A Audi anunciou a apresentação de duas novas versões do consagrado A3 Sportback, de quatro portas, com motores 1.4l, de 122 cv e 1.8l, de 180 cv, na segunda quinzena de junho, em São Paulo.
Nas novas versões, o novo compacto premium Audi A3 Sportback teve o peso reduzido graças à tecnologia Ultra de construção que deixou o carro mais esportivo e versátil e muito econômico, na versão 1.4l fazendo 20 km/l e na com motor 1.8l, 18 km/l.
Em relação à versão de três portas Sport, que começou a ser comercializada em maio, o Sportback tem 3,5 cm a mais de entre-eixos. Com cinco portas tem mais espaço no porta-malas.
Os motores são poderosos, eficientes e os sistemas de informação e assistência ao motorista elevam o padrão no segmento de sua categoria.
Grandes entradas de ar na dianteira indicam a motorização poderosa. O perfil elegante é definido pela linha de cintura, também conhecida por “linha Tornado”, que acompanha as janelas, e pelas superfícies curvas.
A luz de freio adaptativa, que pulsa em alta frequência durante uma frenagem mais intensa, é de série.
A Audi oferece 12 opções de cores para o novo A3 Sportback: branco amalfi, preto brilhante, vermelho brilhante, marrom beluga, cinza dakota, prata gelo, branco geleira, cinza molção, azul skuba, vermelho shiraz, vermelho misano e preto fantasma. Independente das cores externas, o interior das duas versões pode ser contrastado com combinações nas cores prata e preto nos assentos.
A tecnologia de construção de baixo peso da montadora, Audi ultra, já é aplicada no novo Audi A3 Sportback, deixando o modelo 90 quilos mais leve do que a versão anterior.
Equipado com motor 1.4 TFSI, o hatch pesa apenas 1.300 kg. O perfil de célula de aço do modelo combina baixo peso com elevada rigidez.
O tipo de material utilizado em cada parte é determinado em função das características desejadas.
A tampa do motor, os para-lamas, a parte de trás dos para-choques e a subestrutura do eixo dianteiro são feitos em alumínio – juntos, economizam cerca de 12 kg e melhoram a distribuição de peso no conjunto.
Além da carroceria, que não produz nenhum ruído, o para-brisa recebeu isolamento acústico para reduzir ainda mais os níveis de som no interior.
Graças a ajustes detalhados, inclusive no compartimento do motor e na parte inferior da carroceria, o coeficiente de arrasto é de apenas 0,31.
Interior: funcionalidade intuitiva
Um longo arco, que corre abaixo do para-brisa, segue o estilo dos modelos maiores da marca.
O painel cativa logo à primeira vista, pela disposição clara dos instrumentos - com fácil leitura- e ergonomia.
O console central, que é ligeiramente inclinado em direção ao motorista, destaca a funcionalidade e acessibilidade aos comandos.
A unidade de comando central (MMI Navigation Plus com MMI Touch), localizada no console central, possui painel de controle táctil integrado e botão de pressão e rotativo para acesso mais intuitivo às funções disponíveis.
Este sistema oferece ao motorista uma maneira inteligente de controlar as funções de navegação e do telefone, além de permitir “escrever” letras ou números com um simples toque e movimento do dedo.
Um botão para o freio de estacionamento eletromecânico substitui a alavanca de mão – outra solução proveniente dos modelos maiores da marca.
Os bancos dianteiros foram recentemente desenvolvidos para oferecer excelente apoio e conforto aos ocupantes.
Graças ao entre-eixos 58 milímetros maior, o novo A3 Sportback oferece amplo espaço no assento traseiro e fácil acesso para três adultos, com mais espaço para as pernas e maior distância da cabeça ao teto do que a versão anterior.
Luxo e sofisticação também estão presentes no interior do modelo, com acabamento em alumínio Mistral ou inserções em “3D barvolento” na versão 1.8.
Este último, fabricado por meio de um processo complexo para produzir uma aparência semelhante a um vidro com intensa profundidade.
Quatro grandes entradas de ar, com design de turbina, conferem ainda mais classe ao veículo.
A forma como distribuem o ar pode variar de um jato mais forte até um fluxo mais uniforme e difuso, com vários níveis de intensidade.
O ar-condicionado é de série nas duas versões, sendo que o da versão 1.8 é de duas zonas.
O piso do porta-malas pode ser colocado em dois níveis – detalhe para os suportes demarcados com pequenas lâmpadas de LED.
