A Renault tem um novo carro conceito, urbano, de alto desempenho, criado para competir, sucessor dos míticos R5 Turbo e Clio V6, o Twin’Run com motor V6 de 320cv em posição central traseira, derivado do Mégane Trophy, que leva míseros 4,5 segundos para ir de 0 a 100 km/h e tem velocidade máxima de 250 km/h.
O conceito que foi apresentado durante o 71º Grande Prêmio de Mônaco de F1, junto com seu irmão gêmeo Twin’Z, o Twin’Run oferece uma pegada moderna e divertida para um veículo urbano.
Esses dois carros-conceito representam a 5ª etapa da estratégia de Design da Renault cultivam o espírito esportivo da marca e a paixão pelo automobilismo. O Twin’Run é um verdadeiro carro de corrida, dotado de um chassi tubular diretamente proveniente do universo das competições.
“O Twin’Run é uma mistura de potência, paixão e esportividade. Ele reaviva a lembrança dos veículos emblemáticos do automobilismo esportivo da marca. Depois de seu irmão gêmeo Twin’Z, o carro-conceito urbano com glamour, o Twin’Run mostra que a personalização está no coração da nossa estratégia”, ressalta Laurens van den Acker, diretor do Design Industrial da Renault
O Twin’Run exibe uma silhueta exígua e bastante dinâmica. Suas rodas posicionadas nos quatro cantos, associados a balanços curtos e uma cintura de carroceria mais alta contribuem para o dinamismo do conjunto, sugerindo grande agilidade.
As laterais ligeiramente côncavas, desenhadas “próximo ao corpo” e recobertas por um painel lateral superior bem marcado, principalmente na altura das passagens de rodas, complementam seu temperamento esportivo.
A cor azul lembra que o Twin’Run simboliza, junto com seu irmão gêmeo Twin’Z, a 5ª etapa da estratégia de Design de Renault, dedicada ao divertimento e ao lazer.
A cor azul lembra que o Twin’Run simboliza, junto com seu irmão gêmeo Twin’Z, a 5ª etapa da estratégia de Design de Renault, dedicada ao divertimento e ao lazer.
Os quatro faróis adicionais ultraplanos com tecnologia LED, de apenas 2,5 cm de espessura, reinterpretam de forma moderna a sequência de faróis utilizados no mundo dos ralis durante as competições noturnas.
O ajuste foi um verdadeiro desafio, com uma forte potência de iluminação proporcionada pelos faróis, totalmente configuráveis, e cuja sequência é gerenciada por um sistema embarcado.
O ajuste foi um verdadeiro desafio, com uma forte potência de iluminação proporcionada pelos faróis, totalmente configuráveis, e cuja sequência é gerenciada por um sistema embarcado.
Ninguém se esqueceu do R5 turbo ou do ClioV6. O Twin’Run é um digno herdeiro destes pequenos bólidos turbinados e possuidores de uma grande simpatia.”, lembra Axel Breun, diretor de Design de Carros-Conceito
O Twin’Run foi desenvolvido com o apoio da empresa Tork Engineering / Poclain Véhicules, especialista em preparação de chassis para competições automobilísticas.
O Twin’Run foi desenvolvido com o apoio da empresa Tork Engineering / Poclain Véhicules, especialista em preparação de chassis para competições automobilísticas.
Este carro-conceito é um verdadeiro carro de corrida que se beneficia desta expertise em competições.
A carroceria de material compósito está assentada sobre um chassi multitubular de aço, propulsionada por um motor em posição central traseira derivado do Mégane Trophy.
Motor V6 de competição
A carroceria de material compósito está assentada sobre um chassi multitubular de aço, propulsionada por um motor em posição central traseira derivado do Mégane Trophy.
O Twin’Run é equipado com o motor V6 de 3,5L da Aliança Renault-Nissan, que equipa o Espace, o Laguna e o Latitude, sendo também utilizado em competições, principalmente no Mégane Trophy.
Disposto longitudinalmente em posição central traseira, este motor de seis cilindros em V de 3498 cm3, fornece uma potência de 320 cavalos a 6800 RPM no trem traseiro e um torque de 380 Nm a 4850 RPM.
Forte e generoso mesmo em baixas rotações, este V6 musical fornece acelerações lineares e garante uma excelente motricidade tanto nas curvas como nas retomadas.
As entradas de ar de admissão são posicionadas no nível das passagens das rodas traseiras.
Os extratores de ar nas paredes traseiras contribuem para um bom resfriamento do motor.
O sistema de arrefecimento foi objeto de um tratamento específico, com dutos de alumínio polido integrados de maneira visível no painel do habitáculo.
O motor é separado do posto de condução através de um painel de acrílico.
Para assegurar uma boa distribuição das massas, alguns elementos foram instalados sob o capô dianteiro, como o tanque de combustível, a bateria, o radiador e o sistema de assistência hidráulica.
O carro-conceito é bem equilibrado, com uma distribuição das massas de 57% na frente e 43% na traseira.
