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terça-feira, 21 de maio de 2013

CADA VEZ MAIS ASSISTIMOS AS MONTADORAS EQUIPANDO OS CARROS QUE VENDEM. UM ESTUDO DA CISCO MOSTRA A IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA QUE JÁ TEM UM PESO SIGNIFICATIVO DESDE O PROCESSO DE ESCOLHA E COMPRA À MANUTENÇÃO E À DIREÇÃO DO VEÍCULO


MECÂNICA ONLINE 


Nº 35 — 22 / 05 / 2013


Tarcísio Dias


Consumidores querem 
carros mais automatizados





Um estudo recente da Cisco (Customer Experience Report) sobre a experiência do consumidor do setor automotivo revela a importância do uso da tecnologia desde o processo de escolha e compra à manutenção e à direção do veículo. 
Os consumidores estão usando mais as tecnologias de comunicação (como celular, mensagens de texto, telefone, websites e dispositivos com comunicação embarcada) para se conectarem com montadoras e revendedoras. 


Os resultados mostram que aproximadamente a metade (47%) dos consumidores globais valoriza a reputação da marca na adoção da tecnologia ao comprar um veículo.

Globalmente, os consumidores estão ansiosos por ver mais mudanças de transporte na customização, segurança, tempo e economia de custos. 


Brasil, China e Índia se mostram significativamente mais dispostos a oferecer informações sobre hábitos de direção, em troca de eficiência em custo e tempo, e demonstram ter mais confiança em veículos sem motorista.

O estudo pesquisou mais de 1.500 consumidores em 10 países: Alemanha, Brasil, Canadá, China, Estados Unidos, França, Índia, Japão, Reino Unido e Rússia. Vamos aos principais destaques:

Antes de comprar um veículo, os consumidores preferem começar o processo on-line.


• A maioria dos consumidores começa seu processo de aquisição de automóveis online: 83% dos consumidores globais preferem pesquisar informações sobre um carro on-line, contra apenas 17% de consumidores que preferem telefonar ou ir a uma concessionária.

• Confiança no website do fabricante: 61% usam websites de fabricantes ao fazerem pesquisas para comprar um carro. Isto é uma boa notícia para o mundo digital, já que 78% dos consumidores confiam em suas pesquisas online.

Os consumidores querem uma maneira mais automatizada de monitorar custos de manutenção do carro.

• O impacto do preço do combustível na experiência do cliente: 52% dos consumidores querem monitorar o preço do combustível a partir de um veículo. 

Esta foi a prioridade máxima, comparada a 46% dos consumidores que querem monitorar preços de seguro, 35% que gostariam de monitorar disponibilidade de assistência automotiva em estradas e 32% querendo monitorar informações de recall.

• Monitorar custos de manutenção do automóvel: a demanda dos consumidores por monitoramento de custos de operação do veículo representou 62% dos consumidores afirmando que comprariam um dispositivo projetado para mantê-los no controle de seu orçamento mensal para combustível e manutenção automotiva.


Os consumidores estão dispostos a trocar informações pessoais por customização, segurança e economia.

• Seguro/manutenção mais baixos: 74% permitiriam o monitoramento de seus hábitos de direção a fim de economizar em seguro ou manutenção ou custos de serviços.

• Mais segurança pessoal: 60% forneceriam informações biométricas como impressões digitais e amostras de DNA em troca de segurança personalizada ou segurança do carro.

• Carro customizado: 65% compartilhariam informações pessoais como altura/peso, hábitos de direção e preferências em entretenimento se isso levasse a um veículo e experiência de direção mais customizados.

Confiança do consumidor em veículos automatizados ou não pilotados


• Veículos não pilotados: mais da metade dos consumidores globais (57%) afirmou que provavelmente andariam em um carro totalmente controlado por tecnologia que dispensa um motorista humano. Os consumidores mais confiantes a este respeito são do Brasil, com 96%, Índia, com 86%, e China, com 70%.


• Crianças a bordo: a confiança dos consumidores caiu para 46% quando perguntados se permitiriam que seus filhos andassem em veículos não pilotados, mas os brasileiros permanecem confiantes, com 92% afirmando que deixariam seus filhos em carros automatizados sem motoristas.

• Os consumidores menos propensos a este respeito são do Japão, França e Alemanha, onde apenas 6% permitiriam que seus filhos andassem em um veículo não pilotado.

MECÂNICA ONLINE

· Fórmula Truck – A categoria realizou uma grande festa em sua terceira corrida da Temporada 2013 em Caruaru, Pernambuco. 

Com um público estimado de 50 mil pessoas, a única etapa no Nordeste foi válida para os campeonatos brasileiro e Sul-americano. 

A vitória foi do gaúcho Régis Boessio. Caminhões Mercedes-Benz, Volkswagen/MAN, Iveco e Scania “subiram” no pódio.

· RECALL - Devido ao risco de acidentes decorrentes de falhas nos freios, a Peugeot Citroën do Brasil está chamando 811 proprietários de modelos Peugeot 308, versão Feline e 408, versão Griffe - ambos com motor 1.6 THP, fabricados em 2011 e 2012, para verificação do tubo de vácuo do sistema de freios.

· Nissan LEAF - Primeiro modelo 100% elétrico produzido em larga escala, atingiu a marca histórica de 25 mil unidades comercializadas somente nos Estados Unidos, reforçando a posição de veículo elétrico mais vendido no mundo com 62 mil unidades desde dezembro de 2010.

Tarcísio Dias – Profissional e técnico em Mecânica, além de engenheiro Mecatrônico e Radialista, é gerente de conteúdo do Portal Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) e desenvolve a Coleção AutoMecânica.
E-mail: redacao@mecanicaonline.com.br

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