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domingo, 23 de setembro de 2012

OUTRA ESTRELA DA AUDI NO SALÃO DE PARIS É O CONVERSÍVEL (OU DESCAPOTÁVEL, COMO LHE CHAMAM OS PORTUGUESES, RS 5.COMO OS PARENTES DA FAMÍLIA S, O RS5 É EXTREMAMENTE VELOZ, LEVANDO MENOS DE 5 SEGUNDOS PARA ATINGIR OS 100 KM/H. PARA BAIXAR OU SUBIR A CAPOTA SÃO NECESSÁRIOS MENOS DE 17 SEGUNDOS.



 Audi amplia família esportiva com modelo conversível que será apresentado no Salão do Automóvel de Paris, na próxima semana.
* Motor 4.2 FSI com 450 cv garante aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 4,9 segundos.

Dinamismo e alta performance a céu aberto. A Audi apresenta o novo RS 5 Cabriolet, veículo que será outra das estrelas da marca alemã no Salão Mundial do Automóvel de Paris, que acontecerá entre os dias 29 de setembro e 14 de outubro. 

O modelo de quatro lugares com capota de tecido surpreende pela combinação de elegância e performance e vem equipado com motor 4.2 FSI, 8 cilindros em V, com potência de 450 cv a 8.250 e torque máximo de 430 Nm entre 4.000 e 6.000 rpm. Com este propulsor, o veículo acelera de 0 a 100 km/h em apenas 4,9 segundos.


Design elegante
A silhueta fluida e as proporções equilibradas marcam o desenho do novo RS 5 Cabriolet, que recebeu, na dianteira, quadro com acabamento em alumínio fosco ao redor da grade singleframe hexagonal; e estruturas "favo de mel" e emblema brilhante RS 5 com acabamento em antracite. Os faróis xenon plus com faixa de luzes diurnas em LED e as grandes entradas de ar compõe o visual na parte da frente do modelo.

Na lateral, o RS 5 Cabriolet recebeu espelhos retrovisores com acabamento em alumínio; frisos das janelas, estrutura do para-brisa e cobertura do compartimento da capota são feitos em alumínio anodizado.

A capota em tecido leve é fabricada com material especial, que garante conforto acústico a bordo. Basta apertar uma tecla para abrir e fechar a cobertura em apenas 15 e 17 segundos, respectivamente, em velocidade até 50 km/h.


Quando aberta, a capota ocupa apenas 60 litros do porta-malas, que tem capacidade total de 380 litros. Os encostos dos assentos traseiros podem ser rebatidos separadamente, variando a capacidade do compartimento de acordo com as necessidades dos ocupantes. Uma série de reforços na carroceria entregam ao conversível uma elevada rigidez, enquanto os para-lamas dianteiros em alumínio compensam uma parte do peso adicional dos reforços.

Elegantes faixas luminosas em LED têm destaque no conjunto ótico traseiro, que opera sem nenhuma lâmpada incandescente convencional. Assim como as lanternas, o para-choque traseiro também foi redesenhado, com difusor que se prolonga na parte superior, além das duas saídas de escape elípticas. A tampa do porta-malas integra um discreto spoiler em carbono fosco, que pode ser pintado na cor da carroceria a pedido do cliente.


O novo Audi RS 5 Cabriolet, que tem coeficiente aerodinâmico de 0,34, mede 4.649 mm de comprimento, 1.860 mm de largura e 1.380 mm de altura, com entre-eixos de 2.751 mm. Oito cores estão disponíveis para a carroceira: uma sólida, quatro metalizadas e com efeito perolizado e três com efeito cristalizado. 

A capota está disponível em preto, cinza, vermelho e marrom. Como opcional, a Audi oferece pacote com acabamento em alumínio fosco para o compartimento do motor, feito com materiais plásticos reforçados com fibra de carbono (CFRP).

Interior sofisticado


Uma característica do Audi RS 5 é o volante de três raios, com base achatada, e recoberto em couro perfurado. Com controle intuitivo, o sistema de navegação MMI Plus (Multi Media Interface) requer apenas seis teclas para acessar os menus principais e uma tecla para controle do sistema Audi Drive Select. Os mais ousados podem usufruir do sistema de informação ao motorista com laptimer para cronometrar o tempo das voltas e indicador da temperatura do óleo.


Os bancos esportivos têm regulagem elétrica e dispõe de laterais altas, encostos de cabeça integrados e apoio lombar. São recobertos com uma combinação de couro e Alcantara - como opcional, o cliente pode escolher couro Napa Fina preto ou prata lunar. Todos os revestimentos possuem pigmentação que reduz o calor provocado pelos raios de sol. Há ainda a opção de assentos climatizados e ventilados.

O interior do Audi RS 5 Cabriolet é na cor preta, com revestimento interno da capota, opcionalmente, em prata estrela, além de detalhes decorativos em preto brilhante e carbono. A Audi também oferece outros acabamentos internos, em alumínio fosco ou aço inoxidável, além de logos RS inseridos nos bancos, nas molduras de porta, no volante, no tacômetro e na alavanca do câmbio S tronic 7 velocidades.