A carroceria de material compósito de fibra de vidro poliéster se beneficia também da expertise em competições. Ela integra revestimentos de tecido carbono embutidos na massa, utilizados na lâmina dianteira, no teto, no difusor traseiro e nos arcos da rodas.
A carroceria de material compósito de fibra de vidro poliéster se beneficia também da expertise em competições. Ela integra revestimentos de tecido carbono embutidos na massa, utilizados na lâmina dianteira, no teto, no difusor traseiro e nos arcos da rodas.
A tecnologia de tecido de carbono permite aliar estética e eficácia, ao mesmo tempo em que os custos são controlados.
Aerodinâmica de pista
O arquitetura de dois volumes do Twin’Run proporciona firmeza em alta velocidade.
Aerodinâmica de pista
O arquitetura de dois volumes do Twin’Run proporciona firmeza em alta velocidade.
A aerodinâmica foi objeto de um cuidado especial, com a integração de um difusor que canaliza o fluxo de ar sob o carro e um spoiler fixo que proporciona ainda mais eficiência aerodinâmica em alta velocidade.
O Twin’Run conta com um chassi multitubular de aço de alto desempenho derivado da aeronáutica e utilizado em competições. Este chassi foi totalmente ajustado pela Tork Engineering.
A aderência ao solo foi assegurada por trens dianteiros e traseiros munidos de suspensões com duplos triângulos e eixos independentes.
Estes quatro eixos maciços são feitos de alumínio de qualidade aeronáutica e garantem alto desempenho nas pistas.
Para a filtração dos impactos e sustentação da carroceria, o Twin’Run é equipado com molas e amortecedores OHLINS na frente e na traseira.
Por fim, os trens recebem uma barra estabilizadora de 22 mm de diâmetro na frente e 25 mm na traseira. A estabilização é perfeitamente controlada em benefício da agilidade e reatividade.
As rodas de alumínio com cubo específico e rosca central são desmontáveis em três partes e calçadas com pneus Michelin de 18 polegadas.
Alto desempenho
O desenvolvimento do Twin’Run foi guiado por uma vontade permanente de não reinventar tudo.
Por fim, os trens recebem uma barra estabilizadora de 22 mm de diâmetro na frente e 25 mm na traseira. A estabilização é perfeitamente controlada em benefício da agilidade e reatividade.
As rodas de alumínio com cubo específico e rosca central são desmontáveis em três partes e calçadas com pneus Michelin de 18 polegadas.
O desenvolvimento do Twin’Run foi guiado por uma vontade permanente de não reinventar tudo.
O chassi e os contatos com o solo são uma combinação de subconjuntos já testados em veículos de competições.
Esta estratégia permitiu desenvolver um carro-conceito surpreendentemente eficaz nas pistas, em um tempo recorde.
Habitáculo especial
O Twin’Run dispõe de um habitáculo de competições, como pode ser visto no arco tubular e nos bancos de competição equipados com cintos de segurança do tipo competição.
Assim, o cuidado dispensado ao interior do veículo vai além do que normalmente se encontra no mundo das competições.
Os painéis das portas e o painel de bordo são revestidos em couro com “efeito Alcântara” preto e vermelho.
Os painéis das portas e o painel de bordo são revestidos em couro com “efeito Alcântara” preto e vermelho.
Os bancos do tipo competição estofados com “efeito Alcântara” em três cores com a assinatura Twin’Run reforçam o sotaque francês do carro-conceito.
O piloto tem em suas mãos um volante de competição e uma alavanca de marchas com comando sequencial em posição alta que permite engrenar as marchas com bastante firmeza.
O piloto tem em suas mãos um volante de competição e uma alavanca de marchas com comando sequencial em posição alta que permite engrenar as marchas com bastante firmeza.
A isso se inclui um freio de mão hidráulico mecanossoldado instalado na altura da alavanca de marchas para manobras de demonstração, como a rotação em 360 graus ou outro tipo de acrobacia.
Nos pés, a pedaleira de alumínio usinado é proveniente das competições. Concebida para facilitar o punta-taco, o componente já foi testado em vários veículos nas pistas (Lodgy Andros / Duster No Limit).
Instalados em um console laqueado branco, os instrumentos são, como em qualquer veículo de competição, totalmente dedicados à pilotagem.
O Twin’Run é equipado com uma tela de LCD de 5,5 polegadas instalada logo atrás do volante.
Nos pés, a pedaleira de alumínio usinado é proveniente das competições. Concebida para facilitar o punta-taco, o componente já foi testado em vários veículos nas pistas (Lodgy Andros / Duster No Limit).
Instalados em um console laqueado branco, os instrumentos são, como em qualquer veículo de competição, totalmente dedicados à pilotagem.
O display oferece várias opções de visualização em vermelho e azul: velocidade, marcha engrenada e rotação motor, além da pressão da gasolina, pressão da embreagem ou ainda a pressão de óleo.
Por fim, dois manômetros vermelhos com agulhas em posição central exibem a temperatura do óleo e da água, remetendo imediatamente ao R5 Turbo.
