Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

terça-feira, 2 de outubro de 2012

UMA BOA NOTÍCIA PARA CONSUMIDORES DE AUTOMÓVEIS: A RENAULT-NISSAN E A DAIMLER (MERCEDES-BENZ) UNEM FORÇAS PARA PRODUZIR CÂMBIOS E MOTORES QUE TORNEM OS CARROS QUE FABRICAM MAIS ECONÔMICOS. A PREVISÃO É OS PRIMEIROS EQUIPAMENTOS SAIAM EM 2016


A francesa Renault-Nissan e a alemã Daimler associaram-se para criar e produzir caixas de câmbio e motores mais econômicos para os carros que fabricam.

Os presidentes das duas empresas, Carlos Ghosn, da Renault-Nissan e Dieter Zetsche, da Daimler, confirmaram estes novos projetos, na última sexta-feira, por ocasião da coletiva de imprensa anual sobre a parceria entre a França, o Japão e a Alemanha.

O projeto, coordenado em conjunto pela Renault e a Daimler, diz respeito ao desenvolvimento em conjunto de uma nova linha de motores de 4 cilindros a gasolina. Ao aliar tecnologia de ponta em uma estrutura compacta, o motor turbo com injeção direta será projetado para atingir baixos níveis de emissão de poluentes e reduzir de maneira significativa o consumo de combustível.


As montadoras estão prevendo produzir os novos motores em conjunto para equipar veículos Daimler, Renault e Nissan em 2016.


O projeto de desenvolvimento de uma nova caixa de câmbio será comandado pela Daimler, que concederá uma licença tecnológica à Nissan, para que ela possa incluir as novas caixas de câmbio nos veículos Nissan e Infiniti a partir de 2016.


A Jatco, subsidiária da Nissan, deverá produzir estas novas caixas de câmbio sob esta licença no México. A nova transmissão incluirá as tecnologias do tipo start & stop e park & shift by wire.


“Estes novos componentes são o testemunho da rápida evolução de nossa cooperação e de sua extensão, que está sustentada por projetos bem definidos, proporcionando vantagens reais para os nossos clientes”, explicou Carlos Ghosn. “Nosso relacionamento se estende de forma orgânica e lógica”.


“Este ano estamos vivenciando uma reviravolta em nossa parceria, com a chegada dos primeiros veículos e motores provenientes do nosso trabalho em conjunto”, falou entusiasmado Dieter Zetsche. “Além disso, nossos engenheiros estão atentos a novas áreas de colaboração em potencial, sem restrições”.


Carlos Ghosn e Dieter Zetsche confirmaram que todos os projetos-chave iniciais anunciados em 2010 foram concluídos ou estão em vias de sê-lo. Os grupos continuam com suas pesquisas avançadas a respeito de grupos motopropulsores movidos a pilha de combustível. 


A propósito, eles estão relacionados a um programa de alimentação cruzada de componentes do grupo motopropulsor e da bateria para os modelos “zero emissão” de seus veículos urbanos compactos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.