantém o quarto lugar, com uma vantagem confortável sobre a Mercedes. As equipes Williams Renault e Caterham Renault ocupam a 8º e a 11ª colocação, respectivamente.

150ª vitória de um motor Renault na F1




Quando o piloto Sebastian Vettel cruzou na linha de chegada do GP da Índia, na primeira colocação, escreveu mais um capítulo na história vitoriosa dos motores Renault na F1: essa foi a 150ª vitória de um prolpulsor Renault na categoria máxima do automobilismo. 

A Renault entrou para a F1 em 1977, competindo com os seus próprios monopostos, com que ganhou várias corridas, como construtora ou como fornecedora de motores. Após o início, em Silverstone, em julho de 1977, a Renault venceu pela primeira vez no GP da França, em 1979, tendo conquistado vitórias com todos os motores que desenvolveu: 1.5 l V6 turbo, V10 3.5 e 3.0 l
 e o atual V8 de 2.4 l.

“Com esta vitória, conquistamos dois importantes números em duas corridas. Após comemorarmos a 200ª pole position na Coreia, conquistamos a 150ª vitória na F1 - em pouco mais de 500 largadas, o que representa 30% de vitórias. Estamos muitos orgulhosos, pois vencemos com todos os motores que já desenvolvemos. Desde o V6 e o V10, até o V8 atual, todos tiveram sucesso e conquistaram títulos. Isso demonstra a força e o desempenho dos motores Renault, assim como, a nossa capacidade de adaptação. Mais uma vez, queremos agradecer a todas as equipes e a todos os pilotos que nos proporcionaram a oportunidade de nos destacar”, comemorou Jean-François Caubet, diretor-geral da Renault Sport F1.

Vitórias da Renault de 1979 a 2012
Vitórias por motor 
1.5 V6 Turbo: 20 vitórias
3.5 V10: 38 vitórias 
3.0 V10: 47 vitórias 
2.4 V8: 45 vitórias

Vitórias por piloto: 
Vettel: 25 vitórias 
Hill: 21 vitórias 
Alonso: 17 vitórias
Prost: 16 vitórias
Mansell: 15 vitórias
Villeneuve: 11 vitórias
Schumacher: 9 vitórias
Webber: 9 vitórias
Arnoux: 4 vitórias
Senna: 4 vitórias
Patrese: 4 vitórias
Boutsen: 3 vitórias
Jabouille: 2 vitórias
Herbert: 2 vitórias
Fisichella 2 vitórias
De Angelis: 1 vitória
Coulthard: 1 vitória
Frentzen: 1 vitória
Berger: 1 vitória
Trulli: 1 vitória
Maldonado: 1 vitória

Vitórias por equipe: 
Williams: 64 vitórias
Red Bull: 34 vitórias
Renault: 35 vitórias
Benetton: 12 vitórias
Lotus: 5 vitórias.


Senna chegou quatro vezes ao alto do pódio pilotando carros com motor Renault


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