Um termômetro da qualidade de um carro é a praça |
Segundo ela, o Cobalt é um modelo que vem agradando a diversos tipos de consumidores: famílias, motoristas de táxi e jovens pela versatilidade, espaço interno e capacidade de porta-malas e vem com três anos de garantia, sem limite de cronometragem, o que para os taxistas, por exemplo, é excelente.
LTZ custa R$ 46.990 ou R$ 49.990, com mais itens de série. |
LTZ custa R$ 46.990 ou R$ 49.990, com mais itens de série |
Os números falam por si só. O novo Chevrolet Cobalt é um grande sucesso de vendas da Chevrolet no Brasil. Desde seu lançamento, em novembro de 2011, já foram comercializadas mais de 40.000 unidades do sedã. No último mês de julho, o modelo registrou seu recorde mensal histórico de venda, com 6.412 unidades emplacadas.
Os motivos para seu sucesso já são conhecidos. Excelente relação custo benefício, espaço interno, acabamento e funcionalidade como referência no segmento, porta-malas espaçoso, boa dirigibilidade e um design clássico, que caiu no gosto dos brasileiros.
Design consagrado e visual exclusivo
Os motivos para seu sucesso já são conhecidos. Excelente relação custo benefício, espaço interno, acabamento e funcionalidade como referência no segmento, porta-malas espaçoso, boa dirigibilidade e um design clássico, que caiu no gosto dos brasileiros.
Design consagrado e visual exclusivo
“As linhas do Chevrolet Cobalt são limpas, acentuadas pelos vincos que valorizam o tratamento de superfícies aplicado em sua carroceria. Expressam claramente o consagrado DNA da marca no mundo todo. Tenho certeza que seu design vai se perpetuar como atual durante muito tempo”, afirma Carlos Barba, Diretor Executivo de Design da GM América do Sul.
A versão 1.8 do Cobalt tem alguns detalhes que a diferenciam do sedã equipado com o motor 1.4. Na LT, que utiliza calotas, o modelo 1.8 tem uma de desenho exclusivo. Além disso, na traseira, ela carrega um spoiler.
E mais: todo esse espaço em linhas que geram um coeficiente de penetração aerodinâmico baixo, de 0,32, que contribui para que o Cobalt seja o melhor em desempenho e economia de combustível em seu segmento.
Versatilidade, conforto e conectividade
Com o maior entreeixos da categoria, o novo sedã da Chevrolet tem espaço para cinco adultos que ficam confortavelmente acomodados, com espaço para os ombros, pernas e joelhos que são destaques na categoria. Os materiais utilizados no interior do veículo criam um ambiente de refinamento e clara percepção de qualidade, com superfícies refinadas.
O painel em dois tons, a iluminação Ice Blue com LEDs dos instrumentos que misturam mostradores digitais e analógicos possibilitam uma visualização perfeita das informações bem como deixam claro a modernidade e tecnologia. Como também a aplicação do inserto com pintura exclusiva no volante, combinado com detalhes cromados no painel de instrumentos e nos painéis de porta contribuem para um visual ainda mais luxuoso.
No tocante aos porta-objetos, são 18 no total. O Cobalt tem um console central com dois porta-copos mais um nicho para colocar uma garrafa de até 1,5 litro. Os porta-mapas, nos painéis das portas são amplos e também ganharam nas portas dianteiras espaço para garrafas com até 1,5 litro de capacidade.
A versão 1.8 do Cobalt traz itens exclusivos também no interior. O volante tem acabamento em couro na versão LT automática e em todas a LTZ. E todas as versões equipadas com a transmissão automática contam com piloto automático com botões de acionamento no volante.
Além do novo console central – desenhado para receber a alavanca de câmbio automático -, o Cobalt 1.8 tem luz interna individual no teto e acabamentos cromados no cluster de instrumentos.
O mais novo integrante da família Econo.Flex
O 1.8 Econo.Flex utiliza diversas tecnologias para atingir esses objetivos. Tem coletor de admissão em plástico, com um novo ressonador, que garante menor ruído de aspiração e melhor distribuição do torque, além de conferir melhor dirigibilidade, aceleração mais uniforme e menor consumo de combustível – que, combinado com o tanque de combustível de 54 litros, se traduz em excelente autonomia.
O Econo.Flex apresenta uma evolução do sistema drive-by-wire, de última geração, que possibilita respostas mais rápidas ao acelerador e que trabalha integrado ao System Zero, uma tecnologia 100% desenvolvida pela GM, que gerencia o motor baseado em torque. Para completar, o 1.8 Econo.Flex conta com o coletor de escapamento estampado em aço inox, mais eficiente no atendimento as novas leis de emissões.
Com essas tecnologias, o 1.8 Econo.Flex desenvolve 108 cavalos com etanol e 106 cavalos com gasolina a 5.400 rpm. O torque é de 17,1 kgf.m com etanol e 16,4 kgf.m com gasolina, sempre nas 3.200 rpm. Vale ressaltar que 90% do torque está disponível entre 2.500 e 4.700 rpm, garantindo força e elasticidade e conferindo excelente dirigibilidade.
Duas opções de transmissão
A transmissão manual recebeu importantes melhorias para equipar o Cobalt. A primeira delas são os novos seletores de engate, que conferem menor esforço e maior precisão nas trocas de marcha. Ela conta também com sincronizadores triplos que permitem trocas mais esportivas e sem “arranhar” as marchas.
“Esta transmissão se adapta ao estilo de condução do motorista e conta com uma lógica de calibração que seleciona as marchas segundo a necessidade. Por exemplo, em uma descida, a transmissão reduz marchas para ajudar a segurar o carro, mesmo sem a intervenção do condutor. Em subidas, ela evita trocas desnecessárias de marcha, utilizando melhor a faixa de torque do motor”, afirma Paulo Riedel, diretor de Engenharia de Powertrain da GM América do Sul.
A transmissão ainda conta com o conversor de torque com tecnologia EC3, que traz menor consumo de combustível e trocas de marchas mais suaves, graças a uma embreagem hidráulica interna ao conversor que se acopla a cobertura frontal, evitando o escorregamento do conjunto e aumentando a eficiência da transmissão.
Itens de série para uma nova classe de consumidores
O Chevrolet Cobalt oferece mais do que isso: além dos motores 1.4 e 1.8 Econo.Flex, ele é maior e mais espaçoso que todos os seus concorrentes.
A versão LT vem muito bem equipada de fábrica. Tem ar-condicionado, direção hidráulica, desembaçador traseiro, e travas elétricas. Tem também airbag duplo frontal, grade dianteira cromada, coluna de direção com regulagem de altura, freios ABS com EBD, vidros elétricos nas portas dianteiras, alarme anti-furto, computador de bordo e luz de leitura para os passageiros do banco de trás.
Na versão LT, as rodas são mais simples no desenho, mas também de liga leve |
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