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quarta-feira, 19 de setembro de 2012
TECNOLOGIAS DA VOLVO GARANTEM MAIOR RENTABILIDADE ÀS EMPRESAS TRANSPORTADORAS
A história da Volvo está repleta de inovações e da introdução de tecnologias que proporcionaram maior produtividade na operação de transporte, mais segurança e conforto para o motorista e, consequentemente, maior rentabilidade ao transportador. “A Volvo sempre foi pioneira na utilização destas tecnologias”, diz Sérgio Gomes, diretor de estratégia de caminhões da Volvo Latin America.
Um grande exemplo é o Intercooler, um dispositivo inovador introduzido nos anos 80. Sua função era de resfriar o ar aquecido que sai do compressor ou do turbocompressor antes de entrar no motor. O objetivo é tornar o ar mais denso e conseguir mais combustível nos cilindros e, em consequência, aumentar o torque e a potência do motor.
“E mais torque e mais potência significaram maior velocidade média e maior produtividade”, observa Gomes, lembrando que o Intercooler foi um marco no aperfeiçoamento dos motores diesel.
Motor eletrônico
Outra grande inovação que fez história no transporte comercial foi o motor eletrônico no setor, no início dos anos 90. Antes, os motores eram aspirados, depois passaram a usar turbos, na sequência receberam o sistema Intercooler e, por fim, os caminhões ganharam os motores eletrônicos, que ainda equipam os veículos.
“Com a introdução do motor totalmente eletrônico, os caminhões passaram a ter um propulsor com um sistema de injeção muito mais preciso e eficiente que o a versão anterior”, diz Álvaro Menoncin, gerente de engenharia de vendas da Volvo do Brasil. Nesta geração, o motor ficou mais “inteligente”, adequando a injeção de diesel a uma variedade enorme de situações, proporcionando maior eficiência energética.
A injeção de combustível se adapta, por exemplo, ao tipo de topografia por onde o caminhão está trafegando, ajustando-se aos aclives e declives; à posição do pedal do acelerador; ao peso da carga e ao próprio tipo de motor, entre outras situações. “O resultado dessa inovação é o aumento das velocidades médias, menor consumo de combustível e diminuição de emissões de poluentes”, destaca o gerente.
Freio motor
O freio motor da Volvo é outro ponto de inflexão na evolução do caminhão como um moderno veículo de transporte. O VEB (Volvo Engine Brake) é um dispositivo auxiliar, formado por um mecanismo acoplado ao comando de válvulas do motor e que pode ser usado por tempo indeterminado.
O efeito de frenagem é gerado no motor, por meio de dispositivos de controle do ar que circula nos cilindros. A tecnologia VEB, patenteada pela Volvo Trucks, é baseada na interação entre o regulador de escape que rege o fluxo de gases de exaustão e os tempos de compressão e exaustão do motor, que regulam a pressão dentro dos cilindros. Com mais pressão nos cilindros, a força de frenagem é amplificada.
São muitos os benefícios do VEB para o transportador, a começar pela redução no custo operacional. Poupando o freio de serviço, o freio motor proporciona menor desgaste das lonas, pastilhas e tambores, contribui na economia de pneus e na menor utilização do compressor de ar e ainda garante uma frenagem mais uniforme e segura. “Freios potentes, eficientes e confiáveis são pré-condições para uma direção segura”, declara Bernardo Fedalto, diretor de caminhões da Volvo do Brasil.
“O VEB proporciona uma viagem mais segura e tranquila, auxiliando na diminuição do esforço do motorista”, diz o diretor. “A experiência mostra que um ambiente mais confortável e um motorista mais descansado resultam em mais produtividade”, completa o executivo. O VEB não agrega peso ao veículo, está integrado ao sistema eletrônico do caminhão, não possui itens adicionais e não provoca outros custos de manutenção.
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