O banco traseiro pode ser rebatido a 40:60, aumentando assim o espaço para bagagem, ou totalmente abaixado.
Motorização mais eficiente
Graças às inovações, o consumo foi reduzido em média, cerca de 10% em comparação à versão anterior. São duas opções de motores a gasolina TFSI.
A unidade produz 122 cv de potência e 200 Nm de torque máximo. Com câmbio S tronic de dupla embreagem, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em apenas 9,3 segundos - com velocidade máxima de 203 km/h.
O consumo de combustível combinado é de 18,86 km/litro, o que corresponde a 123 gramas de CO2/km.
Já o novo motor 1.8 TFSI a gasolina - que combina injeção direta FSI com injeção indireta multiponto; além do sistema Audi Valvelift, que varia a elevação das válvulas - produz 180 cv de potência e 250 Nm de torque.
Equipado com transmissão S tronic e tração dianteira, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em apenas 7,3 segundos e tem velocidade máxima de 232 km/h.
O consumo médio é de 17,85 km/litro, correspondente a 130 gramas de CO2 por km.
A Audi pretende expandir rapidamente a gama de motores para o Audi A3 Sportback, o que inclui um modelo S de alta eficiência e baixas emissões, além da opção de um motor a gás e um veículo híbrido e-tron, em 2014.
O Audi A3 Sportback vem para o Brasil equipado com câmbio S tronic de sete velocidades com dupla embreagem, extremamente rápida e com engates precisos e quase imperceptíveis.
O motorista pode operar o câmbio S tronic por meio de alavanca ou shift-paddles no volante.
Quando combinado com o Audi Drive Select (de série na versão 1.8), o veículo pode ser operado no modo Eficiência, que permite redução de consumo de combustível.
Neste caso, o modo de “roda livre” da caixa S tronic também é ativado, o que significa que a embreagem é automaticamente liberada quando o condutor levanta o pé do pedal de acelerador, poupando, assim, combustível.
No chassis do novo Audi A3 Sportback, o eixo dianteiro foi deslocado 4 centímetros para a frente, em comparação com o modelo anterior.
Todos os motores são instalados com inclinação de 12 graus, com a extremidade voltada para o escape – conceito da plataforma modular transversal (MQB).
Na dianteira, suspensão McPherson com braço inferior triangular acoplado em sub chassis de alumínio.
A suspensão traseira four-link trabalha com as forças longitudinais e transversais de forma independente, com molas e amortecedores montados separadamente.
A direção assistida eletromecânica é sensível, altamente eficiente e trabalha de maneira integrada com os sistemas de assistência.
O poderoso sistema de frenagem inclui discos ventilados na dianteira e o controle eletrônico de estabilidade limita o deslizamento em curvas.
Quando equipado com Audi Drive Select, o motorista decide o modo de condução e características do acelerador, direção assistida e câmbio S tronic apertando um botão e optando pelo modo Conforto, Auto, Dinâmico, Individual ou Eficiência.
O Audi A3 Sportback apresenta uma inovação pioneira nos sistemas eletrônicos de comunicação: a plataforma modular de informação (MIB), conceito que permite ciclos muito rápidos de informação.
O computador central do novo MMI (Multi Media Interface) possui um rápido processador de gráficos.
O monitor de alta resolução de 7 polegadas, que emerge automaticamente do painel, tem 11 milímetros de espessura e carcaça leve em magnésio preto de alto brilho.
Outros equipamentos são o Rádio MMI, que inclui Audi Music Interface para integração de leitor móvel e interface Bluetooth.
As duas versões podem ser equipadas com sistema de navegação com MMI touch.
O novo Audi A3 Sportback vem com um conjunto de itens de segurança generoso e de alto padrão, que inclui airbags frontais e para o joelho do condutor e airbags laterais dianteiros de cabeça.
Conheça o novo A3 Sportback, nas redes sociais, ao som da dupla francesa Daft Punk. Acesse:http://youtu.be/BTkuEA0RafY.
Departamento de Imprensa Audi Brasil
Charles Marzanasco
charles.marzanasco@audi.com.br
+55 11 3041-2840
Bruna Cury
bruna.cury@audi.com.br
+55 11 3041 2888
In Press Porter Novelli Assessoria de Comunicação
Nathália Sanches
nathalia.sanches@inpresspni.com.br
+55 11 3323-3787
Bruna Gomes
bruna.gomes@inpresspni.com.br
+55 11 3323-1644
Lia Mara Sacon
lia.sacon@inpresspni.com.br
+55 11 3323-3783
www.inpresspni.com.br.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário