A coisa não anda bem para o lado da Land Rover, no Brasil
e particularmente, no Rio de Janeiro. A tradicional marca de carros ingleses,
conhecida por seus jeeps que já teve até a rainha Elizabeth II como garota
propaganda, está às voltas com as ações que diversos proprietários de Land
Rovers impetraram na Justiça reclamando de longas demoras para reparar avarias.
O assunto foi alvo de matéria da revista Veja Rio, desta
semana, intitulada “Carroças de luxo. Lindos e caros, jipes da Land Rover pifam
na rua e irritam seus proprietários”. O problema é que os donos desses carros
que custaram em torno de R$ 200 mil, tiveram de encostar seus carros vários
meses devido à ineficiência da marca para repará-los.
Um exemplo, apontado na matéria da Veja Rio, é o de Carlos
Vaisman, um consultor de empresas do Rio de Janeiro, que há 21 meses tem o
carro modelo HSE parado na garagem, porque “quando acende uma luz amarela no
painel o acelerador não funciona mais” e pelos vistos não há santo que lhe dê jeito.
A Land Rover que pertencia à Ford, foi vendida ao
conglomerado industrial Tata, da Índia. A marca que já convocou
proprietários de seus modelos para 23 recalls, desde fevereiro de 2002, voltou
a fazê-lo, no dia 2 de agosto deste ano, chamando os donos do jipe Defender ano/modelo
2011, fabricados de fevereiro de 2010 a janeiro de 2012, para
comparecerem às concessionárias para troca do suporte de
fixação dos cintos de segurança, em razão da possibilidade de ocorrer
desgaste prematuro desta peça, levando à perda da eficiência dos cintos,
podendo aumentar o risco de lesões ou morte em caso de acidente.
Hoje, além da ação de Carlos Vaisman, correm na justiça
do Rio de Janeiro outros quatro processos contra a Lan Rover, pelo mesmo motivo:
demora no conserto, mas por outras avarias, como defeito no GPS.
É um a pena que os consumidores tenham de recorrer à Justiça
para conseguir resolver questões que deveriam ter soluções imediatas, ainda
mais se tratando de carros de luxo, caríssimos e de uma marca de tradição no mercado mundial, o que parece não ser grande preocupação dos proprietários indianos.
Os donos da Land Rover precisam entender que o direito de
seus clientes é sagrado. Afinal, com todos esses problemas e, estes são os de
conhecimento público, o sonho de possuir um Land Rover se esvai num emaranhado
de aborrecimentos.
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