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quarta-feira, 5 de junho de 2013

ESTA INFORMAÇÃO É IMPORTANTE PARA MOTORISTAS: FOI HOMOLOGADA A AUTORIZAÇÃO PARA A TMD FRCTION FABRICAR, EM SÉRIE, PASTILHAS DE FREIO SEM MISTURA DE COBRE QUE SERÃO USADAS EM VEÍCULOS DE ALTO DESEMPENHO


Integrante do Grupo Nisshinbo, a TMD Friction (o maior fabricante mundial de material de atrito), nos últimos dias de maio obteve a primeira homologação da indústria automobilística para produzir, em série, pastilhas de freio isentas de cobre como equipamento original para veículos de alto desempenho.

Esta inovação, no segmento de materiais de atrito, nasceu de trabalhoso desenvolvimento feito em parceria com um tradicional fabricante alemão de veículos. 


E, a princípio, tal homologação abrange o eixo dianteiro de um novo veículo a ser lançado no mercado ainda este ano.

A decisão pioneira desta montadora de automóveis de luxo destaca a conformidade da nova pastilha, livre de cobre, com os mais exigentes requisitos para pastilhas de freio. 

Outros fabricantes estão testando o mesmo material da TMD Friction e outras homologações são esperadas ainda em 2013.

Segundo Andrew Dilnot, vice-presidente senior de Desenvolvimento de Produto da TMD Friction, “o desafio em desenvolver esta nova formulação de material de atrito foi o de achar um substituto adequado para o cobre, reunindo suas positivas características físicas e químicas. E substâncias como ouro, prata, alumínio, níquel ou chumbo, que são os únicos com características semelhantes, estavam fora de questão, tanto por custo como por razões toxicológicas”.

Como parceiros tecnológicos da indústria automotiva, a TMD estuda continuamente novos avanços científicos e de matérias-primas, como o do material de atrito sem cobre que, inclusive, já atende requisitos legais do estado americano de Washington para 2021.

“Como as montadoras trabalham cada vez mais com vendas internacionais baseadas em estratégias de plataformas globais, elas também pressionam mudanças tecnológicas na Europa apesar do requisito legal valer por enquanto somente para alguns estados norte-americanos. Por isso, os fabricantes europeus de veículos planejam oferecer exclusivamente sistemas de freio com material livre de cobre no mundo inteiro”, explicou Andrew Dilnot.

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