SOLUÇÕES FLEXÍVEIS
Por Fernando Calmon
Apesar do futuro mais remoto apontar a mobilidade elétrica
como a solução prevalente, a médio prazo, o uso combinado de motores elétricos
e de tradicionais a combustão interna otimizados para consumo de combustível até
30% menor terá espaço garantido.
Segundo o grupo alemão Schaeffler, em processo de fusão com a
Continental para formar o maior conglomerado mundial de fornecedores da
indústria automobilística, no mínimo 90% dos veículos produzidos em 2020
estarão equipados com motores a combustão interna.
No entanto, os estudos
também apontam que metade destes modelos receberão motores elétricos que vão
interagir de formas diferentes dentro dos conceitos de hibridização.
Entre os avanços que a empresa tem trabalhado, nos motores convencionais,
estão otimização da termodinâmica, minimização de perdas por bombeamento e
atrito, uso de dispositivos auxiliares controlados por demanda, gerenciamento
térmico direcionado, downsizing/downspeeding
(sobrealimentação para reduzir cilindrada e obter torque a rotações mais
baixas), além da função desligar-ligar o motor.
Um programa específico, em conjunto com a Porsche, levou a expressivos
10,1% de redução de consumo de gasolina em um Cayenne, trabalhando tanto no
motor V-8 como no veículo. Desse total, 5,8% de economia vieram do motor, 1,1%
nos rolamentos dos dois diferenciais e 3,2% nas barras estabilizadoras
hidráulicas das suspensões.
O conceito híbrido da companhia nasceu de um balcão de
ideias que não necessariamente será transposto na totalidade para um carro de
grande produção. Além do motor de combustão interna (MCI) e um motor elétrico
central, há outra solução que inclui dois motores elétricos acoplados aos cubos
de roda.
O MCI pode trabalhar em paralelo ou em série, neste caso para estender
a autonomia da bateria. O motor elétrico central e a caixa de câmbio
automatizada de duas embreagens, unidos por correia dentada, movem as rodas
dianteiras.
Quanto à tração totalmente elétrica, o veículo de testes é
uma perua Skoda Octavia Scout 4x4. Nele foi aplicado o conceito de diferenciais
elétricos ativos, nos eixos dianteiro e traseiro. Nestes diferenciais há
motores elétricos síncronos de magneto permanente, refrigerados a água, que
ajudam a aumentar a potência total disponível.
Trabalham com o conceito de
vetorização de torque, distribuindo-o entre as rodas do lado direito e esquerdo
de forma mais imediata e precisa, em qualquer tipo de superfície, de asfalto
molhado até terra enlameada. Há grande ganho em dirigibilidade, segurança e
conforto.
A combinação de todas essas pesquisas e aplicações práticas
levou a empresa a propor um carro-conceito que batizou de eSolutions. Na realidade, o objetivo é desenvolver para os
fabricantes de veículos soluções de chassi e trem de força, baseadas em
eletricidade, sem preocupação com forma da carroceria, estilo ou configuração
interna.
Trata-se de uma plataforma flexível que pode evoluir, qualquer que
seja o ritmo imposto pela realidade econômica de infraestrutura na implantação
da mobilidade futura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário