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quinta-feira, 6 de setembro de 2012

PROPRIETÁRIOS DE MODELOS LAND ROVER LEVAM A MARCA ÀS BARRAS DA JUSTIÇA PARA GARANTIR SEUS DIREITOS. TEM ALGUNS COM SEUS CARROS PARADOS HÁ MAIS DE UM ANO



A coisa não anda bem para o lado da Land Rover, no Brasil e particularmente, no Rio de Janeiro. A tradicional marca de carros ingleses, conhecida por seus jeeps que já teve até a rainha Elizabeth II como garota propaganda, está às voltas com as ações que diversos proprietários de Land Rovers impetraram na Justiça reclamando de longas demoras para reparar avarias.

O assunto foi alvo de matéria da revista Veja Rio, desta semana, intitulada “Carroças de luxo. Lindos e caros, jipes da Land Rover pifam na rua e irritam seus proprietários”. O problema é que os donos desses carros que custaram em torno de R$ 200 mil, tiveram de encostar seus carros vários meses devido à ineficiência da marca para repará-los.

Um exemplo, apontado na matéria da Veja Rio, é o de Carlos Vaisman, um consultor de empresas do Rio de Janeiro, que há 21 meses tem o carro modelo HSE parado na garagem, porque “quando acende uma luz amarela no painel o acelerador não funciona mais” e pelos vistos não há santo que lhe dê jeito.

A Land Rover que pertencia à Ford, foi vendida ao conglomerado industrial Tata, da Índia. A marca que já convocou proprietários de seus modelos para 23 recalls, desde fevereiro de 2002, voltou a fazê-lo, no dia 2 de agosto deste ano, chamando os donos do jipe Defender ano/modelo 2011, fabricados de fevereiro de 2010 a janeiro de 2012, para comparecerem às concessionárias para troca do suporte de fixação dos cintos de segurança, em razão da possibilidade de ocorrer desgaste prematuro desta peça, levando à perda da eficiência dos cintos, podendo aumentar o risco de lesões ou morte em caso de acidente.

Hoje, além da ação de Carlos Vaisman, correm na justiça do Rio de Janeiro outros quatro processos contra a Lan Rover, pelo mesmo motivo: demora no conserto, mas por outras avarias, como defeito no GPS.

É um a pena que os consumidores tenham de recorrer à Justiça para conseguir resolver questões que deveriam ter soluções imediatas, ainda mais se tratando de carros de luxo, caríssimos e de uma marca de tradição no mercado mundial, o que parece não ser grande preocupação dos proprietários indianos.

Os donos da Land Rover precisam entender que o direito de seus clientes é sagrado. Afinal, com todos esses problemas e, estes são os de conhecimento público, o sonho de possuir um Land Rover se esvai num emaranhado de aborrecimentos.

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