Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

terça-feira, 18 de setembro de 2012

FIAT S.P.A. É INCLUÍDA NOS ÍNDICES MUNDIAL E EUROPEU DE SUSTENTABILIDADE DA DOW JONES PELO QUARTO ANO CONSECUTIVO

Pelo quarto ano consecutivo, a Fiat S.p.A. foi incluída nos índices de Sustentabilidade Mundial e Europeu da Dow Jones (DJSI), recebendo uma nota de 91/100, em comparação com uma média geral de 74/100 para empresas do setor automotivo avaliadas pela SAM, empresa especialista em investimento sustentável.

A inclusão nos prestigiosos índices de equidade DJSI Mundial e DJSI Europeu é limitada a empresas consideradas de primeira classe, em termos de seu desempenho econômico, assim como ambiental e social. 


As outras empresas do setor automotivo admitidas ao DJSI Mundial para 2012/2013 foram a BMW e a Volkswagen. Para o DJSI Europeu, somente a Fiat e a BMW foram admitidas.

O CEO da Fiat, Sergio Marchionne, comentou: “Uma cultura de responsabilidade é integral para o modelo de negócios do Grupo Fiat, porque acreditamos que o verdadeiro valor de uma organização multinacional como a nossa também é determinado por seu nível de consciência ambiental, respeito pelas pessoas, conduta justa e transparente em relacionamentos comerciais e contribuição positiva para as comunidades locais”,

O Grupo atingiu a nota máxima em quase todas as áreas analisadas na dimensão ambiental (mudanças climáticas e estratégia de redução de emissões; políticas e gerenciamento estratégicos; gestão responsável de produtos) e, na dimensão social, nas áreas de desenvolvimento e gerenciamento de capital humano; saúde e segurança do trabalho; engajamento dos stakeholders; e cidadania corporativa e filantropia. 


O reconhecimento máximo também foi dado para o gerenciamento da marca, o processo de inovação e o gerenciamento da cadeia de fornecimento.

Esses resultados demonstram como a integração entre a Fiat e a Chrysler permitiu um foco ainda maior na sustentabilidade, alavancando as respectivas forças de cada parceira e compartilhando as melhores práticas.

Em 2011, o Grupo alcançou uma série de resultados significativos. Na frente ambiental, pelo quinto ano consecutivo, a Fiat foi reconhecida por seus carros terem os mais baixos níveis médios de emissões de CO2 dentre as marcas mais vendidas na Europa.

A Fiat Powertrain e o Grupo Chrysler continuaram o desenvolvimento de tecnologias para melhorar a eficiência e o desempenho do combustível, ao mesmo tempo em que diminuem o impacto ambiental dos motores dos veículos. 


O reconhecimento desse compromisso incluiu a nomeação do TwinAir de duas cilindradas como o Motor Internacional do Ano de 2011 por um painel internacional de 76 jornalistas e a nomeação do Pentastar V-6 de alta eficiência pela Ward’s Automotive como um dos 10 Melhores Motores para 2010 e 2011.

A Magneti Marelli continuou a fazer uma contribuição importante através do desenvolvimento de sistemas e componentes automotivos que otimizam a demanda de energia do veículo e melhoram o gerenciamento de tráfego.

Ademais, o Centro Ricerche Fiat continuou a apoiar as atividades do Grupo em seu papel de principal centro para o desenvolvimento de projetos estratégicos e plataformas de pesquisa internacional. 


De modo semelhante, a Zona de Teste de Chelsea, a Zona de Teste do Arizona e o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Automotivos, que conduzem atividades de teste e desenvolvimento de veículos para o Grupo Chrysler, continuaram o desenvolvimento de soluções inovadoras para apoiar a mobilidade sustentável.

Avanços significativos também foram feitos para a redução do impacto ambiental dos processos de produção. Em comparação com 2010, as plantas de montagem e estampagem do Grupo Automotivo Fiat e do Grupo Chrysler alcançaram uma redução de 10% nas emissões de CO2 e uma redução de 18,5% no consumo de água por veículo produzido.

A saúde e segurança dos funcionários também permaneceram sendo uma prioridade estratégica principal, com diversos projetos e iniciativas de investimento destinadas para a prevenção de acidentes, segurança e promoção da saúde e do bem estar dos funcionários. 


O Grupo Fiat também manteve seu compromisso com a promoção de práticas sociais e ambientais responsáveis por parte de seus fornecedores. Ademais, o compromisso do Grupo com as comunidades locais é evidenciado pelos €36,5 milhões em iniciativas e projetos para apoiar seu desenvolvimento econômico, social e cultural.

A Fiat S.p.A. é membro de diversos outros índices líderes, incluindo: ASPI Eurozone, STOXX Global ESG Leaders, STOXX Global ESG Environmental Leaders, STOXX Global ESG Social Leaders, STOXX Global ESG Governance Leaders, ECPI Ethical Euro, ECPI Ethical EMU, FTSE ECPI Italia SRI Benchmark, FTSE ECPI Italia SRI Leaders, Ethibel Excellence Europe e Ethibel Excellence Euro.

Esses resultados demonstram que mesmo na presença de condições econômicas desfavoráveis globalmente, uma abordagem à sustentabilidade baseada em melhorias contínuas permaneceu uma questão central para as atividades do Grupo.

Para informações adicionais, acesse:
www.fiatspa.com/en-US/sustainability/Pages/Homepage.aspx

Critérios de Seleção
A qualificação para o DJSI baseia-se em uma gama de critérios de seleção em três dimensões distintas (econômica, ambiental e social), nas quais o conceito de sustentabilidade é baseado. Análise da dimensão econômica examina governança corporativa, gerenciamento de risco, código de conduta, gerenciamento da marca, gerenciamento da cadeia de fornecimento e processo de inovação. 


Para a dimensão ambiental, a análise cobre relatórios, políticas e gerenciamento ambientais, gestão responsável de produtos, estratégia para mudanças climáticas e redução de emissões, assim como ecoeficiência operacional. 

Para a dimensão social, os fatores considerados incluem relatórios sociais, desenvolvimento e gerenciamento do capital humano, direitos humanos, cidadania corporativa e filantropia, saúde e segurança ocupacionais e engajamento de stakeholders.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.