Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

ASSIM VAI O SERTÕES: BRASILEIROS DA MITSUBISHI VENCEM NO JALAPÃO SEGUIDOS DOS FRANCESES DA MINI QUE TIVERAM UM PNEU FURADO E CONTINUA NA LIDERANÇA. O CAMINHÃO FORD ISOLA-SE CADA VEZ MAIS NA LIDERANÇA. CLIQUE NAS FOTOS PARA AMPLIÁ-LAS.


Foto: Marcelo Maragni/webventure.com.br
Clique na imagem para fazer o Donwload...
Spinelli/Haddad vence a primeira e assume vice-liderança nos carros
Foto: Vinicius Branca/webventure.com.br
Clique na imagem para fazer o Donwload...
Peterhansel/Cottret tem pneu furado e alivia
Foto: Marcelo Maragni/webventure.com.br
Clique na imagem para fazer o Donwload...
Franciosi/Capoani vence na PT1 e abre vantagem
Foto: Marcelo Maragni/webventure.com.br
Clique na imagem para fazer o Donwload...
Marinzeck/Ribeiro vence outra e abre na liderança da PT2
Foto: Eric Schroeder/webventure.com.br
Clique na imagem para fazer o Donwload...
Nos caminhões, trio Piano/Mendes/Sales vence outra

7ª Etapa - 31/07 - quarta-feira
PALMAS (TO) - PALMAS (TO)
Deslocamento inicial: 109 km
Trecho de Especial: 514 km
Deslocamento final: 122 km
TOTAL: 746 km

Etapa em Palmas não foi brincadeira
Como já era esperado, a 7ª etapa do Rally dos Sertões contou com uma especial repleta de dificuldades para competidores e máquinas, que trabalharam no limite da resistência, a temperaturas altíssimas. 

Pela primeira vez, a dupla Guilherme Spinelli/Youssef Haddad (Mitsubishi ASX) venceu os franceses Stephane Peterhansel e Jean-Paul Cottret (Mini All4), segundo no dia, e subiu para a vice-liderança da competição. 

Em terceiro, ficou João Franciosi/Rafael Capoani (Mitsubishi Triton R), que teve mais um dia para comemorar. 

A dupla passou ilesa pelo Jalapão, ocupa a terceira posição na geral e manteve a liderança na disputadíssima categoria Protótipos T1. 

Seu principal rival, Klever Kolberg/Flavio França (T-Rex) parou com quebra do motor. No total, 33 carros largaram hoje, dos 46 que saíram de Goiânia.

Os competidores cumpriram o dia mais longo do rali - 746 km - e a maior especial de todos os tempos, que estava prevista para ter 514 km, mas foi encurtada em 15 km por questões de segurança. 

Mas engana-se quem pensa que tudo está definido. Depois da etapa Maratona ontem, do Jalapão hoje, amanhã vem outra pedreira pela frente. 

O rali sai de Palmas (TO) rumo a Minaçu (GO), para mais 666 km, dos quais 333 km de trecho cronometrado que promete ter de tudo.

"Para não perder o costume tivemos mais um pneu furado, mas de resto foi tudo limpo e sem problemas. O ASX esteve perfeito hoje. Passamos o Peterhansel logo no início da especial e conseguimos nos desvencilhar das pegadinhas do Jalapão", contou Guiga, que enfrentou problemas no segundo dia de prova, despencou para 16º, mas já recuperou terreno e ocupa a vice-liderança.

Peterhansel destacou as dificuldades do dia: "Dia longo e que não foi nada fácil pra gente. A especial era ótima de guiar, com areia e trial. No km 30, o Guiga nos passou e tivemos um pneu furado. A partir daí tratamos de não forçar o ritmo porque a temperatura do carro estava bem alta", disse o francês, maior nome do rali mundial.

Protótipos T1
A acirrada disputa da categoria Protótipos T1 teve uma baixa hoje. Kolberg/Capoani que vinha mantendo um ritmo forte, teve quebra do motor e não completou. 

Já os principais rivais, Franciosi e Capoani tiveram um dia limpo. "Nós nos superamos hoje no Jalapão e temos evoluído a cada dia. Estamos bem cansados, mas felizes de termos passado por essa etapa e principalmente por estarmos na liderança da Protótipos T1", comemorou Franciosi, campeão em 2006. 

Em segundo lugar no dia, o irmão de João, Romeu Franciosi e seu navegador Rogério Almeida (Mitsubishi Triton R), seguido por Cristian Baumgarten/Beco Andreotti (Mitsubishi L200 Triton Evo) em terceiro. 

No acumulado, Franciosi/Capoani lidera com 1h41 de vantagem sobre Romeu Franciosi/Almeida.

Pro Brasil
Na categoria Pro Brasil, Marcos Cassol/Luís Felipe Eckel (Mitsubishi Triton R) vence outra seguida, seguidos por Zeca Sawaya/Marcelo Haseyama (Mitsubihi L200RS) em segundo e Jorley Jr/Maykel Justo (Sherpa) em terceiro. 

A liderança permanece com Cassol/Eckel, que ampliou sua vantagem de 42 para 50 minutos para Jorley/Justo.
Super Production
Na Super Production, vitória de Regis Maia/Ana Carolina Braga (VW Amarok), seguida por Gunter Hinkelmann/Pipo Mirone (Mitsubishi L200RS) em segundo e Glauber Fontoura/Minae Miyauti (Triton R) em terceiro. 

Mas a liderança permanece com Fontoura/Miyauti, agora com vantagem de 1h50 para o segundo colocado Marcelo Damini/Elson Oliveira (Mitsubishi L200RS).

Production T2
Na 
Production T2, vitória da dupla Ulysses Marinzeck/João Ribeiro (Troller), seguida pelos irmãos Rodrigo Leis/Ronald Leis (Mitsubishi TR4) em segundo; e Cristiano Rocha/Anderson Geraldi (Mitsubishi TR4), sem terceiro. 

A liderança no acumulado permanece com Marinzeck/Ribeiro,mas sua vantagem para os irmãos Leis aumentou de 48 minutos ontem, para 1h34.

Caminhões
Na disputa dos caminhões pesados, o trio da Mercedes Benz, Guido Salvini/Flavio Bisi/ Fernado Chwaigert voltou a enfrentar problemas e não completou a especial, que teve 142 km. Assim a vitória ficou mais uma vez com Edu Piano/Solon Mendes/Antonio Sales (Ford Racing Trucks), que se mantém na liderança.

Edu Piano destacou que daqui para frente é só administrar. "Para nós hoje foi um dia bom. O caminhão está inteiro, abrimos uma vantagem maior. Está tudo dentro do planejado. Foi um dia bem quente, o motor trabalhou muito no limite entre 100° e 110°, mas cumprimos o objetivo de fazer uma especial limpa. Daqui para Goiânia, faltando três etapas, vamos administrar a nossa vantagem, fazer uma manutenção no caminhão e comemorar o meu primeiro título na categoria de Caminhões Pesados", declarou o piloto, que nesta quarta fez a especial em 2h02min22.

Já Salvini lamentou os problemas enfrentados. "Tivemos problemas na especial novamente e estouramos o tempo limite. O ventilador do motor quebrou e cortou uma mangueira de água e não teve como arrumar isso dentro da trilha. Ainda restam três etapas. O rali ainda não está perdido. Do mesmo jeito que não tivemos muita sorte, os outros também podem não ter. O Sertões só acaba quando colocar o caminhão no Parque Fechado, em Goiânia", ressaltou.

Resultado 7ª etapa Carros (extra-oficial):

Geral
1. GUILHERME SPINELLI/YOUSSEF HADDAD 05:28:202. STEPHANE PETERHANSEL/JEAN-PAUL COTTRET 05:31:103. JOAO FRANCIOSI/RAFAEL CAPOANI 05:48:264. MARCOS CASSOL/LUIS FELIPE ECKEL 05:52:295. JOAO CARDOSO/SIDINEI BROERING 05:53:246. ROMEU FRANCIOSI/ROGERIO ALMEIDA 05:54:437. CRISTIAN BAUMGART /BECO ANDREOTTI 05:56:168. ZECA SAWAYA/MARCELO HASEYAMA 06:11:039. JORLEY JR./MAYKEL JUSTO 06:11:4510. REGIS MAIA/ANA CAROLINA BRAGA 06:14:20

T1 FIA
1. GUILHERME SPINELLI/YOUSSEF HADDAD 05:28:20
2. STEPHANE PETERHANSEL/JEAN-PAUL COTTRET 05:31:10


Protótipos T1
1. JOAO FRANCIOSI/RAFAEL CAPOANI 05:48:26
2. JOAO CARDOSO/SIDINEI BROERING 05:53:24
3. ROMEU FRANCIOSI/ROGERIO ALMEIDA 05:54:43


