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segunda-feira, 13 de maio de 2013

RESPEITO É BOM E EU GOSTO! ESTA É A SENSAÇÃO DE QUEM ENTRA NA NOVA FORD RANGER, UMA PICAPE QUE FAZ A DIFERENÇA NO SEGMENTO DAS ROBUSTAS. O BLOG FEZ O TEST-DRIVE DESSE CARRO QUE NADA TEM A VER COM A VERSÃO ANTERIOR. CONFORTO, ESTABILIDADE, SEGURANÇA, BOA DIRIGIBILIDADE SÃO PONTOS ALTOS DO NOVO CARRO BOM ESTRADA E DE CIDADE

Com os dois pontos turístico do Rio de Janeiro como pano de fundo, os históricos Arcos da Lapa e o edifício da Petrobras, a Nova Ford Ranger. 

Escrever sobre um carro como a Ranger, um dos modelos marco da Ford, é simples e agradável. É uma picape robusta, confortável, segura, silenciosa e confiável, mas, na hora da devolução, depois de andar uma semana pelas ruas do Rio de Janeiro e estradas fluminenses e de Minas Gerais, percorrendo em torno de 800 km, a gente sente que é um carro que deixa saudades. É um belo carro!


Na estrada,a Ranger mostrou ser uma valente e segura picape.

A dirigibilidade de fato é um dos pontos fortes da Ranger. A altura a que o motorista fica na cabine lhe dá o domínio do ambiente à sua volta, com a possibilidade de escolher a posição mais confortável, elevando ou baixando o volante e o banco.

O banco do motorista, do lado esquerdo, tem controles elétricos de ajustes de altura, de deslocamento horizontal e do encosto.

Espaço é o que não falta na cabine, tanto na frente para o motorista e o carona como no assento inteiriço traseiro para três pessoas. Os bancos separados na frente têm uma boa ergonomia e são confortáveis.

Respeito é bom, e eu gosto
Mas, a Ranger não tem defeitos? Defeitos, propriamente, confesso que não encontrei nenhum e o acabamento é de boa qualidade. 


A Nova Ranger impõe respeito, chama a atenção, no trânsito por sua robustez e isso transmite segurança na direção e aos passageiros. 

No Rio de Janeiro, onde os ônibus e as vans “pintam e bordam” diante dos carros de menor porte, a Ranger teve respeitado o seu espaço. Uma beleza! 

A traseira da Ranger marcada por lanternas grandes que dão excelente visibilidade ao carro na estrada.

Na rua, a picape é alvo da curiosidade dos motoristas e pedestres, o que experimentei também em outra poderosa picape Ford, a linda F-250. 

A Ford F-250 foi um marco entre as picapes há 12 anos.
Esses episódios fizeram-me lembrar o test-drive, em fevereiro de 1999, dessa picape, quando era editor do caderno "Automóvel e Turismo" do jornal "Tribuna da Imprensa". Outro test-drive que deixou saudades.


O episódio mais curioso foi de um policial militar, de serviço, que se aproximou quando fotografava o carro na Lapa, Centro do Rio, na bela e turística escadaria Selaron, curioso, perguntou sobre as características da Ranger e quando toquei no ponto dirigibilidade, ele comentou: “Eu que tenho uma S10 (Chevrolet) e já me sinto poderoso no trânsito imagine numa dessas”, sorriu. 

Na rua, a picape foi  alvo constante da curiosidade dos pedestres que ficavam observando a picape e comentavam: "Que carrão, heim!"

Outros motoristas diminuíam a velocidade e ficavam emparelhados com a picape e saíam fazendo sinais de positivo.

Cantos arredondados na traseira e lateral com vincos suaves nos para-lamas.

A Ranger testada foi a versão Limited, 4 x 2, topo de linha, cabine dupla, verde, câmbio manual, de cinco marchas, com motor flex 2.5 l, de 168 cv (gasolina), bancos de couro. Tem velocidade máxima de 150 km/h e leva apenas 11,3 segundos para chegar de 0 a 100 km/h.

É um verdadeiro e confortável carro de estrada e claramente uma picape de trabalho, com sua suspensão traseira de feixe de molas, que naturalmente a torna mais dura para que possa suportar uma tonelada de carga na caçamba, mas, nada que incomode, que fique claro.

Parte da viagem de volta de Minas Gerais foi feita de noite, o que proporcionou uma avaliação da direção noturna. A Ranger oferece uma excelente iluminação da estrada e as lanternas traseiras, grandes, deixam o carro  bem visível a quem segue atrás.

Banco traseiro confortável e amplo.

A preocupação, hoje, de todas as montadoras no Brasil, ao contrário do que aconteceu durante muitos anos em que os carros produzidos aqui tinham diferenças abissais dos fabricados no exterior pelas mesmas marcas, está muito ligada à segurança, conforto e economia, mas, como costumo enfatizar diante de certas situações, milagres não existem.

