Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

FORD ESTUDA A FABRICAÇÃO DE UM CAPÔ DE PLÁSTICO REFORÇADO COM FIBRA DE CARBONO QUE JÁ MOSTROU NAS EXPERIÊNCIAS BONS RESULTADOS NOS TESTES DE ATROPELAMENTO E DE CRASH. O PROTÓTIPO ESTÁ MONTADO NUM FORD FOCUS E REDUZIRÁ O PESO DO CAPÔ ATUAL, EM AÇO, EM 50%


A Ford está testando a produção de um capô de plástico reforçado com fibra de carbono, 50 por cento mais leve do que a atual peça construída em aço. Os testes iniciais desse novo capô montado num Ford Focus mostraram bons resultados quanto à rigidez e boa performance nas experiências de impacto e de atropelamento.


Utilizando plástico reforçado com fibra de carbono, material mais comummente utilizado nos carros de competição e em modelos superesportivos, este capô protótipo (não deverá ser aplicado a breve prazo nos seus automóveis) é . Além disso, o desenvolvimento alcançado no método de produção poderá permitir a sua passagem para uma linha de montagem comum. 

Apresentado durante um evento em Dusseldorf, na Alemanha, o projeto, que foi iniciado em 2010 e durará até setembro de 2013, conta com a parceria da Universidade de Aachen de Engenharia Automóvel, Henkel, Evonik, IKV (Instituto de Processamento de Plásticos), Composite Impulse e da Toho Tenax para a Hightech.NRW.


Uma das principais características da fibra de carbono é a sua resistência extraordinária. Ela, apesar de ter um terço do peso do aço consegue ser até cinco vezes mais forte e duas vezes mais rígida, do que o aço. A utilização desses novos materiais é uma das soluções para a redução do peso dos automóveis até 340 kg, prevista até final da década e, consequentemente, a redução do consumo de combustíveis e das emissões poluentes.


Os testes iniciais sugerem que os componentes em CFRP como este capô protótipo montado no Ford Focus respeitam o padrão da marca em termos de rigidez e performance em caso de impacto e de atropelamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.