Pró Brasil
1. MARCOS CASSOL/LUIS FELIPE ECKEL 05:52:29
2. ZECA SAWAYA/MARCELO HASEYAMA 06:11:03
3. JORLEY JR./MAYKEL JUSTO 06:11:45


Super Prodution
1. REGIS MAIA/ANA CAROLINA BRAGA 06:14:20
2. MARCELO DAMINI/ELSON OLIVEIRA 07:12:12
3. ARMANDO CRUZ/SERGIO BESSA 07:58:27


Production T2
1. ULYSSES MARINZECK FILHO/JOAO VICTOR RIBEIRO 07:23:53
2. RODRIGO LEIS/RONALD LEIS 07:54:43
3. CRISTIANO ROCHA/ANDERSON GERALDI 08:25:40


Resultado Acumulado 
Carros (extra-oficial):

Geral
1. STEPHANE PETERHANSEL/JEAN-PAUL COTTRET 19:44:41 -
2. GUILHERME SPINELLI/YOUSSEF HADDAD 21:13:29 +01:28:47.7
3. JOAO FRANCIOSI/RAFAEL CAPOANI 21:29:12 +01:44:30.1
4. MARCOS CASSOL/LUIS FELIPE ECKEL 21:51:08 +02:06:26.5
5. JORLEY JR./MAYKEL JUSTO 23:00:47 +03:16:05.2
6. ROMEU FRANCIOSI/ROGERIO ALMEIDA 23:09:10 +03:24:28.3
7. GLAUBER FONTOURA/MINAE MIYAUTI 23:20:15 +03:35:34.0
8. MAURO GUEDES/NEURIVAN CALADO 23:23:48 +03:39:07.2
9. MARCELO DAMINI/ELSON OLIVEIRA 25:12:49 +05:28:07.8
10. CRISTIAN BAUMGART /BECO ANDREOTTI 25:31:14 +05:46:32.5


T1 FIA
1. STEPHANE PETERHANSEL/JEAN-PAUL COTTRET 19:44:41
2. GUILHERME SPINELLI/YOUSSEF HADDAD 21:13:29


Protótipos T1
1. JOÃO FRANCIOSI/RAFAEL CAPOANI 21:29:12 +01:44:30.1
2. ROMEU FRANCIOSI/ROGERIO ALMEIDA 23:09:10 +03:24:28.3
3. CRISTIAN BAUMGART /BECO ANDREOTTI 25:31:14 +05:46:32.5


Pró Brasil
1. MARCOS CASSOL/LUIS FELIPE ECKEL 21:51:08 +02:06:26.5
2. JORLEY JR./MAYKEL JUSTO 23:00:47 +03:16:05.2
3. MAURO GUEDES/NEURIVAN CALADO 23:23:48 +03:39:07.2


Super Prodution

1. GLAUBER FONTOURA/MINAE MIYAUTI 23:20:15
2. MARCELO DAMINI/ELSON OLIVEIRA 25:12:49
3. ARMANDO CRUZ/SERGIO BESSA 28:45:55


Production T2
1. ULYSSES MARINZECK FILHO/JOAO VICTOR RIBEIRO 26:28:01
2. RODRIGO LEIS/RONALD LEIS 27:48:32
3. CRISTIANO ROCHA/ANDERSON GERALDI 28:57:25


8ª Etapa - 01/08 - quinta-feira
PALMAS (TO) - MINAÇU (GO)
Deslocamento inicial: 312 km
Trecho especial: 333 km
Deslocamento final: 21 km km
TOTAL: 666 km


Prova deste quinta
Depois de um longo deslocamento inicial, mais uma especial de respeito. Começa rápida com piso de cascalho muito bom, seguindo por estradas menores bem sinuosas, com muitas depressões, lombas, riachos e pedras. 

Fica rápida novamente até o abastecimento das motos. O piso continua rápido até chegar a uma região montanhosa com subidas muito íngremes, trechos de trial, visuais incríveis e uma longa descida de serra. 

O último trecho da prova é bem travado com muitas pontes de toras, trilhas, depressões e pedras até o final da especial. Os caminhões farão uma especial de 258 km.

Fotos do Rally dos Sertões para download: http://www.fotoarena.com.br/busca/index/t/Rally+dos+Sert%C3%B5es+2013+25-07-2013/?ide=17875

Vídeos / Rally dos Sertões
A Dunas Media é responsável pela produção, captação e edição de todas as imagens em vídeo do Rally dos Sertões. 

A empresa também é detentora dos direitos de comercialização e distribuição destes conteúdos para pilotos, equipes e veículos de comunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.