Percorri na Ranger 792 km com 98 litros de gasolina, o que revela um consumo médio, cidade/estrada, de cerca de 8,1 km/l. Convenhamos que não é um exagero considerando-se um carro com o peso de quase duas toneladas (1.939 kg), motor 2.5l, de 170 cv, andando com ar condicionado ligado, sempre, na cidade e pegando um baita engarrafamento na serra de Teresópolis, devido às obras de recuperação da estrada, destruída nos últimos temporais que assolaram o Rio de Janeiro. 

Na caçamba, a Nova Ranger carrega uma tonelada 

Na verdade, a Nova Ranger nada tem a ver com a versão anterior, a começar pelo chassi de aço de alta resistência, mais longo, a nova suspensão e o Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP) que ajudam a aumentar a capacidade de carga e de reboque. 

Dados da Ford revelam que a picape atual tem uma estrutura duas vezes mais rígida, que a versão anterior, oferecendo uma dirigibilidade mais suave.

Ultrapassagens seguras
Uma coisa que me chamou a atenção foi a segurança nas ultrapassagens e as firmes retomadas de velocidade para que os grandes retrovosores contribuem, oferecendo uma visão perfeita e ampla para o momento certo para a ultrapassagem.
No engarrafamento que tive de enfrentar na estrada de acesso a Teresópolis, o momento exato para mostrar a eficiência do retrovisor e de quebra a beleza da Serra dos Órgãos com o serro denominado Dedo de Deus.
Apesar das suas quase duas toneladas, o motor 2.5 l e a transmissão de cinco velocidades responderam sempre à altura do que lhes foi exigido. 



Digamos que a troca de marchas poderia ser um pouco mais leve, apesar de ser precisa. 



Ao engatar a marcha a ré, é acionada uma câmera cujo visor, instalado no canto esquerdo do retrovisor, facilita muito as manobras, como se diz em Portugal, de marcha atrás. 




Pelo menos na versão Limited, o som é bom e o ar condicionado digital com regulagem separada para o motorista e o carona  atende bem a refrigeração do ambiente. Os controles tanto no painel quanto os do som e do piloto automático, no volante, são de boa acessibilidade. 

O carro, que tem três anos de garantia, conta ainda com: 
- Sistema de navegação por satélite, integrado com o sistema de áudio;
- Banco do motorista com ajuste elétrico de oito posições;
- Conexão Bluetooth;
- Acendimento automático de faróis;
- Sensor de chuva;
- Console central com compartimento refrigerado;
- Retrovisores externos com rebatimento elétrico;
- Sistema de Navegação e
- Retrovisor interno eletrocrômico.



A segurança é outro aspecto importante da Nova Ranger. Segundo a Ford, a estrutura do carro foi projetada a partir da nova plataforma global e está alinhada aos padrões mais altos do mundo. 

Em caso de acidente, os ocupantes da picape contam com:
- Airbags frontais para motorista e passageiro;
- Airbags de cortina para proteção da cabeça;
- Airbags laterais nos bancos da frente para proteção do tórax e
- Cintos de segurança com pré-tensionadores



Muita tecnologia embarcada é outra grande diferença da atual para a antiga Ranger, que proporciona recursos que dão a tranquilidade que o motorista precisa:
- Freios ABS com EBD e Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP) com oito funções:
- Sistema de Controle de Tração (TCS)
- Assistente de Frenagem de Emergência (EBA)
- Assistente de Partida em Rampa (HLA)
- Controle Automático de Descida (HDC)
- Luzes de Frenagem de Emergência(EBL)
- Controle de Estabilidade Anti-Capotamento (ROM)
- Controle de Oscilação de Reboques (TSM)
- Controle Adaptativo de Carga (LAC)

Para facilitar a escolha no caso de compra, a Ranger é vendida nas seguintes versões:

XLS manual 4x2 2.5L Flex
a partir de R$ 71.000,00

XLT manual 4x2 2.5L Flex
a partir de R$ 77.700,00

LTD manual 4x2 2.5L Flex
a partir de R$ 89.900,00

XLS manual 4x4 3.2L Diesel
a partir de R$ 110.900,00

XLS automática 4x4 3.2L Diesel
a partir de R$ 114.900,0

XLT manual 4x4 3.2L Diesel
a partir de R$ 119.500,00

XLT automática 4x4 3.2L Diesel
a partir de R$ 125.300,00

LTD automática 4x4 3.2L Diesel
a partir de R$ 136.700,00.


Um comentário:

  1. Perfeita a matéria! E no decorrer da leitura, pensei: "Mas, nossa Cidade é Maravilhosa porque tem praias, serras e montanhas. Então, há sim lugar para uma robusta e elegante Ranger." Acho que a surpresa e espanto dos motoristas e pedestres era em relação a sua ousadia de colocar uma "gigante" abrindo caminho neste trânsito caótico do Rio. E diga-se de passagem: quem se atreveria a não abrir caminho?
    Você foi excelente quando conseguiu em um mesmo texto falar sobre as qualidades e segurança da Ranger, sem exageros, colorir com fotos esplêndidas e postais da cidade e relatar os estragos das estradas depois dos temporais em 2 anos seguidos. A primeira foto da matéria já nos declara a belíssima máquina que você apresenta ao blog.
    Parabéns, caro jornalista e a Ford por esta picape excelente, bonita.

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