Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

quinta-feira, 23 de maio de 2013

FORD ANUNCIA O LANÇAMENTO DO NOVO ECOSPORT NA RÚSSIA E A CONSTRUÇÃO DE UMA FÁBRICA DE MOTORES, COM INVESTIMENTO DE US$ 274 MILHÕES. A MARCA APOSTA NO MERCADO RUSSO QUE SE APRESENTE COM POTENCIAL DE SER O MAIOR DA EUROPA


A Ford anunciou o início de produção do Novo EcoSport na Rússia no segundo semestre de 2014, como parte do plano de crescimento naquele mercado. 

A produção será na planta de Elabuga, em Tatarstan, onde será construída também uma fábrica de motores, com um investimento de US$ 274 milhões, para a produção de três versões do motor Duratec 1.6 a partir de dezembro de 2015.

A Ford opera na Rússia em uma joint-venture com a Sollers, formada no final de 2011. Hoje, a Ford Sollers mantém três linhas de montagem no país. 



A fábrica russa começou produzindo dois carros - Focus e Mondeo - e em apenas 18 meses avançou para sete, com a inclusão do Galaxy, S-MAX, Kuga e Explorer e Transit.


O anúncio de produção do Novo EcoSport foi feito na Rússia por Mark Fields, chefe de operações da Ford, e Stephen Odell, vice-presidente executivo da Ford e presidente da Ford Europa, Oriente Médio e África, junto com Vadim Shvetsov, CEO da Sollers.

Segmento em expansão



Os executivos destacaram que o EcoSport vai fortalecer a presença da Ford no crescente segmento local de crossovers e SUVs, onde a marca já oferece o Explorer (foto) e o Kuga. 

Ele foi apresentado como um veículo que combina a agilidade e economia de um compacto com a eficiência, flexibilidade, espaço, posição elevada de dirigir, estilo e tração 4x4 de um utilitário esportivo.

"Estamos orgulhosos da herança forte e vitoriosa da Ford no segmento de utilitários esportivos", disse Mark Fields, ao ressaltar que o Novo EcoSport é um grande exemplo do nosso plano One Ford, que reúne todo o nosso conhecimento e experiência em um processo de desenvolvimento de produto realmente global. Estamos confiantes de que o EcoSport será um grande sucesso entre os consumidores russos nesse importante segmento"
.

O estilo moderno e a eficiência aerodinâmica para aprimorar a economia de combustível foram outros pontos destacados do modelo. 


Como no Brasil e em outros mercados globais, o EcoSport russo vai oferecer tecnologias avançadas de assistência, como controle de estabilidade e tração, assistência de partida em rampa, sistema de conectividade SYNC com comandos de voz e sistema de acesso e partida sem chave.

"O mercado russo será o maior da Europa nos próximos anos e representa uma importante oportunidade de crescimento", disse Stephen Odell, para quem o lançamento do EcoSport "é mais um passo do nosso plano para trazer aos consumidores russos os veículos da nova geração Ford, produzidos com máxima qualidade, segurança e design inovador."

Fábrica de motores
A fábrica da Ford Sollers em Elabuga, Tatarstan, iniciou a produção de veículos Ford em 2012. Ela produz atualmente os modelos Transit, Kuga, S-MAX, Galaxy (foto abaixo) e Explorer. 



Junto com o Focus e o Mondeo, produzidos em Vsevolozhsk, perto de São Petersburgo, a Ford Sollers fabrica sete modelos Ford na Rússia - o EcoSport será o oitavo. 

Ela também vende no mercado local outros veículos trazidos de fora, como o Focus ST, Ranger, Transit Connect, Tourneo Connect, Tourneo Custom e Transit chassi cabine.


A futura fábrica de motores da Ford Sollers na Rússia terá 42.600 metros quadrados, o equivalente a seis campos de futebol. Ela vai produzir três versões do motor 1.6 Duratec a gasolina, de 85, 105 e 125 cv. 

Leve, econômico, durável e com nível reduzido de ruídos e emissões, o Duratec foi o primeiro motor da Ford com bloco, cabeçote, cárter e pistões de alumínio. 

A planta em Elabuga terá uma capacidade anual de 105 mil motores, com possibilidade de expansão para 200 mil. Pelo menos 30% dos veículos Ford produzidos na Rússia serão equipados com esses motores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.