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quinta-feira, 9 de maio de 2013

A ESCALADA DO PIKES PEAK, UMA MONTANHA DE MAIS DE 4 MIL METROS DE ALTITUDE COM VELOZES CARROS ESTÁ BEM PERTO: 30 DE JUNHO. SEBASTIEN LOEB VAI TENTAR VENCER A PROVA PILOTANDO UM PEUGEOT 208 T16 DE 875 CV QUE FAZ DE 0 A 100 KM/H EM 1,8 S, BEM MAIS RÁPIDO QUE UM F1



Após sua primeira experiência a bordo do 208 T16 Pikes Peak, Sébastien Loeb está pronto para pilotá-lo no Colorado, dia 30 de junho. O piloto, nove vezes campeão mundial de rali, acredita que tem em mãos a máquina ideal para vencer a famosa “corrida para as nuvens”. O próximo passo será domar completamente a fera de 875 CV que chega de 0 a 100 km/h em 1,8 s.


Depois de realizar algumas voltas com o carro,
 o piloto se deu conta de estar diante de algo totalmente diferente: “O 208 T16 é um foguete! O carro é muito potente, incrível. A primeira vez que você o dirige fica atordoado a cada troca de marchas, pois as mudanças são realmente brutais, então é preciso um mínimo de tempo para se adaptar ao choque. Logo você se acostuma, mas no início você chega a ficar desorientado”, contou Loeb.



É fato que o piloto francês, acostumado a situações extremas vividas durante as mais difíceis etapas do rali mundo afora, ficou atônito com a experiência a bordo do 208 T16 Pikes Peak. 



“Eu nunca havia dirigido nada que acelera tão rápido! Nas marchas mais baixas, um carro de Fórmula 1, por exemplo, não entrega a potência máxima, mas com o Peugeot a maneira como você se move a cada troca de marchas. é diferente” 

Graças à transmissão com tração nas quatro rodas e o motor turbo, a arrancada é fenomenal. Na sexta marcha o carro chega a 240 km/h. Muito rápido. De fato, completando 0-100 em 1.8s, o 208 T16 Pikes Peak deixa qualquer Fórmula 1 para trás, confessa Sebastien.



A caixa de velocidades que causou esse impacto ao piloto, a aerodinâmica e os pneus largos garantem uma frenagem incrível. O T16 possui a aerodinâmica de um Fórmula 1, pneus largos como dos protótipos destinados às provas de resistência e o diferencial de um WRC. "Resumindo, é uma combinação que ‘dá asas’ ao piloto”, afirmou Loeb.
“Tenho conduzido diferentes tipos de carros ao longo de minha carreira, mas isso é totalmente diferente de tudo o que conheci. A performance de aceleração e a potência das frenagens são mais próximas de um Fórmula 1 do que de um carro de rali. Seu manuseio também é fantástico, pois não há tanta aderência. Além disso, a tração nas quatro rodas contribui para a estabilidade. É um carro com muito potencial!”, garante.

A Peugeot Sport agendou um extenso programa de testes, levando em conta circuitos de grande altitude. “Mal posso esperar para guiar o 208 T16 Pikes Peak no Colorado”, completou o piloto.



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