Motorização e transmissão


O modelo vem equipado com o propulsor 4.2 FSI, 8 cilindros em V, com injeção direta de combustível e 4.163 cm³, que produz potência de 450 cv a 8.250 e torque máximo de 430 Nm entre 4.000 e 6.000 rpm. 

 Com a parte superior pintada em vermelho e feito na planta da montadora na Hungria, o propulsor alcança uma potência específica de 108,1 cv por litro - cada cv move 4,267 kg do peso do veículo. Com flaps nas saídas de escape para variar a ronco carismático do motor, há ainda a possibilidade de um sistema de escape esportivo na cor preta.

O novo Audi RS 5 Cabriolet acelera de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos e tem máxima (limitada eletronicamente) de 250 km/h, podendo ser elevada, a pedido do cliente, para 280 km/h. O poderoso 8 cilindros em V tem consumo médio de 9,2 km/litro.


O câmbio S tronic 7 velocidades com dupla embreagem caracteriza-se por um alto grau de efetividade, graças às trocas de marcha rápidas e fluidas, no modo automático - o condutor também pode fazer as trocas manualmente, por meio de shift-paddles no volante ou da alavanca de câmbio. 

A tração integral permanente quattro é fundamental para a estabilidade do veículo. Seu principal elemento técnico, o diferencial central de coroa, é leve e compacto.

Em condições normais, distribui o torque entre o eixo dianteiro e traseiro na relação 40:60. Se necessário, porém, pode enviar até 70% da força para a parte dianteira ou 85% para o eixo traseiro. 

O sistema de vetorização de torque faz a gestão individual de cada roda, para evitar que uma delas patine, por exemplo, em uma curva mais acentuada , complementando o trabalho do diferencial central.

Opcionalmente, a Audi oferece o diferencial esportivo, que distribui o torque ativamente entre as rodas traseiras, complementando tração quattro e "empurrando", literalmente, o RS 5 Cabriolet para o interior da curva, em situações extremas.

Chassis
O chassis do veículo caracteriza-se por uma elevada complexidade técnica: muitos componentes da suspensão dianteira five-link e da suspensão traseira trapezoidal-link são feitos em alumínio.

A carroceria encontra-se 20 mm mais baixa que a do A5 Cabriolet; os rolamentos são mais rígidos e as barras estabilizadoras maiores e mais resistentes. De série, as rodas de alumínio têm 19 polegadas e pneus 265/35. Como opcional, rodas de 20 polegadas com pneus 275/30. 

O sistema de freio utiliza discos internamente ventilados e perfurados, leves e com diâmetro de 365 mm na dianteira. As pinças são pintadas de preto e na dianteira freiam com oito pistões cada. Se o cliente desejar, a Audi oferece discos dianteiros em cerâmica reforçada com fibra de carbono.

O sistema Audi Drive Select é de série no conversível e permite ao motorista escolher as características de diversos equipamentos, como câmbio S Tronic 7 velocidades, válvulas e sistema de escape, nos modos Comfort, Auto ou Dynmic. 


Caso o modelo venha equipado com sistema de navegação MMI, há ainda o modo Individual, personalizado pelo próprio motorista. Diferencial esportivo integrado, controle de cruzeiro adaptativo e direção dinâmica, que varia sua relação em função da velocidade, também podem ser integrados ao modelo.

Outro opcional no Audi Drive Select com suspensão esportiva é o DRC (Dynamic Ride Control), sistema mecânico que ajusta as características dos amortecedores em três níveis, oferecendo melhor dirigibilidade em curvas fechadas, por exemplo.

Equipamentos


O novo Audi RS 5 Cabriolet incorpora uma série de itens de conforto e conveniencia, como sensor de estacionamento (que pode vir com câmera na traseira), bancos dianteiros com aquecimento, cintos de segurança com sensor de afivelamento, defletor de vento e pacote de iluminação. 

 Em caso de risco de capotamento, placas de alumínio resistentes emergem por trás dos encostos de cabeça traseiros para proteção dos ocupantes. Outros equipamentos opcionais são faróis com ajuste de altura, luzes adaptativas e ar-condicionado automático com três zonas.

A segurança ganha destaque no modelo, com equipamentos como o controle de cruzeiro adaptativo, que mantém a distância desejada do veículo da frente e até auxilia na frenagem - se a velocidade não superar os 30 km/h, é capaz de iniciar uma frenagem completa em caso de emergência. 

Outros sistemas são o Audi Side Assist, que monitora o espaço atrás do carro e auxilia na troca segura de faixas; e o Audi Active Lane Assist, que facilita manter o veículo em sua faixa.

Em termos de informação e multimídia, são oferecidos os sistemas de navegação MMI Plus, leitor de DVD com tela colorida de sete polegadas, conexão com telefone e internet, via WLAN hotspot integrado - que permite aos ocupantes navegarem livremente pela rede com seus gadgets móveis. Outras opções são seviços online personalizados do Audi Connect, que incluem informações de tráfico online a navegação com imagens do Google Earth e Street View.


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