Dimensões:
Comprimento: 3680 mm
Largura: 1750 mm (1970 mm com retrovisores)
Altura: 1493 mm
Bitola Dianteira: 1522 mm
Bitola Traseira: 1497 mm
Combustível: 40L
Peso com o veículo vazio: 950 kg
Carroceria
- Compósito, vidro poliéster
Motor
- Motor da Aliança Renault-Nissan (Renault V4Y / Nissan VQ35)
- Posição longitudinal - Posição central traseira
- 6 cilindros em V (60°) – 24 válvulas – 3498 cm3
- Diâmetro – Curso: 95.5mm x 81.4mm
- Injeção / ignição gestão integral SODEMO EV14
- Potência máxima 320 cv a 6800 RPM
- Torque máximo 380 Nm a 4850 RPM
- Rotação máxima 7500 RPM
Transmissão:
- Tração traseira
- Caixa de câmbio sequencial SADEV com 6 marchas + marcha a ré
- Diferencial autoblocante de deslizamento limitado
- Embreagem bidisco metálica Ø184mm
Chassi:
- Multitubular de aço 25CD4S
- Suspensões com dupla triangulação dianteira e traseira
- Molas-amortecedores OHLINS 2 bitolas (frente e traseira)
Frenagem:
- Freios dianteiros: discos ventilados Ø356 x 32 e pinças 6 pistões
- Freios traseiros: discos ventilados Ø328 x 30 e pinças 4 pistões
Rodas e pneus:
- Dianteira: rodas alumínio 7.5’’ x 18’’ e pneus Michelin 205/40 R18
- Traseira: rodas alumínio 8.5’’ x 18’’ e pneus Michelin 245/35 R18
Desempenho:
- 0 a 100 km/h: 4,5s
- Velocidade máxima: 250 km/h
PARCEIROS
- Tork Engineering / Poclain Veículos (chassi, carroceria)
- Michelin (pneus)
- Sparco (bancos)
- Sabelt (cintos de segurança)
EQUIPE DE PROJETO
RENAULT
- Axel Breun (Diretor de Design de Carros-conceito)
- Philippe Ponceau (Chefe de projeto)
- Csaba Wittinger (Design externo)
- Laurent Negroni (Design interno)
- Nathalie Granger (Cores e materiais)
- Nicolas Merlhiot (Grafismos)
TORK / POCLAIN VÉHICULES
- Richard Tur (Diretor)
- Charles Door (Chefe de projeto)
- Hervé Garnier (Engenheiro Eletrônico).
FICHA TÉCNICA
Comprimento: 3680 mm
Largura: 1750 mm (1970 mm com retrovisores)
Altura: 1493 mm
Bitola Dianteira: 1522 mm
Bitola Traseira: 1497 mm
Combustível: 40L
Peso com o veículo vazio: 950 kg
Carroceria
- Compósito, vidro poliéster
Motor
- Motor da Aliança Renault-Nissan (Renault V4Y / Nissan VQ35)
- Posição longitudinal - Posição central traseira
- 6 cilindros em V (60°) – 24 válvulas – 3498 cm3
- Diâmetro – Curso: 95.5mm x 81.4mm
- Injeção / ignição gestão integral SODEMO EV14
- Potência máxima 320 cv a 6800 RPM
- Torque máximo 380 Nm a 4850 RPM
- Rotação máxima 7500 RPM
Transmissão:
- Tração traseira
- Caixa de câmbio sequencial SADEV com 6 marchas + marcha a ré
- Diferencial autoblocante de deslizamento limitado
- Embreagem bidisco metálica Ø184mm
Chassi:
- Multitubular de aço 25CD4S
- Suspensões com dupla triangulação dianteira e traseira
- Molas-amortecedores OHLINS 2 bitolas (frente e traseira)
Frenagem:
- Freios dianteiros: discos ventilados Ø356 x 32 e pinças 6 pistões
- Freios traseiros: discos ventilados Ø328 x 30 e pinças 4 pistões
Rodas e pneus:
- Dianteira: rodas alumínio 7.5’’ x 18’’ e pneus Michelin 205/40 R18
- Traseira: rodas alumínio 8.5’’ x 18’’ e pneus Michelin 245/35 R18
Desempenho:
- 0 a 100 km/h: 4,5s
- Velocidade máxima: 250 km/h
PARCEIROS
- Tork Engineering / Poclain Veículos (chassi, carroceria)
- Michelin (pneus)
- Sparco (bancos)
- Sabelt (cintos de segurança)
EQUIPE DE PROJETO
RENAULT
- Axel Breun (Diretor de Design de Carros-conceito)
- Philippe Ponceau (Chefe de projeto)
- Csaba Wittinger (Design externo)
- Laurent Negroni (Design interno)
- Nathalie Granger (Cores e materiais)
- Nicolas Merlhiot (Grafismos)
TORK / POCLAIN VÉHICULES
- Richard Tur (Diretor)
- Charles Door (Chefe de projeto)
- Hervé Garnier (Engenheiro Eletrônico).
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